Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo para R5 5600: RTX 3060 12GB ou RTX 4060 8GB?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Olá, queria tirar uma dúvida sobre essas duas GPUs que eu coloquei no titulo desse tópico, e saber qual das duas se sairia melhor com um Ryzen 5 5600, a RTX3060 está custando 1599,99R$ (RTX3060) e a RTX4060 esta custando 1799,99R$ (RTX4060), podem me ajudar?

• KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para R5 5600: RTX 3060 12GB ou RTX 4060 8GB?
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Katorzzu O custo-benefício das duas é questionável, já que você encontra bons modelos de Radeon RX 7600 por menos de R$ 1.600,00 (https://www.kabum.com.br/produto/514535/placa-de-Vídeo-rx7600-ASUS-dual-radeon-8gb-gddr6-90yv0ih2-m0na00), mas a RTX 4060 é um pouco mais rápida que a RTX 3060:

image.png

Contudo, não sou muito fã de placas de vídeo com 8GB (ao menos pensando em longevidade). E a RTX 4060 básica da Galax, de uma ventoinha, eu evitaria.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
11 horas atrás, Katorzzu disse:

mas então ja que voce descarta a rtx4060, qual das duas eu pego? A RTX 3060 ou a RX7600?

Amigo, indico que compre a RTX 4060 mesmo, é uma ótima placa de vídeo, tem um preço justo para o que entrega e é mais fácil na hora da revenda de "se livrar dela".

Mas concordo sim com o colega @KairanD, em termos de custo-benefício a RX 7600 sai na frente no momento, porém, como a diferença de preço não é astronômica, prefiro Nvidia e portanto a 4060.

Em resumo, vai estar bem servido com a RTX 4060 e também com a RX 7600!

• Coordenador
Postado

@Katorzzu A RTX 4060 eu descarto porque não vejo bom custo-benefício. Ela e a RX 7600 estão no mesmo patamar de desempenho (repare que o gráfico que enviei usou uma RTX 4060 com overclock).

Mas a questão que me chamou a atenção foi o modelo específico de RTX 4060 que você mencionou. Essa placa single fan da Galax é voltada a baixo custo extremo. Tudo nela é o básico do básico. Por mais que a RTX 4060 tenha baixo consumo, o TecLab testou essa placa em uma bancada de testes totalmente aberta, em uma sala com ar condicionado, e a GPU já atingiu 75°C logo no início. Dentro de um gabinete fechado no meio do verão brasileiro, bem... Não seria necessariamente um problema, mas eu não pegaria. Não me agrada pegar uma placa que é totalmente voltada ao corte de custos.

Entre pegar um bom modelo de RX 7600 ou pegar o pior modelo de RTX 4060 por R$ 200,00 a mais, eu descartaria a RTX sem pensar duas vezes. Se os preços fossem diferentes, o cenário poderia ser outro. A RX 7600 teve uma queda recente nos preços, tornando-a bem vantajosa.

Quanto aos recursos, a RTX 4060 tem o DLSS3 e a RX 7600 tem o FSR3 (que a placa da NVidia também pode usar). O DLSS3 tende a produzir qualidade gráfica ligeiramente superior quando habilitado em 1080p, embora o resultado de upscaling para 1080p não seja boa coisa de qualquer forma. Contudo, poder usar os dois não deixa de ser um bônus.

A placa da AMD tecnicamente teria a vantagem do gerador de quadros a nível de driver, que independe da implementação pelos desenvolvedores dos jogos, mas os resultados variam caso a caso e podem ser questionáveis.

Quanto a Ray Tracing, a RTX 4060 é claramente mais rápida que a RX 7600. A questão é que ambas serão muito ruins nesse aspecto. Não se usa Ray Tracing em placas dessa faixa de preço, porque isso implicaria em reduzir a qualidade gráfica ou usar upscaling para compensar a enorme perda de desempenho, o que não faz sentido.

Placas da Nvidia tendem a ser mais fáceis de revender, conforme mencionado pelo amigo @guilherme_dr. Contudo, o fato de ser o modelo mais básico também poderia pesar contra (tanto em termos de achar comprador quanto conseguir colocar preço).

