Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
5 horas atrás, .if disse:

tenho projetos em mente, entre eles um robô 100% mecânico

Prá combinar com aquela televisão sua, lá, invente uma... enceradeira automática, que também aplique doses de cera Parquetina enquanto reproduz uma mensagem audível: "Sai daqui, moleque, não pise onde acabei de encerar!", rs...

Mas sério mesmo - ou mais ou menos sério - mesmo correndo risco de falar o que todo mundo já sabe... tem um aparelho que decodifica sinal de controle remoto infravermelho, chamado LCR-TC7 (clique). Acho que os TC1, TC2, TC7H também servem.

Ou seja, dá para usar um emissor de controle remoto qualquer e, para quem sabe o que fazer com esse sinal decodificado (confesso que eu não saberia nem por onde começar), inventar vários controles.

• Obrigado 2
  • Haha 1
Postado
7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas sério mesmo - ou mais ou menos sério - mesmo correndo risco de falar o que todo mundo já sabe... tem um aparelho que decodifica sinal de controle remoto infravermelho, chamado LCR-TC7 (clique). Acho que os TC1, TC2, TC7H também servem.

Ou seja, dá para usar um emissor de controle remoto qualquer e, para quem sabe o que fazer com esse sinal decodificado (confesso que eu não saberia nem por onde começar), inventar vários controles.

Pois é, eu já tinha visto esse aparelho.

Pelo menos pra mim não achei muito útil, a não ser essa outra função dele de testar componentes.

Ainda no assunto dos controles, o que esse aparelho faz é identificar cada número dentro sistema base 16 (hexadecimal).

Os controles comuns, trabalham com um código de quatro números.

No meu projeto que citei antes por exemplo, estou usando o controle das TVs da LG. Mais precisamente aqueles 4 botões coloridos que na teoria deveriam servir para um sistema de interação das emissoras de TV.

Acabei descobrindo os códigos dos botões, vou mostrar apenas como curiosidade. Embora seja a mesma coisa para todos os controles dessa marca:

amarelo: 0463

verde: 0471

azul: 0461

vermelho: 0472

Já no outro controle, da outra TV mencionei os botões para acionamento de Vídeo K7:

<<Rewind: 6E01

>>F.Fwd: 6E02

>Play: 6E03

Stop: 6E0B

REC: 6E09

Na postagem anterior, ia comentar sobre as TVs de controle remoto antigas, mas acabei esquecendo...

Antes do Infra Vermelho, acho que tiveram de todos os tipos, de RF eu nunca vi, mas com certeza existiu afinal é o sistema mais explorado nesse tema.

Sistemas com fio, eu cheguei a ver. Tanto em TVs, quanto em Vídeo K7

Esse tipo que usava áudio, mencionado pelo @rmlazzari58 eu já tinha visto em uma reportagem onde estavam mostrando um museu de aparelhos eletrônicos.

Porém existiu um sistema baseado em ultra som, que digamos... Era uma versão melhorada desse sistema de áudio.

No vídeo abaixo, podemos ver uma dessas por dentro:

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

OFF TOPIC

Caramba, Xará, acho que a televisão que tinha controle remoto sonoro era essa mesmo! Lembrei na hora que vi aquele logo recortado em madeira, dentro do gabinete, escrito "Solid State"!

Na foto da TV do @.if só faltou o cheiro do taco encerado (com cera parquetina) no chão. E agora essa aí... Recordar é viver, rs...

E prá quem acha que esse negócio de dar uma engambelada (10.000 watt, só que PMPO, na real, 20w RMS) é moderno, taí: essa TV era tão 3D que o logo era concreto, mesmo, não era impresso. Só faltava os incas venuzianos pularem de dentro da TV na sua cara, kkk...

• Curtir 2
  • Haha 2
Postado
Em 04/06/2024 às 18:49, rmlazzari58 disse:

Prá combinar com aquela televisão sua, lá, invente uma... enceradeira automática, que também aplique doses de cera Parquetina enquanto reproduz uma mensagem audível: "Sai daqui, moleque, não pise onde acabei de encerar!", rs...

Opa, citei o aparelhinho lá em cima, mas infelizmente não são todos os CR que ele reconhece. Acho que talvez só os de "menos bits", os da sony ainda não funcionou nenhum no aparelhinho. os da CCE tem uns que funcionam, outros não.

Mas (embota não tenha construido), vi um projeto no youtube que ensina fazer um decodificador deste tipo, que decodifica até os controles mais novos.

Em 04/06/2024 às 14:24, .if disse:

uma mão boba,

Lembrei de várias máquinas do professor pardal, que tinham mãos para controlar as coisa, como uma vez vi uma maquina de escrever dele (uma mão mecânica com uma caneta)

image.png.8865ac834e399e8d36f8dbcacd5929e7.png

Em 05/06/2024 às 03:25, Renato.88 disse:

amarelo: 0463

verde: 0471

azul: 0461

vermelho: 0472

Já no outro controle, da outra TV mencionei os botões para acionamento de Vídeo K7:

<<Rewind: 6E01

>>F.Fwd: 6E02

>Play: 6E03

Stop: 6E0B

REC: 6E09

No aparelhinho, ele aparece duas informações, que presumo ser:

Código do fabricante, e código da função,

Presumo que estes seus dados também devem ser precedidos do código do fabricante de cada marca né?

Tenho usado assim (informação completa com 8 caracteres), no modelo Arduino, e tem funcionado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Blumer Celta disse:

mãos para controlar as coisa, como uma vez vi uma maquina de escrever

E num é que existiu mesmo algo do gênero?! Era um painel - tipo uma tábua - que se colocava em cima das teclas da máquina. Haviam solenóides estrategicamente colocados em cada tecla. Obviamente não era todo o tipo de máquina. O texto vinha de um pc tipo cp500  , - ou similar -  decodificado no circuitos e aplicado letra por letra em cada solenóide. De fato tive esta ideia beemmm antes quando fazia um inacabado curso de datilografia e era um saco tentar digitar o mais rápido e sem erro possível.  E num é que anos mais tarde eu vi isso numa revista tipo elektor?! - ou outra - não me lembro +.  Caramba! Alguém já me copiava desde tempos imemoriais . Pena que tal imagem só povoa minha vaga lembrança pois não achei rapidão na net pra vos mostrar...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...