Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando sozinho com erro no Intel Managemente Engine


Ir à solução Resolvido por Weards,

Posts recomendados

Olá. Eu tenho um computador com placa-mãe ASUS Z77-A e Intel Core i5 3330. O sistema não reconhece o vídeo integrado, dá boot só com placa de vídeo, executa o sistema mas em exatos 30 minutos depois do boot ele desliga. Depois de muita investigação, descobri que isso era um problema do Intel ME (Management Engine). Fui até a BIOS, e lá o ME Version está listada como N/A, e o programa de detecção de ME da Intel lista como não ter nenhum driver instalado e estar possivelmente vulnerável. Eu baixei a ferramenta de atualização de ME mas ele diz "Essa plataforma é incompatível". Eu também atualizei o BIOS torcendo para que o ME consertado estivesse nele mas em qualquer versão para essa placa-mãe o ME continua listado como N/A.

 

O único jeito de resolver os desligamentos é consertando o Intel ME mas eu não faço a menor ideia de como fazer isso. Alguém poderia ajudar, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você tem acesso a outro computador? Poderia colocar seu HD/SSD nele e tentar:

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/problema-com-o-driver-intelr-management-engine/f1516d2a-a83b-44f4-99d7-18d4d58a3ff3

 

Outra forma é desmontar e remontar o processador e ver se não tem alguma sujeira ou pino torno.

Também este tópico no site da Intel:

https://community.intel.com/t5/Processors/Intel-Management-Engine-Error/td-p/1496639

 

Infelizmente esse erro é novo para mim, então não tenho muito conhecimento sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Computador desligando sozinho com erro no Intel Managemente Engine
2 minutos atrás, Pedroou disse:

 

É um problema completamente diferente desse, infelizmente. No meu, o Intel Management Engine é completamente ausente. Qualquer software utilizado no sistema para tentar corrigir isso não detecta driver, não consegue instalar ou não consegue fazer conexão com o Intel ME.

 

41 minutos atrás, Pedroou disse:

Outra forma é desmontar e remontar o processador e ver se não tem alguma sujeira ou pino torno.

Também este tópico no site da Intel:

https://community.intel.com/t5/Processors/Intel-Management-Engine-Error/td-p/1496639

 

Eu tenho dois i5 3330 aqui, testei com os dois, o computador ligou mas os sintomas seguem sendo os mesmos, e eu não faço nem ideia de como instalar esse Intel ME em um computador que não o tem. A não ser que uma substituição de PCH seja necessária (que é onde o Intel ME está instalado), mas para um computador velho desse pagar 500 reais para substituir um PCH não vale a pena.

 

42 minutos atrás, Pedroou disse:

Infelizmente esse erro é novo para mim, então não tenho muito conhecimento sobre.

 

Não tem problema, em 3 dias você é o primeiro a me responder e fico grato por tentar me ajudar. Espero que alguém possa me ajudar com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu peguei ele já estava assim. Ele desligava sozinho, aí eu passei a cronometrar os desligamentos, ver que tinha um padrão e ir atrás da causa do problema, até chegar ao Intel ME. Só preciso de uma forma eficaz de conseguir instalar o tal do Intel ME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Weards @Pedroou Nunca havia visto esse problema antes... Achei um tópico no fórum da Intel que descreve o exato problema que você tá passando. Talvez um desses passos ajude:

  • A pilha CR2032 pode estar descarregada - substitua-a
  • O componente flash (onde o BIOS e o firmware ME são armazenados) pode estar parcialmente corrompido ou falhando - substitua-o, se possível
  • O chipset da placa-mãe pode estar falhando

Encontrei outro tópico num fórum com o mesmo problema, onde um usuário sugere passos bem mais técnicos. Você pode tentar segui-los pra ver se consegue resolver, mas é bem complexo. Se der certo, retorne aqui e nos diga o que fez. 🙂