Quanto à RTX 3060 12GB, ela tende a envelhecer melhor que as outras duas por conta da VRAM extra. Contudo, a GPU em si é mais fraca.

Outro fator muito importante na hora da compra é a garantia. E tanto Galax quanto ASUS são iguais nesse aspecto (3 anos). É bom sempre priorizar as marcas que dão 3 ou 4 anos.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Acabou a promoção da RX 7600 da ASUS. Agora tem esta Gigabyte, mas está R$ 100,00 mais cara (total R$ 1.699,00). A Gigabyte também dá três anos de garantia (quatro, se registrar dentro de 30 dias após a compra, eu acho).

Sobre a RTX 4060, entrou em promoção o modelo Ventus da MSI, custando R$ 1.799,00. Também são três anos de garantia e é bem melhor construída que a Galax que havia sido citada.

Nessa situação, as duas são boas opções de compra. Eu ainda pegaria a AMD, mas ambas fazem sentido.

Para acompanhar os preços com mais facilidade: https://www.placasdevideo.app.br/

Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

Acabou a promoção da RX 7600 da ASUS. Agora tem esta Gigabyte, mas está R$ 100,00 mais cara (total R$ 1.699,00). A Gigabyte também dá três anos de garantia (quatro, se registrar dentro de 30 dias após a compra, eu acho).

Sobre a RTX 4060, entrou em promoção o modelo Ventus da MSI, custando R$ 1.799,00. Também são três anos de garantia e é bem melhor construída que a Galax que havia sido citada.

Nessa situação, as duas são boas opções de compra. Eu ainda pegaria a AMD, mas ambas fazem sentido.

Para acompanhar os preços com mais facilidade: https://www.placasdevideo.app.br/

Acho que vou pegar uma RX6700XT da Biostar, que sempre entra em promoção na Terabyte, ficando pelo preço de 1700-1500R$, ou então essa RTX4060 da MSI 

Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

,

Onde posso ver a garantia dos fabricantes? Nos anúncios das lojas só falam de 12 meses mas e a da fabricante? Queria saber da ASRock rx 6600.

• Coordenador
Postado
39 minutos atrás, Katorzzu disse:

Acho que vou pegar uma RX6700XT da Biostar, que sempre entra em promoção na Terabyte, ficando pelo preço de 1700-1500R$, ou então essa RTX4060 da MSI 

A RX 6700 XT é claramente superior às placas citadas, mas não confio muito na Biostar... Acho interessante pesquisar bem sobre ela.

29 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Onde posso ver a garantia dos fabricantes? Nos anúncios das lojas só falam de 12 meses mas e a da fabricante? Queria saber da ASRock rx 6600.

Neste site há um compilado: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/

Vale lembrar que não existe "garantia da loja" e "garantia do fabricante". Garantia é garantia e prevalece o maior valor. Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

Citação

"Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor [...]"

"Fornecedor" é todo indivíduo ou empresa envolvido na cadeia de mercado, da fabricação à venda.

É normal vendedores dizerem, no Brasil, que a garantia é menor que a estipulada pelo fabricante. Mesmo as grandes varejistas fazem isso. Trata-se da típica tentativa do "se colar, colou", já que poucas pessoas conhecem a Lei. Isso é crime! O vendedor é obrigado a te atender, cumprindo a garantia estipulada pelo fabricante, já que ele é solidariamente responsável pelo produto vendido.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

6 minutos atrás, KairanD disse:

A RX 6700 XT é claramente superior às placas citadas, mas não confio muito na Biostar... Acho interessante pesquisar bem sobre ela.

Neste site há um compilado: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/

Vale lembrar que não existe "garantia da loja" e "garantia do fabricante". Garantia é garantia e prevalece o maior valor. Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

"Fornecedor" é todo indivíduo ou empresa envolvido na cadeia de mercado, da fabricação à venda.

É normal vendedores dizerem, no Brasil, que a garantia é menor que a estipulada pelo fabricante. Mesmo as grandes varejistas fazem isso. Trata-se da típica tentativa do "se colar, colou", já que poucas pessoas conhecem a Lei. Isso é crime! O vendedor é obrigado a te atender, cumprindo a garantia estipulada pelo fabricante, já que ele é solidariamente responsável pelo produto vendido.

