Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, me desculpem pelo longo post. Porém, mais sucinto e claro que isso... Bom, minha RX 580 MLLSE (PCB ASUS e memórias Samsung) deve estar com algum problema, só pode!

Fui rodar o jogo Test Drive Unlimited, 1ª versão, lançado em 2007, na resolução 1920x1080, a 60 hertz e a RX 580 não aguentou. Durante a execução do mesmo, a placa trava do nada. Perdendo o vídeo e o driver parece se corromper. Quando consigo desligar o PC, corretamente, pelo botão Power ou forçadamente pelo botão Reset, ao ligá-lo novamente a 580 não inicia como deveria.

O Adrenalin diz que o driver não é compatível com a placa em questão e no Gerenciador de Dispositivos do Windows aparece o dispositivo de vídeo como "desabilitado", mesmo estando funcionando o básico. Já nos registros de erro do Windows aparece erro de hardware com os seguintes códigos:

• 141
  • 193
  • ob0 (algo assim).

Curioso que até ontem o PC estava funcionando bem. Eu vinha usando-o, rodando tudo que preciso. Cheguei a rodar, semana passada, a demo de uma nova versão da série Test Drive, que está sendo lançada agora na Steam, o Solar Crown (estando em pré-venda no momento). Para minha enorme surpresa, não só rodou, como consegui gravar uma game play dessa demo capturando tudo pelo OBS Studio. No Adrenalin registrando 50/60fps em 1080p, com gráficos baixos. Este é um jogo da "nova geração" por isso dele ter definido os gráficos no baixo, então não mexi em nada Apenas joguei. Não preciso nem dizer que, meu i5 4590, com 4N e 4T, ficou trabalhando consideravelmente nesta hora. Entretanto funcionou sem problemas. Após o jogo editei o vídeo em 1080p e tudo transcorreu nos conformes. Mas tem uma coisa que aqui estava ocorrendo (percebi devido ao aumento de ruído) é a ventoinha da 580 aumentar a rotação, às vezes vendo vídeos no YouTube. Estivesse, eu, fazendo isso pelo navegador Firefox ou Opera. Mas nunca deixando de funcionar. Segundo o Adrenalin a temperatura tem ficado no seguinte:

• 30º-34º durante o dia com a placa em ocioso ou uso básico, fazendo coisas comuns / simples.
  • 35º-45º com a placa em uso moderado, vendo vídeos na resolução 1080p ou editando-os (por exemplo)
  • 37º-60º fazendo um uso mais intenso, com alguma aplicação gráfica ou jogo que exija mais da GPU
  • 28º no momento que escrevo este post, 08h da manhã, com temperatura ambiente em 16º aqui na minha cidade (centro-oeste)

Minha curva da fan está configurada manualmente. Não fiz undervolt nem nada mais. O restante das configurações estão no "padrão".

Curioso que fazia um tempinho que este meu PC não dava problema algum. Fora, claro, esse aumento repentino da RPM das fans da GPU, do nada. Mas, algo sazonal e por um curto tempo. Ou seja aumenta-se a RPM, mas depois de um tempinho cai Seguindo funcionando. O driver que está instalado nesse momento é a versão 24.3.1.

No caso do jogo Test Drive de 2007 eu só consegui rodá-lo, sem "problemas", em resolução 720p. Com gráficos no alto a 60 hertz.

Outro ponto curioso é que tenho o rodado o jogo Asphalt 9 Legends, que claramente tem um gráfico bem mais ao nível de jogos como o Forza Horizon 5 e com isso demanda mais de placa gráfica. Entretanto, apesar de, em diversos momentos, as ventoinhas aumentarem a rotação, meu PC nunca deu problema rodando ele. A uns 2 meses atrás podia vir a dar alguma anomalia após eu ter feito minha game play. Mesmo eu estando capturando tudo com o OBS Studio.

