Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma RX 7600 da ASRock e a placa é muito boa, porém, acima de 70% RPM o barulho me incomoda muito (tenho hipersensibilidade sensorial). Eu ia fazer um mod nas ventoinhas mas desisti porque a GPU está na garantia, então vou vender e escolher outro modelo. Alguém recomenda algum (sem ser aquele da ASUS x Noctua porque custa os olhos da cara e os 2 rins)? Orçamento é até 1800. Não me importo de comprar peça usada. Se eu não encontrar um modelo, vou comprar uma 3070 fora da garantia e fazer o fan mod.

Postado

Esses 70% de rotação representaria quantos RPM exatamente? Você já tentou undervolting pra fazer a GPU trabalhar mais fria? A alternativa seria apelar para um GPU de menor TDP, que seria "mais fácil de esfriar", teoricamente. É o caso da RTX 4060, que consome geralmente menos de 120W. Minha GTX 1660 Ti também tem mais ou menos o mesmo consumo de uma RTX 4060, mas depois do undervolting que fiz ela caiu pra baixo dos 100W e praticamente não faz ruído (menos do que o cooler da CPU e as ventoinhas do gabinete, pelo menos).

Postado
23 minutos atrás, Nito disse:

então vou vender

falando em vender, consegue fazer quanto nela? você é de onde?

Postado
25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esses 70% de rotação representaria quantos RPM exatamente? Você já tentou undervolting pra fazer a GPU trabalhar mais fria? A alternativa seria apelar para um GPU de menor TDP, que seria "mais fácil de esfriar", teoricamente. É o caso da RTX 4060, que consome geralmente menos de 120W. Minha GTX 1660 Ti também tem mais ou menos o mesmo consumo de uma RTX 4060, mas depois do undervolting que fiz ela caiu pra baixo dos 100W e praticamente não faz ruído (menos do que o cooler da CPU e as ventoinhas do gabinete, pelo menos).

Se não me engano, ela vai a 3000RPM. Sei que acima de 1500 começo a ouvir (mesmo com headset) e quando passa de 2000 incomoda demais.

Já fiz UV. Ela está atualmente 1145mV (1200mV padrão). No furmark, ela roda em até 1085mV, mas quando vou para jogos, começa a dar crashes no DX, então vou aumentando 5mV cada vez que acontece isso. Jogo pouco, não sei se já estou no menor valor possível. 

Diminuir o pwr em 6% deixa a placa mais fria mas ainda chega nos 80°C do hotspot e perco uns 10-15fps. Se eu deixar a curva de fans para um perfil silencioso, o hotspot passa de 90°C (delta de 30C com gpu temp geral).

Edit: lembrei que gravei um vídeo da placa (porque eu filmo tudo o que vendo da OLX para evitar alum golpista) e nele dá pra ver que 80% fica em 2800RPM, então acho que vai até 3500 RPM. Dá para ter noção do som dela tv:

22 minutos atrás, Luqzao disse:

falando em vender, consegue fazer quanto nela? você é de onde?

Eu coloquei um anúncio no Classificados daqui do fórum com o link para a OLX. Tô pedindo 1500 e sou do interior de SP (OLX tá com cupom de 5% de desconto). Garantia até Dezembro de 2025.

Postado
1 minuto atrás, Nito disse:

Se não me engano, ela vai a 3000RPM. Sei que acima de 1500 começo a ouvir (mesmo com headset) e quando passa de 2000 incomoda demais.

Nossa! Minha GTX 1660 Ti em 100% de rotação chega a 3000 RPM, mas jogando mesmo ela fica na casa dos 1800-2200 RPM, e eu nem ouço, mesmo sem headset. Só que minhas 4 ventoinhas do gabinete rodam a uns 1100 RPM cada, elas não são PWM então não consigo baixar mais que isso sem atrapalhar o funcionamento delas. Talvez por isso elas ocultam o ruído da placa de vídeo.

3 minutos atrás, Nito disse:

Já fiz UV. Ela está atualmente 1145mV (1200mV padrão). No furmark, ela roda em até 1085mV, mas quando vou para jogos, começa a dar crashes no DX, então vou aumentando 5mV cada vez que acontece isso. Jogo pouco, não sei se já estou no menor valor possível. 

