Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou precisando arrumar a fonte do meu notebook lenovo, ideapad S145, o Jack está com mau contato, espanado, é um serviço que já fiz outras vezes, acho simples.

Mas é a primeira vez que abro uma fonte desse modelo, e tive uma surpresa inesperada, pois os fios são preto e branco, estou acostumando a sempre o preto ou o branco ser negativo e as demais cores positivos.

Estou sem multímetro aqui para testar, alguém pode em ajudar?

20240523_200549.jpg

20240523_200532.jpg

• Administrador
Postado
7 minutos atrás, erico.asg disse:

, pois os fios são preto e branco, estou acostumando a sempre o preto ou o branco ser negativo e as demais cores positivos.

Basta ler o que está escrito na placa de circuito impresso... Branco é o positivo (Vout) e preto é o negativo (GND)... Pelo o que eu entendi você quer apenas substituir esse cabo, então com esta informação você conseguirá resolver o problema! 🙂

• Curtir 3
  • BCP alterou o título para Fonte de notebook LENOVO, dúvida sobre o polo positivo
  • Membro VIP
Postado
Em 23/05/2024 às 20:13, erico.asg disse:

é a primeira vez que abro uma fonte desse modelo

Uma curiosidade: você conseguiu abri-la sem machucar a carcaça? É parafusada?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Aqui uso óleo de banana nessas fontes e consigo abrir sem dano a carcaça, dps é só fechar com um pouco de cola instantânea. Costumo colar apenas em alguns pontos para o caso de precisar abrir novamente. 

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

@Maichel Oliveira Silva , esse óleo tem alguma ação especial? Ele desfaz colagem?

Li aqui que ele é vendido em farmácias e substitui a acetona como solvente removedor para esmaltes.

3 horas atrás, Maichel Oliveira Silva disse:

consigo abrir sem dano a carcaça

A duas mãos são suficientes?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Maichel Oliveira Silva disse:

óleo de banana

Boa dica... embora tento visualizar a desconexão com ele das partes unidas por ultrassom...algo como meio que fundidas a frio. Mas sim, existe um produto fedorento que não é vendido pra meros mortais (que até tenho e esqueci o nome qualquer momento lembro) que faz a fusão dos plásticos, algo como uma cola de autofusão. É um outro método de fusão além do ultrassom. Tento agora sentir que o óleo de banana atua apenas nesta conexão fundida....

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

a acetona

Deixou de ser vendida. De fato ela fundia alguns tipos de plásticos e também era usada pra refino de drogas (ouvi dizer). A atual é fraca d+. Não funde nem isopor...

• Membro VIP
Postado
Em 26/05/2024 às 00:00, alexandre.mbm disse:

esse óleo tem alguma ação especial? Ele desfaz colagem?

Exatamente ele é vendido em farmácia basicamente usado por manicures, aqui aplico entre as frestas com um seringa e aguardo uns 30 segundos, dps você consegue descolar com as mão mesmo. Só evite excessos porque ele mancha o plástico. 

Em 26/05/2024 às 06:06, .if disse:

Boa dica... embora tento visualizar a desconexão com ele das partes unidas por ultrassom...algo como meio que fundidas a frio. Mas sim, existe um produto fedorento que não é vendido pra meros mortais (que até tenho e esqueci o nome qualquer momento lembro) que faz a fusão dos plásticos, algo como uma cola de autofusão. É um outro método de fusão além do ultrassom. Tento agora sentir que o óleo de banana atua apenas nesta conexão fundida....

Basicamente ele amolece essa fusão facilitando a abertura sem causar danos maiores ao plástico.

Postado
Em 25/05/2024 às 09:10, alexandre.mbm disse:

Essas carcaças seladas é só gotejar óleo de banana (removedor de esmalte) abre que nem manteiga.

Em 25/05/2024 às 20:15, Maichel Oliveira Silva disse:

Aqui uso óleo de banana nessas fontes e consigo abrir sem dano a carcaça, dps é só fechar com um pouco de cola instantânea. Costumo colar apenas em alguns pontos para o caso de precisar abrir novamente. 

Gosto de fechar com colas de contato, a mesma que costumo usar em displays de celular, elas ajudam a vedar contra umidade também.
As super colas/ superbonder, tekbonds, são abrasivas, queimam/corroem o plástico e depois são difíceis de abrir novamente.

8 horas atrás, Maichel Oliveira Silva disse:

Exatamente ele é vendido em farmácia basicamente usado por manicures, aqui aplico entre as frestas com um seringa e aguardo uns 30 segundos, dps você consegue descolar com as mão mesmo. Só evite excessos porque ele mancha o plástico. 

Basicamente ele amolece essa fusão facilitando a abertura sem causar danos maiores ao plástico.

No caso de manchar, é só passar um alcool e depois do serviço pronto, dou uma polida com silicone liquido.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...