Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Cara quando eu pedi (outubro de 2004) não tinha nenhum e-mail não... você respondia umas 3 perguntas no site e eles mandavam o e-mail de confirmação... Creio q o pedido de samples aumento muito por isso eles tão fazendo as perguntas... (babacas filhos da ***** q pedem ci sem ao menos saber o q é ci....)

E a TI trabalha com PB Free sim...

Postado

Bom, meio off-topic, mas esse "Pb Free" significa não só que o componente não contem chumbo nas "perninhas", mas também que é aprovado para ser soldado na pcb com solda sem chumbo, que necessita de temperatura bem mais elevada que a solda com chumbo.

Quanto ao fato do colega Slpk ter seu pedido negado, provavelmente é porque não foi explicado em inglês.

Eu ainda estou no aguardo dos meus samples, mas tanto a Analog Devices quanto a Texas já me enviaram e-mail informando que já despacharam, via UPS. Inclusive, uns chips da AD vem das Filipinas... :palmas:

[]s

Postado

certo então vou pedi dnv mas vou manera mais na qnt

mas ele ja enviaram email te perguntado pra q você ia usar os componentes?

Postado
Postado Originalmente por Slpk@13 de junho de 2005, 12:37

certo então vou pedi dnv mas vou manera mais na qnt

mas ele ja enviaram email te perguntado pra q você ia usar os componentes?

Slpk, acho que não precisa maneirar na quantidade, até porque não é possível pedir mais (quantidade) do que o máximo permitido por eles.

Importante explicar direitinho pra que vai precisar das peças. Em inglês. E se você não tem muita confiança no seu inglês, também melhor não confiar muito nos tradutores automaticos (google, babelfish, etc), pois costumam produzir resultados sem pé nem cabeça, principalmente em áreas técnicas. Melhor pedir ajuda a alguém acostumado a redigir em inglês.

Quando pedi os samples, tanto na TI quanto na AD, só preenchi o formulario de pedido, e após 5 dias úteis, recebi e-mails deles informando que haviam despachado meu pedido, juntamente com o "tracking number" da UPS.

Nenhum e-mail fazendo perguntas.

Mas é bom lembrar que tem uns fabricantes que chegam a ligar pra você fazendo perguntas. Nesse caso, acredito que quem liga é o representante local, à pedido do fabricante. Alguns fabricantes exigem que você tenha endereço na web.

Fica óbvio que esses só enviam samples para empresas (que atuam no ramo).

[]s

Postado

Lí todas as mensagens do tópico (eu tenho tempo, me invejem, rs) e, a respeito dessa questão "quais fabricantes mandam free samples", observei que:

-Texas

-Analog Devices

-Bivar

-RIA

-Wolfson

-Circuit Technology Center

-Intersil

-AAVID

Têm historico positivo, porém, algumas pessoas relataram experiencias negativas.

A conclusao a que chego é de que tudo depende de certos fatores:

Nos formulários de pedido de samples, (quase) sempre tem uma nota explicando que o fabricante reserva-se ao direito de enviar ou não o pedido, à criterio deles. Então, depende de QUEM pede, de COMO pede, e do QUE está pedindo.

-Quem pede precisa ser qualificado. Engenheiro, desenvolvedor, empresa, etc, e em alguns casos, estudantes e educadores. Mesmo que não esteja explicito no formulario.

-Deve ser explicado o uso dos samples: Não acredito que aceitarão seu pedido se a finalidade, expectativa de produção, etc. não forem realistas/convincentes.

-Eles podem ter mais ou menos interesse em fornecer samples de determinados componentes no momento. Depende do mercado e estratégia da empresa, e eles são muito dinamicos nisso.

[]s

Alguem já experimentou pedir samples em alguma dessas empresas?

-Tocos

-Bourns

-ON Semiconductors

-Linear Technology

Postado

Bem pessoal! Muito legal isso de receber samples. Realmente a TEXAS manda tudo de graça mesmo?? Nossa, é até espantoso vir dos EUA pro Brasil totalmente free. :blink:

Bem... eu estava querendo pedir CI LM3916, pra fazer um VU que tem tutorial aqui. Só que o CI que tá no tuto tem 18 pinos e parece que o deles só tem 8 (UCC3916), é realmente o mesmo? O LM3915 também pode ser usado, o deles tem 16 pinos.

Cnseguiria um sample de lá? Dando 2 unidade já tá loco de bom, mas se eu conseguir mais eu faço VU e vendo, ou guardo pra próximos trabalhos.

Outra coisa que eu gostaria deles é um transístor TIL78 (tem na base um receptor IR), só que acho que eles não tem. E um LDR, que também não encontrei, tem outro nome?

Moro no interior de SC, tem problema? Não pagarei nada mesmo? Nem os impostos nem o frete?

Por enquanto sou apenas estudante do Ensino Médio normal, mas quero fazer Eng Elétrica, será que eles mandam pra mim? E se eu colocar que quero cursar Eng, ou mesmo "mentir" que sou Eng adianta?