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud O CR2032 dele está funcionando normalmente. Você tem certeza que o firmware do ME está armazenado no chip BIOS? Por que esse modelo de placa-mãe tem aquele chip BIOS dentado removível. Acho mais fácil substituir porque esses passos técnicos aí são complicados demais, tem muita chance de dar problema. Se o defeito for no chipset não vale a pena tentar salvar, o conserto ficaria mais caro do que o valor da máquina em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Weards disse:

Você tem certeza que o firmware do ME está armazenado no chip BIOS? Por que esse modelo de placa-mãe tem aquele chip BIOS dentado removível

 

Não, essas são as sugestões do tópico original em inglês. Você pode tentar substituir, pois até onde sei eles não são caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 Conseguiu uma solução ? estou com meu notebook dell 7559 dando exatamente o mesmo erro que o seu, sem o Intel ME e quando vou instalar da o mesmo erro que o seu

Em 19/05/2024 às 23:28, Weards disse:

Olá. Eu tenho um computador com placa-mãe ASUS Z77-A e Intel Core i5 3330. O sistema não reconhece o vídeo integrado, dá boot só com placa de vídeo, executa o sistema mas em exatos 30 minutos depois do boot ele desliga. Depois de muita investigação, descobri que isso era um problema do Intel ME (Management Engine). Fui até a BIOS, e lá o ME Version está listada como N/A, e o programa de detecção de ME da Intel lista como não ter nenhum driver instalado e estar possivelmente vulnerável. Eu baixei a ferramenta de atualização de ME mas ele diz "Essa plataforma é incompatível". Eu também atualizei o BIOS torcendo para que o ME consertado estivesse nele mas em qualquer versão para essa placa-mãe o ME continua listado como N/A.

 

O único jeito de resolver os desligamentos é consertando o Intel ME mas eu não faço a menor ideia de como fazer isso. Alguém poderia ajudar, por favor?

esse erro no caso,exatamente igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kjamanga disse:

 Conseguiu uma solução ? estou com meu notebook dell 7559 dando exatamente o mesmo erro que o seu, sem o Intel ME e quando vou instalar da o mesmo erro que o seu

esse erro no caso,exatamente igual

 

Eu fiz o pedido de um chip novo da BIOS para substituição. Torcendo para que isso resolva o problema, porque o processo técnico necessário para conseguir fazer esse conserto, caso esse problema seja mesmo no PCH, é complicado demais. Sem falar que os técnicos cobram muito para resolver isso, e não vale pagar tanto assim pra salvar essa máquina.

 

Assim que eu fizer a substituição, funcionando ou não, eu aviso o resultado aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pedroou @Rio McCloud @kjamanga Pois então, meus amigos, uma boa notícia. Custei a achar alguém que vendesse um chip BIOS para esse modelo que é antigo, mas achei, comprei, e instalei. Intel ME funcionando na versão 8.1, vídeo integrado agora é detectável e ele não desliga mais a cada 30 minutos.

 

@kjamanga Se você precisar, eu te passo o anúncio do cara que me vendeu os chips (comprei para 2 máquinas). Aparentemente ele tem um anúncio só para chips para quase todos os modelos, só que, teria que ser o tipo de BIOS dentado que dê para remover e substituir, tipo esse que é o meu:

 

 5D0l3wz.jpeg

 

Em máquinas mais recentes provavelmente é soldado direto na placa aí só se você tiver habilidades para realizar a troca ou levando em assistência técnica.

 

Na hora da instalação, veja se essa meia lua marcada no chip está apontada para a pequena seta marcada na placa-mãe, pois isso indica a colocação correta do chip. Além disso, antes de trocar o chip, remova o computador da energia e retire a bateria da BIOS, aí aguarda alguns minutos e aí faça a troca do chip e só depois de trocado recoloque a bateria. O chip é pequeno, ele não é do tamanho de todo o encaixe, então você pode tentar tirar, achar que é ele todo e tentar passar algo por baixo da entrada do soquete para tentar remover, mas não é assim, menos da metade dele é o chip em si então é só usar os dois polegares para remover cuidadosamente para não entortar os dentes do chip (o que no meu caso foi difícil porque eu consegui entortar os dois na hora de tirar xD).

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!