Ir ao conteúdo

Roteador não reconhece o cabo em um determinado ponto da linha

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Prezados, estou com um problema com minha rede doméstica. Tenho o modem da Vivo, depois um cabo de rede que vai até uma caixa de passagem onde conectei um adaptador pra conectar outro cabo até onde deveria ficar o roteador TP-Link Archer C6 e tem mais um cabo que leva até o computador. Nesta configuração o roteador não reconhece o cabo (sequer acende a luz vermelha na internet).

Quando mudo o roteador pra conectar diretamente no cabo que vai do modem da Vivo, ele reconhece a Internet e, conectando o mesmo adaptador onde o roteador deveria ficar, a Internet chega até o computador sem problemas (o que pra mim não faz o menor sentido).

Como fui eu que crimpei um dos lados de cada cabo, comprei um testador (tive que refazer alguns conectores) e atualmente todos os cabos passam no teste (acendem todas as luzes na ordem correta)

Alguém tem alguma ideia de como resolver isso?

Um detalhe (não sei se é importante), o cabo mais novo é no padrão normal, mas o antigo, as cores não batem. Com nenhum padrão que achei na Internet... mas tem a mesma quantidade de pares e acendem na ordem correta no testador

• Membro VIP
Postado

Talvez o cabo seja daqueles de Alumínio/Cobre, eles podem até passar o sinal elétrico, mas a variação rápida de dados eles não conseguem

.

Postado

Para curtas distâncias não é assim importante e pode usar a sequência que quiser. isso para uns poucos metros.

Mas se colocou terminais em uma ponta de cada cabo aí precisa replicar exatamente o que tem do outro lado.

Essa é a razão da norma existir. Muitas vezes o cabo entra num buraco na parede e sai 3 andares pra cima e quem colocou terminal em um lado não vai ver o outro. Só precisa saber em geral se é norma A ou B. E a diferença entre elas é absorvida pelos cabos hoej em dia --- MDI/MDX. 

Só que esses cabos tem quantias diferentes de metal para certos fios (mais tranças no par trançado)  e isso tem uma séria razão de existir: mais alcance e menos interferência.

Para entender seu problema, ou mesmo saber se você te um, é preciso ser mais formal na descrição das coisas. Tem soquetes dos dois lados do cabo que passa pelo duto? Esse é o modo de fazer isso.

Postado

Eu não sou profissional, sou apenas um usuário que tentou fazer sozinho em casa. Não entendi muito bem o que quer que eu descreva.  Mas dando mais detalhes:

Os cabos eram maiores, tive que cortar e crimpar um conector em somente uma das extremidades. Crimpei seguindo o mesmo padrão de cores do conector da outra extremidade (confirmado pelo testador que acendeu todas as luzes na ordem correta).

O que não entendo é o porquê do roteador reconhecer a Internet quando instalado em um ponto da linha, mas não reconhecer quando o instalo mais para a frente. 

• Membro VIP
Postado

Como o amigo arfneto bem disse:

Em 31/05/2024 às 19:11, arfneto disse:

Essa é a razão da norma existir. Muitas vezes o cabo entra num buraco na parede e sai 3 andares pra cima e quem colocou terminal em um lado não vai ver o outro. Só precisa saber em geral se é norma A ou B. E a diferença entre elas é absorvida pelos cabos hoej em dia --- MDI/MDX. 

Só que esses cabos tem quantias diferentes de metal para certos fios (mais tranças no par trançado)  e isso tem uma séria razão de existir: mais alcance e menos interferência.

Você esta usando esse conector para estender o cabo de rede?

image.png.3150fcb9582604438244cbb249ac44e7.png

Principalmente se o conector que você está passando na sua caixa de passagem, o Tx/Rx quem "manda" é a porta Ethernet, então como você disse que o TP-Link Archer C6 não está transmitindo Tx/Rx nos mesmos pares/padrão que conectando direto no computador o que explica funcionar neste último e não funcionar no roteador, isso se esse cabo no total não estiver passando por muitas dezenas de metros, o conector é um atenuador e diminui consideravelmente o alcance do sinal desde o modem VIVO passando pelo conector até chegar na ponta do outro cabo conectado do outro lado do conector, ou seja, ao invés dos 100 metros padrão do cabo Ethernet CAT5 (supondo que seja esse) com o conector existe uma perda e essa metragem cai fácil para bem menos à depender da qualidade do conector.

O melhor cenário é acabar com a gambiarra de conector e repassar um cabo inteiro sem derivações, e tchau problema.