Vish cara...Acabei de descobrir que a RX6700XT da Biostar é usada/recondicionada xD, vou de RTX4060 mesmo 👍🏼

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Katorzzu É por isso que é barata, rs. Tudo tem uma explicação, e o histórico da Biostar nunca foi bom...

Por mais que eu tenha preferência pela AMD, você vai estar bem servido optando por qualquer placa, seja a RX 7600 da Gigabyte ou a RTX 4060 da MSI. Contudo, se ainda for demorar para comprar, vale a pena ficar olhando os preços naquele site comparador que enviei para pegar alguma placa em oferta. Os preços mudam direto.

Tem a RX 6750 XT da XFX que tem entrado em promoção frequentemente na Kabum por R$ 2.150,00. Ela esmaga as outras que foram citadas neste tópico. Contudo, neste momento ela não está em promoção.

Postado

Sim, meu irmão usa uma H310M da Biostar no PC dele faz 5 anos, o mlk é mt sortudo mesmo..kkkk, bom, n sei se vai ser mt necessário uma GPU com um desempenho superior á uma RTX4060 no momento, porque eu particularmente não quero pensar em upgrade por um bom tempo quando eu montar meu pc...Aliás, a RX7600 tem muita diferença da RTX4060 em questão de desempenho?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Katorzzu A RTX 4060 e a RX 7600 estão mais ou menos no mesmo patamar (vide o gráfico que enviei acima, observando apenas que o modelo de RTX 4060 testado tinha overclock de fábrica), "trocando socos" uma com a outra a depender do jogo. São boas placas de entrada.

A RTX 4060 consome menos energia (é mais eficiente), é consideravelmente mais rápida em Ray Tracing (apesar de, em placas desse nível, ser algo controverso e que provavelmente você não vai usar) e tem acesso ao DLSS3 com frame generation. A RX 7600, por sua vez, tem o preço geralmente mais baixo e oferece o AFMF (frame generation a nível de driver, funcionando em qualquer jogo), além do FSR3 com frame generation (que a placa da Nvidia também pode usar).

São boas placas pelos valores atuais.

Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

Nossa muito obrigado pelas info, de acordo com o site que você mandou infelizmente a garantia da ASRock é de 12 meses apenas e provavelmente no anúncio da Kabum aqueles 12 meses deve ser tanto da loja e da fabricante, e nem tem rma aqui no BR, vou procurar outras que forneçam uma boa garantia e aqui no Brasil. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Katorzzu Não! Em qual site você viu isso?

Nunca use sites como GPU Boss e similares para comparar componentes! Os dados que mostram não são confiáveis e não fazem sentido. Veja o gráfico que enviei acima.

Fontes de confiança são sites como Tom's Hardware, TechPowerUp, AnandTech, Clube do Hardware, Adrenaline, etc. Além de canais no YouTube como Hardware Unboxed, Gamer's Nexus, etc.

A RTX 3060 tem o benefício da VRAM, que pode fazê-la envelhecer melhor, mas a GPU é mais lenta que a RTX 4060 e a RX 7600. Aqui está um compilado do Hardware Unboxed:

image.png

@C.R.E.A.M. Eu cheguei a cogitar comprar uma placa da ASRock e um dos motivos principais para desistir foi justamente a garantia extremamente curta. 😉

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, KairanD disse:

@Katorzzu Não! Em qual site você viu isso?

Nunca use sites como GPU Boss e similares para comparar componentes! Os dados que mostram não são confiáveis e não fazem sentido. Veja o gráfico que enviei acima.

Fontes de confiança são sites como Tom's Hardware, TechPowerUp, AnandTech, Clube do Hardware, Adrenaline, etc. Além de canais no YouTube como Hardware Unboxed, Gamer's Nexus, etc.

