Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela preta no meio do jogo ou ao estressar a Radeon RX 570


Posts recomendados

Olá! 

 

Tenho uma RX 570 de 4gb XFX, e esses dias estava jogando overcooked 1, no meu PC (que é um jogo leve), e em uma determinada fase de gelo, o computador ficou com a tela preta no meio da fase e as ventoinhas da placa de vídeo começaram a atuar em 100%, fazendo barulho. A música do jogo continuou, mas o jogo havia parado, pois nenhum outro som era emitido, somente a música. Depois de um tempo na tela preta, a música para e as ventoinhas param de girar com 100% da capacidade, e a tela continua preta com o PC ligado, me restando desligar o PC forçadamente. Ao liga-lo novamente, o driver de vídeo é corrompido, sendo necessário reinstalá-lo. (Curioso é que se eu desligo o PC a força antes da música do jogo e as ventoinhas pararem, o driver de vídeo não é corrompido, porém se eu deixo pra desligar só depois, o driver sempre é corrompido).

 

Após esse acontecimento, fiz o teste de stress na GPU, e o pc não demora 2 minutos e acontece o mesmo problema da tela ficar preta. Testei também no jogo do Spiderman Remastered, que é um jogo aparentemente bem mais pesado, e por incrível que pareça, ao ficar no modo livre do jogo por uns 20 minutos, o problema não acontece.

 

Comparando o consumo da placa de vídeo (temperatura, clock e % de uso) entre o overcooked e spiderman, eles são quase a mesma coisa. Minha placa de vídeo fica a no máximo 80 graus.

 

De início suspeitei que pudesse ser temperatura, mas nos 2 jogos a temperatura menos de 80 graus já é o suficiente para a tela ficar preta, e aparentemente só no overcooked e no teste de stress esse problema acontece, além de que, eu usava essa placa de vídeo até pouco tempo atrás batendo 87 graus em 100% sem apresentar nenhum problema. Outros dados como clock da GPU e % de uso são os mesmos em ambos os jogos também.

 

Tentei fazer undervolt, e coloquei o clock máximo (1250mhz aproximadamente) em 1000mV. Não funcionou.

 

Reinstalei o driver de vídeo com o DDU, colocando versão antiga e a mais atual também, o problema persiste.

 

O que pode ser? Tenho essa placa de vídeo desde 2019! Será que ela está chegando no fim da vida útil? Ainda mais devido a muito tempo jogando com temperaturas altas?

 

A configuração completa do meu PC é a seguinte:

 

i5 9400F

RX 570 XFX 4GB

16GB DDR4 uma de 2133 MHz e outra de 2666 MHz 

placa-mãe ASRock H310CM-HG4

Fonte Gamemax GM500

 

Tenho uma GT 730 guardada aqui, e amanhã devo tentar colocar ela no meu PC para ver se o problema acontece com ela também. 

 

Pelo fato dela apresentar esse problema com menos de 80 graus, acho menos provável que seja temperatura e uma troca de pasta térmica adiante algo.

 

Suspeito que o problema seja ou na fonte, ou na placa de vídeo (creio q tenha mais chances de ser este), O que acham?  

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Eu iria reclamar da fonte, mas aí ia começar a 3º guerra mundial aqui

A linha GM da Gamemax é ruim mesmo, ainda mais se for as primeiras versões da linha, de acordo com o(a) @KairanD neste tópico: 


Que eu saiba, a melhor linha da Gamemax desde a ultima vez que acompanhei a teclab, é a linha GX, juntamente da linha GX PRO.

 

 

8 horas atrás, MaTTe_ disse:

O que pode ser? Tenho essa placa de vídeo desde 2019!

Sua placa de vídeo foi adquirida nacionalmente, internacionalmente ou do mercado de usados? Se for internacionalmente ou usados (levando em conta que muita gente importa placas de vídeo da China para vender aqui), ela até que durou muitos anos, geralmente quando adquire-se placas de vídeo internacionais, elas não tem uma vida tão longa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também supeitei da fonte, mas como o undervolt não mudou nada, reduziu minha suspeita.

 

você tem pouca vram, você usa SSD? se sim, apague a memória de paginação, reinicie e coloque a memória de paginação como 2x o tamanho da sua ram (desative a função automatica), na BIOS separe 2gb da sua ram para a vram. Vai perder desempenho, mas pode ajudar com a sobrecarga.

 

ps:

Já tem 2 semanas que eu estou vendo gente com problema/querendo vender um setup com i5 9400f

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Tela preta no meio do jogo ou ao estressar a Radeon RX 570

Estou com o mesmo problema e tambem é no jogo overcooked só que no 2, inicio o jogo e minha placa de vídeo vai para 100 graus em questão de 2 minutos, até que meu pc desliga, acredito que seja a fonte que desarme para proteger o pc.

minha config
R5 5500
32gb ram asgard
Rx7600 triple fan gigabyte
fonte pcyes 500w 80 plus bronze

Só acontece isso no overcooked.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!