Postado

@Linio Alan Tô usando um conector desse que você colocou a foto entre cabos. O primeiro cabo é um Cat6 de 30 metros, mas que precisei encurtar um pouco. O segundo cabo também é Cat6, mas tem uns 5 a 7 metros.

O problema é que não consigo repassar o cabo do modem da VIVO até a caixa de passagem. O conduíte faz muitas curvas e tá entupido. Perdi 2 passa cabos nele. O cabo original deveria chegar até o roteador, mas ele partiu durante a passagem no conduíte e tive que fazer a emenda na caixa de passagem. Se essa for a única solução, vou gastar um dinheiro e colocar uma rede Mesh.

O mais provável então é que o conector está reduzindo o alcance do sinal que não chega ao roteador?

Ou existe a possibilidade do cabo estar mal crimpado, mas o testador não pegou? Porque aí eu posso tentar reterminá-lo.

• Solução
Postado
Em 31/05/2024 às 18:00, tmmsantos disse:

Um detalhe (não sei se é importante), o cabo mais novo é no padrão normal, mas o antigo, as cores não batem. Com nenhum padrão que achei na Internet... mas tem a mesma quantidade de pares e acendem na ordem correta no testador

Em 31/05/2024 às 23:14, tmmsantos disse:

Eu não sou profissional, sou apenas um usuário que tentou fazer sozinho em casa. Não entendi muito bem o que quer que eu descreva.  Mas dando mais detalhes:

Em 31/05/2024 às 23:14, tmmsantos disse:

O que não entendo é o porquê do roteador reconhecer a Internet quando instalado em um ponto da linha, mas não reconhecer quando o instalo mais para a frente

Pois é. Não precisa de uma descrição profissional, mas alguma descrição, alguma formalidade. "as cores não batem", "nenhum padrão que achei na internet"... Não podeira dizer que cores são essas? Qual a sequência?

O que significa "um ponto na linha" e o que fez pra testar? O que quer dizer mais pra frente? O que fez? Agora acho que entendo que simplesmente usou uma emenda...

Essas coisas tem pouca ciência, mas tem normas. Com 30 metros de cabo passando por um duto entupido que já pode ter os restos de 2 guias pra passagem de cabo, como disse, pode não ser um bom ambiente para passar um cabo de rede. Cabos guia tem um núcleo metálico como sabe. 

Também não disse que tipo de cabos povoam o duto hoje.

image.png.79b338ceb303e1db9d20a32926106ba3.pngimage.png.2520456e834fa382e59a5925e13c1153.png

Essas coisas aqui são conectores RJ45, fêmea, chamados de keystones nas lojas. Custam a partir de uns 8 reais.

Para essas distâncias pode usar Ca5E ou Cat6, tanto faz. Use isso na caixa de passagem. O simples. Se não tem nada na caixa de passagem pode deixar solto mesmo.

Muitos desses não precisam nem de ferramenta, tem furos em cima e você insere os cabos e gira um quarto de volta. Em geral tem até as cores e a norma pintadas na lateral. 

Não tem o que pensar. Está marcado A ou B. Veja a ponta que tem lá: se não nem A nem B troque o terminal daquele lado também. Pra prender o cabo na femea se usa uma ferramenta, chamada de punch-down tool, não sei o nome em português, mas uma chave de fenda serve, ou mesmo um garfo de cozinha. Já tive sucesso com ambos. A ponta do cabo entra numa guilhotina, é só apertar. Ou comprar o keystone de 1/4 de volta, Schneider acho que fabrica desses. E a Pial.

Peque um cabo curtinho de rede que saiba que funciona, e coloque nesse conector e no testador, e use o teste assim.  Aí teste o segundo cabo aí mesmo. Ligado nesse lugar que já foi testado. Aí ligue um computador e veja o sinal da conexão. Esse é o caminho comum.

Depois ligue no roteador. Use portas LAN dos dois lados...

Uma emenda com conector certificado vai estar dentro da norma de 95+5, de alcance.

Não precisava de cabos CAT6, e podem mesmo ser a causa do problema. São mais grossos e mais duros e para outro uso. E são um inferno para passar pelos dutos... E deveria usar conectores e terminais CAT6 também. Se não usou então de nada adiantou o cabo ser teoricamente superior. E nem precisava dele.

