Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhoras e senhores, estou com uma dúvida referente a temperatura da minha placa de Vídeo.

Recentemente troquei para uma RTX 3060 e gostaria de saber qual a temperatura em que ela deveria trabalhar, tenho um gabinete com 3 fans na frente, ontem jogando Ghost Of Tsushima, notei a temperatura de 78 °C, que me parece meio ameaçadora, salvo que eu também jogo com o gabinete fechado pelo vidro temperado.

• Pedroou alterou o título para Qual seria a temperatura ideal para a GeForce RTX 3060?
  • Membro VIP
Postado

Abaixo de 75ºC. 

3 minutos atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

tenho um gabinete com 3 fans na frente

Se tem vidro na frente, esse é o problema.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
1 minuto atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

Recentemente troquei para uma RTX 3060

É nova, ou usada? Qual fabricante e quantas fans?

2 minutos atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

tenho um gabinete com 3 fans na frente

Qual o modelo do gabinete?

notei a temperatura de 78 °C

Dependendo do jogo, se ele for bem pesado (ou bem mal otimizado), pode chegar facilmente a essa temperatura, sendo abaixo dos 85ºC eu não vejo problema se estiver rodando algum tipo de jogo pesado, isso também varia com o tipo do seu gabinete, se sua região é mais quente ou fria e etc.

• Membro VIP
Postado

@Rodrigo Vinicius Boarão Dia

Aqui fica na média 69°C, porém isso vai depender do modelo do seu gabinete e da temperatura externa.

Qual modelo do gabinete.

Se você comprou essa placa de Vídeo usada é um boa trocar a pasta térmica.

Mais só faça a troca da pasta térmica se a placa de vídeo for usada, tem um usuário aqui que abriu a placa de vídeo novinha e perdeu a garantia pra ganhar 5ºC a menos 🤦🏿‍♂️.

• Curtir 1
Postado

Modelos mais simples podem esquentar um pouco mais, modelos mais caros (com melhor refrigeração) geralmente vão trabalhar com temperaturas mais baixas. Mas também depende das condições internas do gabinete.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, respondendo a todos com apenas uma resposta.

Trata-se de uma ASUS Dual GeForce RTX™ 3060 OC Edition 12GB GDDR6, comprei usada e com 10 meses de uso, ainda está na garantia da fábrica (3 anos como diz na própria caixa), comprei ela de um bom amigo que sei que sempre trabalhou com boa refrigeração com a placa em sí e no gabinete também.
Eu moro numa região fria no extremo sul do Paraná, bem na divisa com Santa Catarina.
O vidro temperado é apenas na lateral do gabinete. 
o Gabinete é este modelo: Gabinete Gamer TGT Carbon, Rainbow, Mid-Tower, Lateral de Vidro.
E eu jogava um jogo pesado sim. Ghost Of Tsushima, com as configurações no máximo.

@Vitoria Gabriela @Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB Respondidos acima, meus amigos (a). Desde já agradecendo a interação de vocês!

• Obrigado 1
Postado

@Rodrigo Vinicius Boarão esse modelo de RTX 3060 supostamente estaria entre aqueles com melhores temperaturas, a ASUS costuma caprichar um pouco no sistema de refrigeração. Como você mora numa região mais fria, seria esperado que a placa trabalhasse abaixo dos 70ºC, mas talvez o problema seja a refrigeração do gabinete, como já mencionado pelos colegas.

Você está utilizando seu gabinete da forma que veio original, ou acionou mais ventoinhas? Porque ele só tem ventoinhas frontais para entrada de ar, ter ventoinhas para saída de ar é essencial, muitas vezes é até mais importante do que ter ventoinha apenas para entrada de ar. Fora que a frente dele é parcialmente fechada, isso também dificulta um pouco a ventilação, exige ventoinhas com maior pressão estática, e nem sempre os modelos que já acompanham o gabinete são tão bons assim.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Sim, estou utilizando da forma original, nunca mexi nisso. Algumas alternativas seriam: Colocar uma fan da frente no local de saída (atrás do gabinete) ? Ou ver se consigo aumentar a velocidade desses fans? O que voce recomendaria? E sobre a pasta termica, como ainda tenho 2 anos de garantia da placa, não pretendia trocar, o que voce me diz?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

Algumas alternativas seriam: Colocar uma fan da frente no local de saída (atrás do gabinete) ?

Isso, você pode fazer isso se desejar, ficaria mais aceitável ter pelo menos 1 fan atrás para retirada do ar e 2 fans na frente para puxar o ar. 

Ou ver se consigo aumentar a velocidade desses fans?

Se elas estiverem conectadas na sua placa-mãe, você consegue controlar a velocidade delas, se não estiverem e estiverem conectadas diretamente na sua fonte, as fans sempre vão operar na sua capacidade máxima de rpm. 

3 minutos atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

E sobre a pasta termica, como ainda tenho 2 anos de garantia da placa, não pretendia trocar, o que voce me diz?

Não tem necessidade de trocar a pasta térmica de placas de vídeo, as que vem nas mesmas podem durar anos (utilizei minha GTX 1050 ti por longos 8 anos, sua temperatura nunca aumentou consideravelmente e eu nunca precisei a abrir), além de que, mesmo se você quisesse, não poderia abrir sua placa de vídeo de qualquer maneira, pois ocasionaria a perca da garantia da ASUS, sua placa de vídeo está ok e provavelmente vai ficar bem por longos anos também, desde que mantenha um gabinete com temperatura interna aceitável, o melhor para se fazer no seu caso é somente melhorar o air flow posicionando as fans de seu gabinete de uma maneira melhor. 

• Curtir 2
Postado

@Rodrigo Vinicius Boarão pasta térmica não é pra ficar trocando assim não, 1 ano de uso não é suficiente para a pasta térmica original ressecar.

Sugiro pegar uma das três fans, preferencialmente a que fica mais acima, e move-la para a parte traseira do gabinete para operar como exaustor, talvez melhore um pouco a temperatura interna do gabinete. Aqui no meu eu dividi, duas na frente, uma atrás e uma em cima, ou seja, duas para entrada e duas para saída de ar.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
32 minutos atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

Gabinete Gamer TGT Carbon

Dei uma olhada nesse gabinete, ele pelo menos tem uma pequena passagem na frente, mas não é dos melhores em refrigeração, pois cerca de 60% de sua frontal é tampada, e há somente um frufru aberto para a passagem de ar, se quiser melhorar ainda mais a sua temperatura além de reorganizar as fans em seu gabinete, seria melhor comprar outro ou trocar o seu por um de air flow mais "limpo", sem nada na frente que impeça ou atrapalhe a passagem de ar. 

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
6 minutos atrás, Rodrigo Vinicius Boarão disse:

Por fim, mesmo que não esteja ideal, a temperatura não está desesperadora não é mesmo?

Não, a temperatura por mais que um pouco alta, não é algo para se preocupar se mantiver abaixo dos 85°C em atividades estressantes, mas se futuramente quiser uma temperatura melhor, possivelmente terá que ser feita a troca do gabinete, se a reorganização das fans não tiver um resultado satisfatório. 

• Membro VIP
Postado

Remove a tampa frontal do gabinete, ela é só encaixada, se a temperatura baixar seu problema está resolvido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!