Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Prezados,

tenho uma tabela com registros nas quais há diversos repetidos.  Afins de fazer uma espécie de relatório preciso contar os valores das células, porém, distintos.

Por exemplo, uma das estatisticas que eu possúo é a contagem de célular que funciona na seguinte fórmula:

=CONT.VALORES(C4:C1000)

Este me retorna a contagem de células preenchidas, no intervalo do  C4 ao C1000

Porém tenho uma outra estatistica que preciso que é a contagem de células preenchidas, porém com valores distintos.

Segue os anéxos com um print e o arquivo xls em si.

spacer.png

Como pode ver na imagem acima na coluna  A tenho nomes repetidos de arquivos..  como 10207_bs_florin.std  e etc.

Gostaria de uma fórmula para inserir na célula E4   que calcule a quantidade de "arquivos" mas contando apenas 1 de cada.    

Na célula F4,  uso a fórmula descrita no inicio do tópico para contar a quantidade de células preenchidas da columa C, a partir do C4.   

No caso, na célula E4, preciso contar a quantidade de células preenchidas da coluna A,  mas pegando apenas 1 dos nomes repetidos e ignorar o resto... por exemplo  o arquivo   como 10207_bs_florin.std  aparece 5 vezes na coluna A, preciso que ele contabilize um 10207_bs_florin.std e ignore os outros 4 iguais... dai passa para o próximo.. verifica se é repetido, se não for, contabiliza,  se for, pega 1 dos repetidos e ignora o resto...

Então vamos supor, se a tabela fosse do A4  ao  A13, por exemplo,   gostaria que na célula E4, retornasse  5, ou seja ele contabilizou A4, A5, A7, A8 e A9

Mas claro, isso é só um mero exemplo,  porque o intervalo é do  A4  ao  A1000 (coloquei o A1000, porque não sei  a quantidade final, pois a tabela pode ir aumentando)    rsrsr 

Deixo o arquivo xls  para poderem replicar e tentar a aplicar uma fórmula que calcule isso.... 

Eu Já tentei com tabelas dinâmicas, porém não consigo incluir o resultado na célula  E4

A ideia é me gerar uma estatistica de quantos arquivos foram verificados e quantos termos foram revisados... a soma dos termos funciona bem, o problema é contar a quantidade de arquivos, sem repetir, ou pelo menos agrupar os nomes repetidos para contabilizar apenas 1 dos repetidos.

Agradeço demais para quem me ajudar.

Abraços

DS3-Tabela-revisão.xlsx

Postado

Você pode passar a função ÚNICO com o range como argumento para CONT.VALORES. Assim vai excluir os repetidos da contagem.

Para o exemplo de A4:A13 é 6 e não 5:

=CONT.VALORESNICO(A4:A13))

Obs: Vi que alguns registros tem espaço no fim, assim o mesmo nome pode ficar como distinto se um tiver espaço e o outro não. Se não for possível evitar esses casos na tabela terá que tratar isso na fórmula.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Midori Primeiramente agradeço pela resposta!

Funcionou em partes.  Usando como exemplo o intervalo A4:A13,   ele me retornou " 1 ", onde deveria retornar 6 (ps realmente é 6, estava errado no post  rsrs, porque não visualizei que um deles tinha "bs" e não "cv")

OU seja, contar as células assim:

10201_cv_rootgate.std
10203_cv_odo_02.std
10205_cv_kryis_01.std
10206_cb_eforest03.std
10207_bs_florin.std
10207_cv_florin.std

Sendo que 10203_cv_odo_02.std aparece  duas vezes e 10207_cv_florin.std aparece 4 vezes  

Eu ainda não entendo o que há de errado,  mesmo removendo os espaços no final dos nomes como você mencionou.

Se eu faço como teste

=CONT.VALORES(A4:A13) 

Ele retorna 10,  que é o certo.   Mas aí ele tá contando os repetidos também.  No caso, ele deveria excluir da contagem um  dos 10203_cv_odo_02.std  e três dos 10207_cv_florin.std

Quanto a fórmula... eu desconheço.. rsrs nunca mexi a fundo com excel.

Mais uma vez, obrigado pela resposta.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Midori Realmente agora que você comentou, era o excel 2013. E eu descobri que ele realmente não possui a função ÚNICO().   Eu testei a sua fórmula no google planilhas e funcionou perfeitamente!

Mas,  você me deu ideias. Então, eu fiz uma pesquisa exaustiva sobre as fórmulas do Excel 2013 e consegui chegar no resultado esperado, embora isso eu considero uma "volta maior" do que usar a função ÚNICO().  

Então deixo aqui  a fórmula usada  para futuras referências se alguém tiver a mesma dúvida.

=SOMARPRODUTO(SE(ÉERROS(CONT.SE(A4:A13; A4:A13&"")); 0; 1/CONT.SE(A4:A13; A4:A13&"")) * (A4:A13<>""))

Explicação detalhada da fórmula pesquisada:

CONT.SE(A4:A13; A4:A13&"")  Conta quantas vezes cada valor aparece no intervalo, onde o &"" garante que a fórmula trate todos os valores como texto

SE(ÉERROS(CONT.SE(A4:A13; A4:A13&"")); 0; 1/CONT.SE(A4:A13; A4:A13&""))  Substitui qualquer erro na contagem por 0. Isso foi necessário para evitar as divisões por zero que podem ocorrer se tiver células vazias

(A4:A13<>"") Verifica se as células não estão vazias.

SOMARPRODUTO(...)  Multiplica os resultados da verificação das células não vazias pelo inverso da contagem e soma os valores resultantes, correspondendo ao número de valores únicos não vazios.

Basicamente é isso.  Foi uma volta "maior"  mas funcionou... o Excel é fantástico   rsrs   Claro, recomendo muito mais usar a sua versão com a função ÚNICO()  que simplifica tudo... mas quando não há como usar.. essa fórmula resolve.

Sem você, não teria pensado em pesquisar isso.  Por isso agradeço demais! Fortaleceu! 👍

• Curtir 1
Postado

O tratamento da divisão por zero também pode ser feito com SEERRO, p.ex,

=SOMA(SEERRO(1/CONT.SE(A4:A13;A4:A13);0))

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!