• Membro VIP
Postado

@tmmsantos Entendi, que abacaxi. No lugar do conector, que é um atenuador de sinal, talvez lhe caísse melhor ter um pequeno switch, que seria um repetidor/regenerador do sinal, a perda se converteria em ganho:

image.png.7fcc63fd2677a300cc34650d3f4d29cb.png

Seria a solução mais viável do ponto de vista "custo-benefício" para tentar contornar o problema, mas se você tem orçamento para bancar um kit de roteadores Mesh, é melhor ainda.

Edit.: o post do @arfneto também trás uma solução muito inteligente, excelente amigo. Realmente faltou eu mencionar quanto à questão do cabo crimpado fora do padrão, é importante tê-los crimpados no padrão porque dessa forma a diafonia (relação sinal-ruído) que os próprios pares metálicos geram são anulados com maior eficiência (par Tx anulando a interferência eletromagnética do par Rx e vice-versa) 30 e tantos metros, com adaptador e ainda fora do padrão podem ser de fato a causa-raiz do problema, mas caso não sejam creio que a inserção de um "repetidor/regenerador" de sinal tal qual o switch é poderá vir bem à calhar.

Postado
54 minutos atrás, Linio Alan disse:

Entendi, que abacaxi. No lugar do conector, que é um atenuador de sinal, talvez lhe caísse melhor ter um pequeno switch, que seria um repetidor/regenerador do sinal, a perda se converteria em ganho:

"ganho" provavelmente não descreve o que acontece. Apenas o sinal será restaurado, porque o switch vai "comutar" -- switch -- pacotes, já que ele é elétrico e tem software. E aí a norma garante mais 100m na mesma velocidade.

Mas o switch vai introduzir claro uma latência maior que uma simples emenda nessas distância curta de aparentemente 25 + 6 metros em que um keystone apenas já resolveria.

E iria precisar de um ponto de força. 

Por outro lado, se é só o computador que precisa do cabo a 6m dali, pode ser mais simples só ligar o tal Archer aí de onde vem o cabo do modem da VIVO e ligar o cabo de 6 metros numa porta do próprio Archer...

Nota: ainda sobre o que eu escrevi antes: as legendas A e B se referem às normas de cores em uso. A diferença entre A e B está nos pares 1,2,3 e 6 que são trocados. Ao usar um cabo testado que sabe que funciona e conectar ao novo keystone vai testar o keystone em si. Ao funcionar vai te dar a segurança de que está ok do roteador até essa porta. Aí você testa o outro cabo de 6m com o testador, e antes disso confirma a sequência na mesma norma que usou antes. Não há razão pra inventar. O cabo funcionando e sabendo que as outras partes já foram testadas então estará tudo ok. Para essa distância, com um keystone certificado e terminais de qualidade, a norma garante 95m + 5m de alcance.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, tmmsantos disse:

@Linio Alan Tô usando um conector desse que você colocou a foto entre cabos. O primeiro cabo é um Cat6 de 30 metros, mas que precisei encurtar um pouco. O segundo cabo também é Cat6, mas tem uns 5 a 7 metros.

O problema é que não consigo repassar o cabo do modem da VIVO até a caixa de passagem. O conduíte faz muitas curvas e tá entupido. Perdi 2 passa cabos nele. O cabo original deveria chegar até o roteador, mas ele partiu durante a passagem no conduíte e tive que fazer a emenda na caixa de passagem. Se essa for a única solução, vou gastar um dinheiro e colocar uma rede Mesh.

O mais provável então é que o conector está reduzindo o alcance do sinal que não chega ao roteador?

Ou existe a possibilidade do cabo estar mal crimpado, mas o testador não pegou? Porque aí eu posso tentar reterminá-lo.

@tmmsantos como pôde acompanhar muitos bons e valiosos insights técnicos que você pode explorar, grandes são as chances de você resolver o seu problema em definitivo seguindo um ou outro, compartilhe conosco os resultados do seu trabalho, irá enriquecer ainda mais o seu tópico e o fórum como um todo.

Uma outra coisa que me ocorreu agora, pois já tive o mesmo problema que você passando cabos em dutos/passagens sem mais muito espaço, é usar um dos cabos já passados como "cabo-guia" para passar outro cabo, tendo claro o cuidado de fixar nas pontas um passador de cabos para sobrar mesmo, apenas para não correr o risco de perder o cabo já passado na tentativa. Aqui no meu caso funcionou em um duto de prédio entupido de terra da chuva, com outros cabos grossos já passados tipo coaxial no 2º andar, o porém fica para a necessidade de você precisar de +1 pessoa/amigo para lhe ajudar do outro lado.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!