Ir ao conteúdo

ASRock RX 5500 XT 4GB Challenger apresentando artefatos e tela preta

Ir à solução Resolvido por Lord_Dracon,

Posts recomendados

Postado

-placa-mãe prime ASUS h410-e
-16gb de memória RAM dual c.
-I3 10100F
-RX 5500 XT 4GB Challenger 
-SSD M.2 256gb
-HD 1T

-fonte 500w

Então faz uns 2 semanas que venho com esse problema, antes eu utilizava um monitor HD 60hz no HDMI, e troquei para um Monitor FULLHD 165hz no DisplayPort, e notei certos erros da placa como bug de tela preta, fechando aplicativos, em jogos e até num simples Vídeo em tela cheia no Chrome ou ao abrir o discord, não faço ideia do que seja, estou utilizando o driver Adrenaline 24.5.1

Nunca tive muitos problemas com a placa, mas agora... Até o que parece ser "artefatos" algo que vi no YT parecem estar aparecendo... abaixo tem uma imagem de algum erro, normalmente a tela fica somente preta, e se eu tiver sorte volta ao normal, caso não somente reiniciando o PC bruscamente.

WhatsApp Image 2024-06-02 at 13.04.07.jpeg

Postado

Oi, garantia com certeza não, comprei o PC em 2020. A fonte é um Nidus 500w.

Só pra atualizar, eu atualizei os drivers de tudo, usei driver boost, windows update, etc. Mas até abrir a aba do W.update ja dá erro na tela...

WhatsApp Image 2024-06-02 at 14.52.03.jpeg

Postado
2 horas atrás, Lord_Dracon disse:

Já testou o novo monitor usando HDMI?

Não, mas minha placa tem 1 porta HDMI e 3 DP, cheguei a testar outras DP.
Acha que vale a pena?

Postado
2 horas atrás, JoseAMM disse:

Não, mas minha placa tem 1 porta HDMI e 3 DP, cheguei a testar outras DP.
Acha que vale a pena?

Demorou.

Se os artefatos aparecerem no HDMI provavelmente é problema no monitor.

Postado
11 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Demorou.

Se os artefatos aparecerem no HDMI provavelmente é problema no monitor.

Artefatos é problema de monitor??? eu pensei q era de placa de Vídeo

• Solução
Postado
3 minutos atrás, JoseAMM disse:

Artefatos é problema de monitor??? eu pensei q era de placa de Vídeo

Pelo seu relato eu estou assumindo que o problema começou no novo monitor, que você somente usou as DPs.

Tem que testar para eliminar as possibilidades. Conecte sua GPU no novo monitor usando o HDMI e veja se dá problema.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 02/06/2024 às 21:18, Lord_Dracon disse:

Pelo seu relato eu estou assumindo que o problema começou no novo monitor, que você somente usou as DPs.

Tem que testar para eliminar as possibilidades. Conecte sua GPU no novo monitor usando o HDMI e veja se dá problema.

Não cheguei a testar sua opção, mas vou marcar como solução, pois pode ajudar alguém no futuro. Mas o jeito que encontrei pra resolver, talvez n tenha sido convencional, mas mesmo apos varios drivers adrenaline da amd, versões de outros anos e tal, ainda continuava o problema, foi então que resolvi utilizar o amd PRO, e até agora não deu problema. evidente que não é adequado para jogos, mas resolveu.

• Confuso 1
  • mês depois...
Postado
Em 12/06/2024 às 21:46, JoseAMM disse:

Não cheguei a testar sua opção, mas vou marcar como solução, pois pode ajudar alguém no futuro. Mas o jeito que encontrei pra resolver, talvez n tenha sido convencional, mas mesmo apos varios drivers adrenaline da amd, versões de outros anos e tal, ainda continuava o problema, foi então que resolvi utilizar o amd PRO, e até agora não deu problema. evidente que não é adequado para jogos, mas resolveu.

Infelizmente foi uma solução básica que de forma alguma resolveu o problema TEMPORARIAMENTE, no fim tentei formatar o PC e hoje faz um mês que não tive mais problemas. QUANDO TUDO DER ERRADO FORMATAR PODE SER A SOLUÇÃO.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!