Postado

outz fui la na texas fazer meu pedido dnv e não vi nenhum ci como free sample.

acho q eles tiraram tudo.

estava prtocurando por la osmesmos que eu pedi antes e não tem mas nenhum freesample. vocês a foram ver isso?

Postado

Marlon, LM3916/3915 é da National, só que eles só dão samples para empresas. O UCC3915 da TI me parece q é outra coisa, nada a ver. O LM tem na Farnell por 8 reais.

Se você procurar no site da Texas, provavelmente vai encontrar dot/bar display driver, phototransistor, e outras coisinhas interessantes, mas aí terá que projetar os circuitos por conta. Nenhum bicho de 7 cabeças se você se dispor a ler o datasheet.

Como a Texas é bem mão aberta para dar samples, acredito q se você pedir lá e disser que é estudante de eletrônica eles mandam na boa. Mas não tenho certeza!

Eu só o aconselho a desistir dessa ideia de vender VU feito com samples, isso não é legal, éticamente falando. :chicote:

Pedi amostras na Analog Devices e fiquei danado :chateado: porque eles não pagaram os impostos, e veio uma cobrança de 50 reais da UPS.

Bom, pelo menos são só 50 reais, se fosse comprar na Farnell, sairia por 80... :P

Postado

Putz... que pena... é que aqui na minha cidade não achei o LM3916 e na Farnell ta meio carinho com frete e imposto por ser só uma unidade.

O "vender" que tinha falado era só pra amigos interessados.. por preço simbólico de montagem só.

Será que alguem manda sample de LM3916 ou LM3915?

Postado
Postado Originalmente por Slpk@21 de junho de 2005, 18:11

outz fui la na texas fazer meu pedido dnv e não vi nenhum ci como free sample.

acho q eles tiraram tudo.

estava prtocurando por la osmesmos que eu pedi antes e não tem mas nenhum freesample. vocês a foram ver isso?

Slpk, não sei quais ci você estava procurando, mas estive vendo hoje mesmo os componentes de meu interesse (opamps, dacs, ldo regulators, microcontrollers) e estão tudo lá, só esperando eu pedir! :P

Fiz pedido na Intersil, pedi 5 buffers e 5 dcps, só que os caras me mandaram 10 dcps e 0 buffers! :tantan:

E o que eu mais queria mesmo eram os buffers! :chateado:

Pelo menos mandaram... rapidinho e f/d!

tá ruim, mas tá bom! <_<

Postado
Postado Originalmente por marlon89@21 de junho de 2005, 18:17

Será que alguem manda sample de LM3916 ou LM3915?

Como o Lm3915/3916 é da National, a única que poderia dar samples deles é a própria National, se desse, né .....

Mas como eu disse, dá uma procurada no site da Texas (coração de mãe) que deve ter componentes de funções semelhantes, e até mais sofisticados ... Que tal um microcontralador? :ahh: Afinal, um dia você vai ter q começar a mexer com eles ...

Postado

Tudo exige um certo sacrificio... como dizem, Saber é Poder (Knowledge is Power), então estude, estude, estude...

O ponto é que você pode conseguir alguns MSP430 de sample, aí imagina só, VU feito com microcontrolador de 16 bits! É como matar barata com metralhadora! :ahh:

E se ainda não estiver satisfeito, ainda há o TMS470 de 32 bits! :tantan:

Os microcontroladores que eu mais gosto são os atmel e microchip, mas desgraçadamente estes fabricantes não mandam samples pro brasil. <_< Alem dos da texas, tem tambem os mc da cypress, mas tambem não tenho certeza se dao samples.

[]

Postado

É.. realmente me sintiria matando barata com metralhadora...

Mas dá certo?

E só uma coisa.. desculpe a ignorância... microcontrolador tem que ser programado? Como faz?

E você sabe como eu usaria um microcontrolador em um VU? Tipo... na realidade não é nem VU, o que eu quero é que todos os leds acendam quando tem música, digamos TODOS JUNTOS pisquem nos graves de uma música. ou nos tiros de um game.

OFF: o LM3916 serve só pra VU ou pra isto ele pode ser usado de alguma outra maneira?

Postado
Postado Originalmente por marlon89@22 de junho de 2005, 15:06

É.. realmente me sintiria matando barata com metralhadora...

Mas dá certo?

E só uma coisa.. desculpe a ignorância... microcontrolador tem que ser programado? Como faz?

E você sabe como eu usaria um microcontrolador em um VU? Tipo... na realidade não é nem VU, o que eu quero é que todos os leds acendam quando tem música, digamos TODOS JUNTOS pisquem nos graves de uma música. ou nos tiros de um game.

OFF: o LM3916 serve só pra VU ou pra isto ele pode ser usado de alguma outra maneira?

É, microcontrolador tem q programar. você tem q ter o programador (comprado ou montado), e o software (geralmente freeware) especificos para o microcontrolador em questao.