A RTX 3060 tem o benefício da VRAM, que pode fazê-la envelhecer melhor, mas a GPU é mais lenta que a RTX 4060 e a RX 7600. Aqui está um compilado do Hardware Unboxed:

image.png

@C.R.E.A.M. Eu cheguei a cogitar comprar uma placa da ASRock e um dos motivos principais para desistir foi justamente a garantia extremamente curta. 😉

Entendi, vi tb q a diferença da RX7600 e da RTX4060 é muito pequena, será que vale mais a pena pegar a 7600, e economizar consideraveis 100 reais?

• Coordenador
Postado

@Katorzzu Sim, o desempenho é o mesmo. Elas ficam dentro da margem de erro nos testes. Mais uma referência (TechPowerUp):

image.png

Você tem que colocar os benefícios de ambas - especialmente da RTX 4060, que tem mais diferenciais - na balança para ver se importam para você. 😉

Postado

Sim, estava pensando em usar a RTX 4060 justamente pelas tecnologias, mas eu to sendo altamente tentado pelo custo beneficio e pelo desempenho bruto da RX7600...

Postado
34 minutos atrás, KairanD disse:

image.png

Desculpe me alongar nesse tópico mas você conhece algum site que mostra o histórico de preços das placa de Vídeo? Queria ficar monitorando e saber qual foi o menor e maior preço de uma placa nas lojas. 

• Coordenador
Postado

@Katorzzu Como as duas placas são equiparáveis e estão com preços próximos, a escolha vai depender principalmente de opinião agora. Não existe escolha "certa" ou "errada".

Pessoalmente, o único diferencial da RTX 4060 que realmente me atrai é o DLSS3, que é realmente bacana. Mas, por outro lado, o AFMF da AMD também poderia pesar (ainda é algo muito recente).

O que me faz preferir a AMD, contudo, é principalmente o suporte de drivers. Pois é... O ponto que muitas pessoas costumam colocar a favor da Nvidia. A AMD e a Nvidia trabalham, historicamente, de forma muito diferente nesse aspecto. Os drivers da AMD têm o apoio do contexto de código aberto do Linux, e muitas melhorias são portadas para o Windows. Os da Nvidia, por sua vez, são desenvolvidos de forma proprietária.

O resultado disso é que as placas da AMD tendem a envelhecer melhor, pois existe um grande número de desenvolvedores voluntários que continuam trabalhando nos drivers indefinidamente. Observe, por exemplo, como placas das séries Radeon 200 e 300 ainda são, de certa forma, utilizáveis, enquanto as Kepler (GTX 600 e GTX 700) já estão praticamente abandonadas. Ou então veja como a RX 580 8GB e a GTX 1060 6GB, antigas concorrentes, estão agora: a Radeon foi mais longe e abriu distância com relação à concorrente ao longo do tempo.

Outro aspecto é o overhead nos drivers da Nvidia. Eles puxam mais do processador. Isso só impacta realmente em casos bastante CPU bound, mas é uma limitação: https://www.youtube.com/watch?v=JLEIJhunaW8

Tive muitas dores de cabeça com drivers da Nvidia, enquanto os da AMD se mostraram estáveis. Contudo, essa é a minha experiência pessoal, e não necessariamente é o padrão. Inclusive, você  encontrará relatos de outras pessoas em sentido inverso: problemas com drivers da AMD, mas não com drivers da Nvidia.

Enfim, essa escolha é muito pessoal. Converse com mais pessoas, pesquise testes e veja o que você conclui. 😉

@C.R.E.A.M. Seus comentários foram dentro do contexto do tópico, não há problema, rs. Mas, não, não conheço um site que armazene dados de histórico de preços por longos períodos. O Zoom faz isso, mas não consegue juntar todos os diferentes fabricantes e lojas como uma coisa só.

• Obrigado 1
Postado

Qual das duas é melhor? Uma RTX2060S ou uma RX7600? Achei a RTX2060S por 1599,99R$ na Pichau, e a RX7600 por 1699,99R$, qual a melhor?

Postado

Essa 2060 com certeza é recondicionada e extremamente básica, eu diria que não vale nem 1k reais no contexto moderno, 7600 com certeza é a melhor opção. Aliás, há modelo da 7600 por 1600 se não me engano, acho que seria mais oportuno no seu caso!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!