Ir ao conteúdo

Microondas Electrolux MT030 20 litros recebe alta tensão mas não esquenta

Ir à solução Resolvido por TOMAS.LIMA,

Posts recomendados

Postado

@TOMAS.LIMA, acredito que você não mediu a alta tensão até porque medir 4000 volts é muito difícil e por que não dizer perigoso. A alta tensão do microondas, diferentemente dos 10 a 20 mil volts da ignição de um carro tem capacidade de corrente e pode transformar uma pessoa em "churrasco".  Claro que dá pra fazer uns testes pra ver se "sai faisca". Eu desconfio de duas coisas:

1- o capacitor de alta junto com o diodo de alta formam um dobrador de tensão que aumenta a tensão do trafão de 2000 para 4000 volts. Se o diodo estiver aberto a tensão cai pra 2000 volts, portanto  o "teste da faísca" vai mostrar que tem alta tensão mas o magnetron esquenta muito pouco. Testar esse diodo é meio chato, dentro dele tem vários diodos ligados em série portanto ao invés de conduzir com 0,6 / 0,7 V pode chegar até uns 12 volts e a função diodo do multimetro não consegue fazer ele conduzir, vai dar que ele esta aberto. Pra testar tem que ligar ele com um resistor de uns 2k em série numa fonte DC de uns 20 volts. No sentido direto a tensão medida nele vai depender de quantos diodos tem dentro dele, pelo que me lembro é algo entre 6 e 12 volts. No sentido inverso a tensão nele vai ser igual a da fonte porque ele não vai conduzir. 

2- mau contato nos fios que vão no magnetron. 

O trafão tem quatro saidas, 2 fios que são os 6,3 volts do filamento do magnetron e a de alta tensão que sai pelo fio de alta e pela carcaça do trafão. Com o microondas desligado meça a resistência entre os dois fios que são ligados no conector do Magnetron, deve dar um  pouco mais de 0 ohms, é quase um curto. Por segurança descarregue o capacitor de alta antes. 

Boa sorte! 

• Curtir 1
Postado

@.if amigo.if, muito obrigado pela atenção que me dispensou. Deus lhe pague.

Sim. Conheço esse esquema. O trafão, o Magnetron, o capacitor e o diodo foram tirados de outro Electrolux velho com ferrugens e problema na membrana. Nesta nova carcaça não quer esquentar embora todos os componentes instalados estejam 'aparentemente' bons.

Antes de instalar eu os testei todos, apesar de não achar necessário. O único que não fiz do diodo em série com o resistor indicado pelo outro amigo abaixo do fórum, Andreas Karl. No mais não sei no momento o que fazer.

@Andreas Karl entendi perfeitamente tudo que você explica acima, mas ocorre o seguinte: depois de testar vários trafos, Magnetron, capacitores e diodos e não dar resultado, resolvi tirar todos esses componentes de outro microondas Electrolux mas de modelo mais antigo que estava funcionando normalmente. Nesta nova carcaça não esquenta, não funciona. Posso garantir que todos os componentes estão bons....

Vou verificar novamente os contatos dos fios do trafo com o Magnetron.

Em tempo: o outro microondas é o me21s

Postado
26 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

Nesta nova carcaça não esquenta, não funciona

Então pode ser falta de aterramento. 

Tipo algum ferrugem ou sujeira. 

O trafo se conecta ao magnetron pela lata da carcaça. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amém amigo. Perceba que o m.o. tem várias chaves de proteção bem como o relé acionador. Teste todos, ok?

Sucessos

Postado

@Renato.88 bem lembrado. Não tinha pensado nisso. A diabetes tá comendo meus miolos. Vou verificar isso.

(Outro fiquei enguiçado na Br com problema elétrico no carr. Estava de cabeça quente e não raciocinei direito e precisei chamar o guincho. 250 reais. 

No dia seguinte em casa, cabeça fria, abri o capô do carro e de cara vi o cabo de aterramento da bateria tava folgado. Apertei e liguei a chave e pronto! Tudo funcionando.

Aí fiquei de cabeça quente novamente. 

@.if olha. Só testei a saída de tensão da placa e chequei as chaves. Sei que tá chegando no trafo mas não sei qual a tensão. Quinta feira vou retomar esse microondas e observar esses detalhes...

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

O meu também é Electrolux. Troquei o capacitor, diodo e magnetron e não bombou. O Trafão mostra as resistências dentro do padrão. As chaves de segurança OK. Sobra os relés. Teste os seus também.

Postado
5 horas atrás, Mega Blaster disse:

Troquei o capacitor, diodo e magnetron e não bombou. O Trafão mostra as resistências dentro do padrão. As chaves de segurança OK. Sobra os relés. Teste os seus também

Nos poucos MO que consertei, mexo na parte mais fácil primeiro. 

No lugar do trafão coloca-se uma lâmpada, aí é só ligar e ver se funciona motores, chaves painel e também a lâmpada. 

Estando OK essa parte e mesmo assim não funciona, aí vamos para o estágio de AT. 

Aí o Magnetron é o primeiro candidato. 

Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí o Magnetron é o primeiro candidato. 

É novo, foi o primeiro que troquei. Depois o capacitor e diodo e ainda não subiu.

Postado

@.if Certo. Mas se tá saindo tensão da placa é sinal que a placa tá boa né? Tá chegando alta tensão no Magnetron. Será que pode ser problema em alguma chave da porta. Eu testei as no local abrindo e fechando a porta e deu tudo ok. Também testei a continuidade de corrente da válvula do microondas, abrindo a tampa do mesmo e tava ok...