Mas se você quer apenas que os leds acendam ao mesmo tempo conforme a amplitude do sinal de audio, não tem porque usar microcontrolador, e nem mesmo o LM3916. É só ligar direto na saida de som mesmo, só trabalhando a corrente e tensão com resistores e protegendo com diodo. Ou usar portas lógicas, se não quiser que o brilho dos leds varie. As possibilidades sao muitas.

O LM3916 eu não sei se serve pra outra coisa q não seja para vu, mas eu só vi sendo usado pra isso...

Postado

aeww linuxer

estava procurando umas portas logicas q tavam free sample mas num estão mais.

eu dei outra olhada la e vi q ainda tinham outros produtos free mas num entendo nada de eletrônica e a maioria parece japones pra mim.

se eu descobrir pra q serve alg coisa eu peco la.

se você pude bota ums sites pra aprende eltronica seria bom

falou

Postado

É... errar é humano...

mas sobre a texas, eu avisei... ja tem uma porrada de samples q eles não mandam porque os caras pedem só por ser de graça... dito e feito... exageraram e eles devem te tirado... eles não mandam os samples mais comuns q outrtas empresas também tem(portas lógicas, schimitt trtrigger, shift register, etc...) mas alguns que são bons pra criar clientes eles ainda mandam... E mais uma vez pessoas acabam se ###### por outras que só pedem por ser de graça... ("vou pedi até pro meu cachorro come") normal né...

cheers

Postado

calma calma calma

não priemos cânico!

segundo o amigo linuxer me disse a texas estava trocando estes cis "velhos" por outros de tecnologia mais nova.

mas sobre o q falei q sumio foram só os cis de portas lógicas.

Postado

pra você te ideia eu to tentando faze um gravador willem e os CIS não sairam barato não...com tudo o que eu comprei uns 15 reais a menos faz diferença...fui procura na texas ve se eles mandavam pra mim... só achei UM CI q eles mandavam... q é o regulador de tensão ajustável.. nem o UA7805 eles mandam mais... ;( triste isso

Postado

É bem possivel q a TI venha a se tornar mais rigorosa, devido aos pedidos abusivos.

Vide exemplo da National e Freescale, que só enviam amostras para empresas reconhecidas. <_<

Pior mesmo é se fizerem igual a Fairchild e Microchip, que simplesmente baniram o Brasil da lista de paises do programa de amostras. :naonao:

[] e até +

Postado

Pessoal, me ajudem, tenho uma camera Sony F717, só que queimou o ccd, e ele vem junto com o bloco optico. Preço da peça na autorizada R$ 1500,00 !!!!!!

Alguem conhece algum distribuidor nos EUA onde possa importar essa peça?

Obrigado.

Postado

Parece que a Texas ta cansando de mandar samples pro Brasil...tentei pedir essa semana, respondi em inglês o "questionário" deles e simplesmente cancelaram o envio. :goff:

Postado
Postado Originalmente por efspaz@09 de julho de 2005, 01:26

Parece que a Texas ta cansando de mandar samples pro Brasil...tentei pedir essa semana, respondi em inglês o "questionário" deles e simplesmente cancelaram o envio.  :goff:

recebi recentemente um sample da texas. Nunca tive problemas com samples deles, talvez você não tenha os convencido que seu projeto tenha potencial...

Postado
Postado Originalmente por Spinner@10 de julho de 2005, 12:46

recebi recentemente um sample da texas. Nunca tive problemas com samples deles, talvez você não tenha os convencido que seu projeto tenha potencial...

É. Pode ter sido isso mesmo...Tentarei novamente em uma outra ocasião.

Postado

Bom post, bem pesquisado. Porém vale enfatizar um grande NÃO ao abuso.

Serviços como esse, excelentes gratuitos, exigem das pessoas um sentido pouco comum, o respeito ao coletivo. Pois muitas dessas empresas estabelecem cotas de samples para cada região. Ou seja, os leigos que pedem por pedir, por curiosidade, ou apenas por ser gratuito, podem atrapalhar o trabalho de gente séria, que faz um bom uso desse serviço.

Dicas importantes:

1- Tenha certeza de que utilizará o componente. De preferência tenha o projeto pronto.

É mais que comum projetos mudarem completamente de cara durante o desenvolvimento. Portanto os componentes que pedir com um fim apenas na cabeça terão muito provavelmente como verdadeiro fim a lata de lixo.

2- Antes de efetuar qualquer pedido faça vasta leitura sobre compatibilidade com o projeto.

Leia atentamente os datasheets observando os valores limites e encapsulamento (o pessoal aqui nesse post mesmo revelou que pediram SMD's e depois não sabiam soldar).

3- Por favor, não façam pedidos para montar cirucuitos muito triviais. Contadores de 0 a 9, dimmers de lâmpada, circuitos amplificadores inversores de ganho 2, projetos assim custarão menos de R$5, o que não justifica nem os preenchimentos dos formulários de pedido.

Provavelmente essa mensagem passará em branco para os que realmente atrapalham, os farofeiros que ficam buscando nos sites os samples mais caros ou de aplicação mais "legal". Ao menos foi minha tentativa de colaborar. Espero que os que postaram o tópico concordem e também alertem sobre o problema.

Sem mais...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...