Ir ao conteúdo

Posso colocar um fusível 250v no lugar de um 125v ?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

estou com uma placa de uma hp  110 ligaram ela no 220v e queimou o fusível so que a referencia que ela pede dois de 125v aqui na regiao e difícil encontra posso colocar dois de 250v?

• BCP alterou o título para Posso colocar um fusível 250v no lugar de um 125v ?
  • Membro VIP
Postado

Pergunta curiosa. Numa mini busca achei esta imagem mas sem maiores explicações:

como-escolher-o-fusivel-de-vidro-ideal-p

portanto nem vou linkar o site. Usando apenas intuição e empirismo, primeiramente nunca vi ao vivo uma referência a fusível 125V. Mas claro que deve existir pois o autor mencionou...

Em 05/06/2024 às 09:45, galegodoti disse:

referencia que ela pede dois de 125v

Segundamente, o que vislumbro são as tensões que ele suporta depois de aberto. Ou seja ao colocar um de 125 no lugar de 250, pode haver um arco voltaico entre as partes fundidas. Claro, só conceito teórico pois na prática mesmo isso tem quase zero de chance de acontecer... se bem que tudo é regido pela famigerada lei de murph

• Obrigado 1
Postado
52 minutos atrás, .if disse:

primeiramente nunca vi ao vivo uma referência a fusível 125V. Mas claro que deve existir pois o autor mencionou.

Eu já vi. 

Geralmente aparecem em aparelhos com fusível no secundário, onde a tensão costuma ser muito menor do que 125V. 

Também já vi uns fusíveis desses de vidro daquele tamanho maior que eram automotivos. 

Com o valor da corrente alto (10, 15, 20 e 30A) e tensão de 50V.

Creio que esse valor seja mesmo de isolação, assim como vemos em interruptores, tomadas, conectores, cabos elétricos etc. 

• Membro VIP
Postado

Em 07/06/2024 às 18:03, Renato.88 disse:

Eu já vi

Me lembrei que eu também.

• Já vi um curioso valor de 1.15A... Deve ser fusível de precisão 😁..
  • Fusível é um componente que não é testado 100% na produção;🙃
  • tem fusível que é bom pra caramba: queima o circuito todo mas ele fica intacto.... 🤪
  • Sério que não tem graça? 😢
  • Haha 1
  • Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...