Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Sei que o que mais recomendam aqui é o cooler AG400, pelo seu excelente custo-benefício e por ele entregar muito mais daquilo que seu preço indica, mas me veio uma questão, qual cooler seria a "elite"? Por exemplo, eu conheço um pouco da Noctua, e sempre vi excelentes reviews sobre suas FANs e seus coolers, mas não sei se ela seria a "melhor marca" ou se o "melhor cooler" seria de autoria dela.

Questiono isso pensando num cooler extremamente eficiente, que seja capaz de segurar confortavelmente processadores com tdp alto como um i9 14° por exemplo (se isso for possível, dei apenas um exemplo para entenderem meu raciocínio). 

Qual seria o melhor cooler disponível no mercado? E até qual tdp de processador ele suportaria resfriar a uma temperatura pelo menos "ok"? 

• Curtir 1
  • Vitoria Gabriela alterou o título para Qual cooler seria a "elite" na refrigeração?
Postado

Essa é uma Ótima pergunta. Acredito que seja os Water coolers custom, exatamente por serem customs você pode montar da forma que quiser, com as peças que quiser, buscando a "elite" da refrigeração.

edit: existe radiador de até 480mm para montar uns WC custom bem legais.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

No Tom's hardware e TechPowerUp você encontra testes de desempenho de coolers com vários processadores.

Interessante, não sabia disso, vou dar uma olhada lá. 

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Para topo de linha, não tem como fugir de um water cooler 360mm ou 420mm.

Isso com certeza, mas me pergunto até onde pode ir o desempenho de um air cooler e qual o "máximo" que o mesmo pode exercer em refrigerar um processador de tdp elevado. 

4 minutos atrás, raiozin. disse:

Acredito que seja os Water coolers custom, exatamente por serem customs você pode montar da forma que quiser, com as peças que quiser, buscando a "elite" da refrigeração.

Isso com certeza, mas eu me refiro aos air coolers, peço perdão pois admito que não deixei muito claro a qual me referia, já que "cooler" é meio abrangente entre air cooler e water cooler. 

Mas compreendo que um air cooler não chegaria até onde um water cooler pode chegar em quesito de refrigeração, por isso me veio a dúvida sobre qual air cooler é o "melhor" e até qual processador ele seria capaz se refrigerar de maneira aceitável. 

2 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Algo bem interessante, são os produtos da Ice Giant.

Quando olhei a foto do site, de primeira achei que era um water cooler, nunca vi um cooler tão gigante assim kkkkkkkk se colocar ele junto de uma RTX 4090 3x, vai precisar de um suporte para sustentar a placa de vídeo e um suporte para sustentar o cooler do processador. 😅

• Membro VIP
Postado

DeepCool AG620 é um cooler para processadores com TDP alto. A questão é que custa o mesmo que um water cooler...

5 minutos atrás, franciscaum disse:

Aliexpress AG400 Plus

Ele consegue baixar uns 2 graus em relação ao AG400 tradicional, na mesma faixa de valor é uma opção melhor.

• Curtir 2
Postado

@Vitoria Gabriela então, os sistemas de refrigeração a ar, os air coolers, os tops mesmo são os NOCTUA NH-D15, NH-U12A, e os da deepcool, ASSASSIN III, ASSASSIN IV (o mais recente), e o AK 620/AG 620, mas eles não seguram um i9 ou Ryzen 9 da geração atual (mesmo esses air coolers prometendo dissipar tdp de 260w++), mas ainda sim, para esses dois ultimos processadores, somente é recomendado water cooler, e dos bons

Se tentar usar air coolers (qualquer um que seja), nesses 2 ultimos processadores, vai tranquilamente ver 90º pra cima 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Vitoria Gabriela disse:

Questiono isso pensando num cooler extremamente eficiente, que seja capaz de segurar confortavelmente processadores com tdp alto como um i9 14° por exemplo (se isso for possível, dei apenas um exemplo para entenderem meu raciocínio). 

O air cooler considerado referência de desempenho do mercado é o Noctua NH-D15 - R$ 900,00+ por aqui, mas os Thermalright Perless Assassin, Phantom Spirit que custam uns $40 - lá fora; se rivalizam com ele, dependendo do CPU até superam.

Os Air Cooler atingiram um limite de dissipação que a tecnologia não consegue ultrapassar com as restrições de espaço dos gabinetes, a Noctua nem divulga "TPD" máximo que os seus cooler são capazes de dissipar, mas usa uma medida própria NSRP - Noctua’s Standardised Performance Rating;  sendo do NH-D15 "183".

Na atual Computex 2024 a Noctua apresentou protótipos do Noctua NH-D15 revisão B, que de novo tem fans com novo desenho de pás, novas aletas e duas variações de bases convexas otimizadas para o "empenamento" do soquete LGA1700, e uma base reta com um "shin" para evitar que a pasta térmica entre nos recortes dos Ryzen AM5, mas o ganho de performance é estimado em 2-3 graus.

A DeepCool apresentou um Assassin IV IC com "Vapor Chamber" - conceito já foi tentado no passado, lembrando que o Assassin IV praticamente não melhorou relativo ao Assassin III.

Já i9 14ª resfria - mais ou menos; é com WC de 420mm (3 fans de 140mm) - ex. Arctic Liquid Freezer II 420;  ar condicionado na sala e muita fé no santo. 😛

Além de um gabinete com airflow muito bom - o gabinete "king" neste quesito (no banco de dados do Hardware Canucks) é o Fractal Design *orren* (substitua os * por T, a palavra - coisa "old school"; é censurada pelo bot do forum). Vide o amplo espaço para entrada de ar na frente:

Korrenk.jpg

• Amei 3
Postado

Em testes com TDP alto (como 320W+), não há AC que aguente. Para cargas menores, até 250W ou 280W (não me lembro com exatidão), AC high-end/topo de linha segura a CPU, desde que o gabinete não seja o gargalo. Como o 1lokos disse, o Noctua NH-D15 é considerado o melhor AC, tanto pelo arrefecimento quanto pelo baixo ruído produzido. Outras opções topo de linha são o Deepcool Assassin 3, o 4, o Peerless Assassin 120 e o Phantom Spirit 120.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!