Ir ao conteúdo

Onde conectar as fans do Montech Air 903 Base na minha ASRock A520M-HVS?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho uma dúvida em relação à funcionamento das fans do gabinete.
Estava pensando em pegar um Montech Air 903 Base, Mid Tower, E-ATX, White, que já viria com 3 fans instaladas, porém gostaria de saber onde eu conectaria esses fans para eles funcionarem. Seria na placa-mãe? Aliás, a minha seria uma ASRock A520M-HVS, todos os fans funcionariam corretamente? tenho essa duvida

• Membro VIP
Postado

Ai depende das fans que vem no gabinete, algumas são ligadas diretamente na fonte, sem controle de velocidade, outras são ligadas na placa-mãe, onde a mesma controla a velocidade.. de qualquer forma, todas vão funcionar sim...

Postado

A ASRock A520M-HVS tem este conectores de fans:

• - 1 x conector de Ventoínha da CPU (4-pin)*  (CPU_FAN)
  • - 2 x Conectores de Ventoínha do Gabinete (4-pin) (Controle de Velocidade de Ventoinhas Inteligente)** (SYS_FAN)

E nenhum de LED, o que os fans do Air 903 Base também não tem, meno male.

Como tem 3 fans para ligar e só tem 2 conectores vagos, isso se usar Air Cooler, se usar WC vai ter só um vago.

Então precisa de um cabo splitter PWM para ligar 2 ou 3 fans num dos conectores SYS_FAN da placa-mãe. 

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, 1lokos disse:

A ASRock A520M-HVS tem este conectores de fans:

• - 1 x conector de Ventoínha da CPU (4-pin)*  (CPU_FAN)
  • - 2 x Conectores de Ventoínha do Gabinete (4-pin) (Controle de Velocidade de Ventoinhas Inteligente)** (SYS_FAN)

E nenhum de LED, o que os fans do Air 903 Base também não tem, meno male.

Como tem 3 fans para ligar e só tem 2 conectores vagos, isso se usar Air Cooler, se usar WC vai ter só um vago.

Então precisa de um cabo splitter PWM para ligar 2 ou 3 fans num dos conectores SYS_FAN da placa-mãe. 

Tem alguma placa-mãe que tem 3 desses conectores de ventoinha do gabinete?

• Membro VIP
Postado
40 minutos atrás, 1lokos disse:

Como tem 3 fans para ligar e só tem 2 conectores vagos

2 fans são ligado no mesmo 4 pinos. Para 3 fans, precisa 2 conectores.

No meu caso estão ligado no SYS_FAN1 e SYS_FAN2 

Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Então, todos os fans deste meu gabinete iriam funcionar com a primeira placa-mãe que eu citei?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

SYS_FAN1 e SYS_FAN2 

Se ela tem esses 2 conectores, ou com outro com nome, sim. O CPU fan é do processador, não dá para usar nele.

Algumas podem chamade CHA_FAN, enfim.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Sousa_ cada segmento de placa-mãe tem uma quantidade de sys_fan diferente. A MSI MPG B550 Gaming Plus, por exemplo, tem 6 conectores sys_fan. Geralmente placas formato ATX, por serem maiores e terem mais espaço, possuem mais desses conectores.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Pedroou disse:

Se ela tem esses 2 conectores, ou com outro com nome, sim. O CPU fan é do processador, não dá para usar nele.

Algumas podem chamade CHA_FAN, enfim.

no site da ASRock diz que ela tem os 2 sim image.thumb.png.ae5a81f1d24c5bf29ca07ea92d6e3d8a.png

Postado

Antes de mais nada defina se vai usar Air Cooler - que liga no CPU_FAN; assim tem 2 SYS_FAN para usar para os fans do gabinete.

Se for usar WC precisa do CPU_FAN para os fans do radiador e um SYS_FAN para a bomba, neste caso só terá um SYS_FAN para os fans do gabinete e ai precisa de cabo splitter PWM.

Pode também ligar a bomba direto na fonte com um cabo adaptador "Molex para PWM" ou "SATA para PWM", assim fica com dois SYS_FAN para usar para os fans do gabinete.

1 hora atrás, Pedroou disse:

No meu caso estão ligado no SYS_FAN1 e SYS_FAN2 

Se ele usar WC - que requer dois conectores; pode pode eliminar este "Y" do gabinete que liga dois fans juntos e substituir por um spitter PWM com 3-4 pontas, ligando todos os fans nele, assim usa só um SYS_FAN da placa-mãe.

No lugar do splitter PWM pode usar um HUB PWM, o que deixa os cabos mais organizados.

O seu problema tem solução fácil.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, 1lokos disse:

Antes de mais nada defina se vai usar Air Cooler - que liga no CPU_FAN; assim tem 2 SYS_FAN para usar para os fans do gabinete.

Se for usar WC precisa do CPU_FAN para os fans do radiador e um SYS_FAN para a bomba, neste caso só terá um SYS_FAN para os fans do gabinete e ai precisa de cabo splitter PWM.

Pode também ligar a bomba direto na fonte com um cabo adaptador "Molex para PWM" ou "SATA para PWM", assim fica com dois SYS_FAN para usar para os fans do gabinete.

Se ele usar WC - que requer dois conectores; pode pode eliminar este "Y" do gabinete que liga dois fans juntos e substituir por um spitter PWM com 3-4 pontas, ligando todos os fans nele, assim usa só um SYS_FAN da placa-mãe.

No lugar do splitter PWM pode usar um HUB PWM, o que deixa os cabos mais organizados.

O seu problema tem solução fácil.

Por agora, não pretendo usar WC, usaria os fans do Gabinete + o cooler que já vem no R5 5500, acho que esse conjunto está de bom tamanho, não? Sendo assim, eu não precisaria adquirir esses cabos/adaptadores extras para os 3 fans funcionarem, correto?
obs: placa de Vídeo é uma rx 6600

Postado

Sim, não precisa comprar os cabos adaptadores porque tem 2 cabos de fans para ligar - 2 estão juntos num cabo "Y"; e tem dois conectores SYS_FAN sobrando.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, não precisa comprar os cabos adaptadores porque tem 2 cabos de fans para ligar - 2 estão juntos num cabo "Y"; e tem dois conectores SYS_FAN sobrando.

beleza, muito obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!