@Renato.88 vou confirmar isso 

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

tá saindo tensão da placa é sinal que a placa tá boa né?

Né. Coloca um lâmpada - pode ser de led - na saída que vai pro primario do trafão. Coloca p.ex. 10 segundos no painel e liga. Ve se ela apaga em 10 segundos, a placa tá boa.

Em 23/06/2024 às 00:40, Renato.88 disse:

No lugar do trafão coloca-se uma lâmpada,

Ops.. vi agora que o amigo já tinha falado...

21 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

Como é essa ligação?

No lugar da "mola" maior do "trafo maior" do esquema

Phonto+%252810%2529.jpg

Postado

@.if entendi. A 'mola' que você está se referindo é o enrolamento do primário certo?

Agora a lâmpada, qual é a necessidade dela se eu sei que tá saindo 220v da placa e sei que está chegando alta tensão no Magnetron? Sei também que o Magnetron está bom. 

Fiz curso de eletrônica há 42 anos atrás só por curiosidade. Nunca trabalhei com eletrônica. Só agora que aposentei resolvi começar a mexer com essas coisas pra ocupar meu tempo 

Onde é o aterramento do microondas? Eu sei que é na carcaça, onde os componentes são ligados mas como você sabe que tá ruim o aterramento?

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

A 'mola' que você está se referindo é o enrolamento do primário certo?

Certinho amigo.

15 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

a lâmpada, qual é a necessidade dela se eu sei que tá saindo 220v da placa e sei que está chegando alta tensão no Magnetron?

De fato nem precisa amigo. Ela seria apenas pra se ter uma carga pro caso de dúvida sobre o trafo. No entanto com ela você pode ligar sem medo da perigosíssima a.t. e das ainda mais perigosíssissimas micro ondas pros seus testes, entende?

19 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

sei que está chegando alta tensão no Magnetron

Você ainda não nos contou como fez esta arriscadíssima medição...

21 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

a mexer com essas coisas pra ocupar meu tempo 

22 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

Nunca trabalhei com eletrônica

é sério, m.o. pode ser mortal! Ocupe mas não encurte, ok? 😜

Postado

@.if Onde é o aterramento do microondas? Eu sei que é na carcaça, onde os componentes são ligados mas como você sabe que tá ruim o aterramento?

@.if pois é amigo nunca trabalhei com eletrônica mas entendo o básico, afinal fiz o curso antes de você nascer e montei na época um rádio de 3 faixas tipo caixinha. Não lembro de muita coisa mais não mas nada que eu não possa atualizar. Quanto ao microondas fiz o teste da faísca só pra saber se tá chegando alta tensão no Magnetron mas não dá saber qual tensão exata...  Mas é isso... Vou ter queimar mais miolos pra resolver essa encrenca... Muito obrigado pela sua boa vontade e atenção. Deus lhe pague.

Postado
1 hora atrás, TOMAS.LIMA disse:

Agora a lâmpada, qual é a necessidade dela se eu sei que tá saindo 220v

A lâmpada se usa de início. Quando não se sabe praticamente nada sobre o defeito. 

Você a coloca no lugar do trafo, liga e vê se a lâmpada acende, motor e se as chaves da porta estão ok

Nesse caso, com o aparelho "funcionando" ao abrir a porta, tudo deve desligar menos a lâmpada que clareia o forno por dentro. 

5 minutos atrás, TOMAS.LIMA disse:

Onde é o aterramento do microondas? Eu sei que é na carcaça, onde os componentes são ligados mas como você sabe que tá ruim o aterramento?

Sai um fio fino do enrolamento do trafo e vai arrebitado no núcleo. 

O diodo de alta tensão também vai na carcaça, assim como o magnetron também. 

Os três componentes devem estar interligados via carcaça do aparelho. 

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Os três componentes devem estar interligados via carcaça do aparelho.

... que é onde estão aparafusados.

IMG_20240624_192356.jpg

IMG_20240624_192804.jpg

• Membro VIP
Postado

Meça a continuidade entre a carcaça - longe do catodo do diodo - e terminal de saída do trafão - lado esquerdo do 0.80uF.

Remova o magnetron e meça continuidade FA e F

Phonto+%252810%2529.jpg

• Solução
Postado

Já realizei todos esses testes e descobri um ímã quebrado no Magnetron. Troquei e o problema foi resolvido. Obrigado a todos com contribuiram para a solução do meu problema com respeito e educação.

Sou um idoso de 65 anos que depois de 42 anos da realização de um curso de eletrônica a distância resolveu começar a trabalhar na área... Mudou muita coisa. Não vai ser fácil mas não impossível.

Até a próxima.

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Microondas Electrolux MT030 20 litros recebe alta tensão mas não esquenta
  • 3 meses depois...
Postado

@Renato.88 Olá! Tenho um problema no circuito de AT num eletrolux, que queimou o fusível de alta. Tirei todos os componentes e testei, dentro das possibilidades. Diodo com o auxílio de uma bateria de 9V. Trafo com multímetro, verificando continuidade. Capacitor, verificando curto entre os terminais e terminais e carcaça. O aparelho funciona normalmente, prato, luz, cronômetro, mas não aquece o alimento. Somente achei de problema o fusível de alta queimado. Chegou a escurecer um pouco o terminal do capacitor, devido à queima. Comprei outro fusível, mas não instalei ainda, só comprei um... Será que pode ter sido apenas uma queima de fusível aleatória, devido a tempo de uso, ou algo assim?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!