Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Viver no Rio não é para amadores, e não acho bom ficar pegando na carteira para pegar meu Riocard. Fora que, se me roubarem e levarem a carteira, fico sem poder voltar para casa. Meu celular tem NFC e recarrego e valido o Riocard por ele, então pensei se seria possível clonar meu cartão para um anel NFC e passar a usar esse anel para pagar o transporte público.

Sei que existe pulseira e adesivo oficiais para isso, mas a pulseira é horrorosa e o adesivo ficaria em algo que guardaria na carteira ou no celular, então não são opção.

Alguém já tentou fazer isso antes? Deve ser muito bom só encostar a mão na catraca e passar.

Quero deixar claro que a intenção aqui é saber se é possível e como fazer para dar certo, então vou ignorar quem me chamar de paranoico ou falar de algo não relacionado à questão. (tentei em outro lugar e me estressei com isso)

Se bastar encomendar um anel NFC e copiar o cartão, sem envolver algo super complicado como solda ou resina, está valendo.

Postado

@VósMicêSama Provávelmente o cartão Riocard é protegido com uma chave desconhecida, que você teria que saber para copiá-lo, creio eu. 

Há alguns anos vi esse vídeo e basicamente é dele que assumo que seja meio chato o processo de clonar um cartão desse tipo. Acho que vale a pena estudar por ele.

Solda e resina eu acho que não, mas paciência pra quebrar a segurança do cartão, sim.

Postado

Se realmente tiver esse tipo de proteção e não der para copiar com chave e tudo igual jogo de PS1, então realmente só restaria retirar o chip do cartão e implantar num anel, e isso seria muito complicado...

Postado

@VósMicêSama Aparentemente o tipo de segurança usada nos cartões na época que o vídeo foi lançado era bem falha. Entretanto a tecnologia evoluiu e contornou isso, então tem que ver o que você tem em mãos e "torcer" pra não ser o estado da arte.

Ainda, mesmo que seja inquebrável, existem meios de interceptar as informações trocadas entre o leitor/receptor e o cartão enquanto eles se comunicam, e então obter as "chaves de acesso". Inclusive, creio que o banido Flipper Zero faz algo desse tipo.

Enfatizo que é importante manter a moralidade e usar isso enquanto dentro das diretrizes da empresa.

Postado

O celular pode até substituir o cartão se tiver NFC, basta instalar o app e ele lê os créditos do cartão virtual que o cel cria.

Chegou a procurar relógios android baratos que tenham nfc?

• Membro VIP
Postado

Se você quebrar a segurança do cartão e utilizar cotidianamente a solução, poderá ser acusado de fraude. Defensável. Mas o custo-benefício terá ido pra lua.

Com que distância o circuito do cartão atua? Você pode pensar em outro suporte que não um anel. Pode ser uma pulseira, um relógio. Mas aquela bobina será realmente um obstáculo. Por que não levar no bolso o cartão com protetor de plástico rígido?

Sobre a criptografia, há explicações no TechTudo.

RFID MIFARE Classic era (ou ainda é) a tecnologia embarcada no Bilhete Único de São Paulo. Foi quebrada há muitos anos. Pelo menos uma quadrilha já foi pra cadeia.

Postado

@Thiago Miotto  a ideia é ter mais praticidade, o que o celular não oferece e ainda me exponho.

@alexandre.mbm Se eu só quebrar a segurança para copiar 100% do cartão para o anel, então eu duvido que daria problema, pois não estaria alterando nada.
Os anéis NFC funcionam com uma bobina menor, então o chip do cartão em tese deveria funcionar também nas mesmas condições. Se nada der certo, só me resta usar um cartão reserva como cobaia e transplantar o chip num anel nfc, pois aí o único desafio seria o tamanho da bobina caso não funcione bem de primeira.

• 2 meses depois...
Postado

Eu te respondi lá no outro fórum onde a galera foi *****, mas vou deixar aqui também, por caso de alguém achar solução. Vou tentar explicar atualmente como funciona o RioCard e o JAÉ:

O cartão possui um chip com antena NFC funcionando a 13.56Mhz, o que tecnicamente faz o mesmo que um anel NFC com a mesma frequência. Infelizmente, esses produtos vêm com uma chave serial única, que ocupa o mesmo lugar de gravação da trilha 0 do cartão. Essa trilha é imutável e não pode ser regravada. Ou seja, cada item NFC tem seu próprio número de série.

Creio que o seu problema seja o mesmo do meu, que tenho um biochip NFC implantado na mão esquerda. Ou seja, pra eu clonar o cartão, eu preciso de um biochip zerado, com a opção de poder gravar o número de série na trilha 0. Você pode tentar achar um anel regravável com essas características e fazer uma cópia do cartão com os equipamentos pertinentes. Inclusive, alguns sensores e equipamento você pode comprar pelo Mercado Livre.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!