Diminuir o pwr em 6% deixa a placa mais fria mas ainda chega nos 80°C do hotspot e perco uns 10-15fps. Se eu deixar a curva de fans para um perfil silencioso, o hotspot passa de 90°C (delta de 30C com gpu temp geral).

Entendi. Pra eu conseguir um undervolting mais agressivo (825mV) eu diminui 100MHz no core clock, mas compensei com mais 1500MHz no memory clock (minhas memórias são da Samsung, boas pra OC). Pra manter a GPU com os clocks originais eu consegui descer até 900mV, em stock ela trabalha um pouco acima de 1025mV.

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Nossa! Minha GTX 1660 Ti em 100% de rotação chega a 3000 RPM, mas jogando mesmo ela fica na casa dos 1800-2200 RPM, e eu nem ouço, mesmo sem headset. Só que minhas 4 ventoinhas do gabinete rodam a uns 1100 RPM cada, elas não são PWM então não consigo baixar mais que isso sem atrapalhar o funcionamento delas. Talvez por isso elas ocultam o ruído da placa de vídeo.

Entendi. Pra eu conseguir um undervolting mais agressivo (825mV) eu diminui 100MHz no core clock, mas compensei com mais 1500MHz no memory clock (minhas memórias são da Samsung, boas pra OC). Pra manter a GPU com os clocks originais eu consegui descer até 900mV, em stock ela trabalha um pouco acima de 1025mV.

Então, eu tenho hipersensibilidade sensorial. O volume confortável para mim costuma ser baixo demais para os outros e o bom para os outros é alto para mim.

As minhas fans do gabinete e da CPU são silenciosas. Eu as deixo em 1000-1200RPM porque mal da para ouvi-las. Só em testes de cpu stress que as fans do gabinete (Montech Air 903 MAX) incomodam. As fans da Thermalright são uma maravilha para mim.

Eu já diminui o boost clock de 2695MHz para 2600MHz. Acima de 2600MHz, cada 100MHz aumenta muito a temp (uns 4°C) e abaixo começo a perder desempenho. Já vi YTUBER aconselhando a descer o clock até 2400MHz mas eu não sei mensurar a diferença na prática porque no furmark o clock fica entre 2000-2200MHz dependendo de quanto aumento o pwr limit. As memórias são travadas em 100MHz de OC. Infelizmente não dá pra testar acima de 2400MHz.

Ah, em idle, a placa fica em 30C, mês.o com fans parados. Quando abro um jogo, a temp sobe e fica entre 70-80C. Quando chego em áreas mais pesadas, ela passa dos 80C. E quando passa dos 80C, a fan vai pra 70 ou 80%. Mas quando passa dos 70C, ela já está a uns 60-70% e já tá me incomodando.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Nito disse:

Então, eu tenho hipersensibilidade sensorial. O volume confortável para mim costuma ser baixo demais para os outros e o bom para os outros é alto para mim.

As minhas fans do gabinete e da CPU são silenciosas. Eu as deixo em 1000-1200RPM porque mal da para ouvi-las. Só em testes de cpu stress que as fans do gabinete (Montech Air 903 MAX) incomodam. As fans da Thermalright são uma maravilha para mim.

Eu já diminui o boost clock de 2695MHz para 2600MHz. Acima de 2600MHz, cada 100MHz aumenta muito a temp (uns 4°C) e abaixo começo a perder desempenho. Já vi YTUBER aconselhando a descer o clock até 2400MHz mas eu não sei mensurar a diferença na prática porque no furmark o clock fica entre 2000-2200MHz dependendo de quanto aumento o pwr limit.

Entendi, mano, então sua situação é mais delicada. Suas ventoinhas realmente devem ser boas, porque minhas Corsair AF120 (só tem preço, igual as fontes) a 1100 RPM já fazem um ruidinho considerável, acho que pra você seria um inferno. Eu me incomodei muito quando tinha placa-mãe H61 que não tinha controle de rotação via tensão para ventoinhas que não são PWM, elas trabalhavam no máximo 1500-1600 RPM.

Postado

Pois é. Minha intenção era tirar a shroud e colocar 2 Arctic P12 Max (ruído por volta dos 20dba). Isso resolveria meu problema mas acho um "pecado" perder 18 meses de garantia. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!