Meu PC é:

• placa-mãe high end, ASUS Z97-A
  • Intel Core i5 4590
  • 16Gb DDR3
  • SSD + HD
  • GPU AMD RX 5808Gb
  • Fonte 650w MSI Mag A650BN

O que já fiz aqui:

• limpeza
  • troca de pasta térmica
  • troca dos cabos SATA
  • "Troca" dos drivers da GPU - entre mais antigos e mais atual

Confesso que não sei mais o que pensar. Alguém tem mais alguma ideia? Estaria minha GPU pode estar com problemas físicos? Não tenho outra GPU para testar aqui e, meu i5 4590 não tem vídeo integrado (aqui não funciona - já testei).

Postado

Não sou muito experiente com VGAs, mas me parece que o problema possa ser no jogo em si e nas configurações gráficas específicas, já que se fosse defeito na placa você provavelmente estaria passando por problema em qualquer jogo ou tarefa que fosse executar.

O ideal seria você tentar achar algum conhecido com uma outra placa e testar na sua máquina, para isolar o problema.

Dei uma pesquisada rápida, e me parece que o seu processador têm sim iGpu, a HD 4600, segundo a própria Intel. Tente conectar o cabo da 580 na sua placa-mãe e estressar a máquina tanto em jogos quanto testes.

Postado

@RonaldoXbox  Poderia fazer algum sentido isso que você está mencionando. Eu tenho um outro computador que eu utilizo pra testes, que é um i5 de terceira geração, 3570. Este computador possui vídeo integrado sendo uma Intel HD Graphics 2400. No momento essa máquina está rodando um Linux baseado em Ubuntu com jeito de Windows 11. então eu terei de instalar um Windows nessa máquina para poder fazer esse teste.

Ocorre que já tive problemas outras vezes, em me desktop principal, de mau funcionamento, travamento e congelamentos esporádicos. Entretanto nunca aparecia nenhum tipo de erro no relatório de erros do Windows. Somente desta vez que apareceram os erros de hardware que eu citei na postagem inicial Pelo conhecimento que tenho eu sei que erro de hardware com código 141 se refere à placa gráfica. Contudo os outros erros com outros códigos, que aqui eu mencionei , não sei exatamente o que seriam.

Assim que eu instalar um Windows No meu computador reserva eu vou fazer um teste com este mesmo jogo para ver se ali também tem problemas. Visto que este meu computador reserva está conectado na mesma tela de LED com 32pol. em que eu utilizo o meu computador principal Então, no vídeo integrado dela, eu uso resolução 1080p tb.

Vamos ver...

Valeu por responder-me.

• Coordenador
Postado
11 horas atrás, lieggio disse:

Poderia fazer algum sentido isso que você está mencionando. Eu tenho um outro computador que eu utilizo pra testes, que é um i5 de terceira geração, 3570. Este computador possui vídeo integrado sendo uma Intel HD Graphics 2400.

Experimente remover a placa de vídeo. O vídeo integrado do Core i5 4590 precisa funcionar.

No momento essa máquina está rodando um Linux baseado em Ubuntu com jeito de Windows 11.

Qual sistema Linux você está usando? Se for o LinuxFX/WindowsFX/Wubuntu, recomendo fortemente que troque de sistema. O "Wubuntu" é um sistema irregular e com histórico de vulnerabilidades de segurança.

Se quer uma distro Linux com experiência semelhante ao Windows 11 e belíssimo acabamento visual, recomendo o Zorin OS.

Ocorre que já tive problemas outras vezes, em me desktop principal, de mau funcionamento, travamento e congelamentos esporádicos. Entretanto nunca aparecia nenhum tipo de erro no relatório de erros do Windows. Somente desta vez que apareceram os erros de hardware que eu citei na postagem inicial Pelo conhecimento que tenho eu sei que erro de hardware com código 141 se refere à placa gráfica. Contudo os outros erros com outros códigos, que aqui eu mencionei , não sei exatamente o que seriam.

Essas Radeon RX 580 chinesas, de marcas como MLLSE, são conhecidas por usarem chips muito usados e provenientes de mineração, que ainda por cima são submetidos a um processo de soldagem inadequado com temperatura muito elevada. É comum ter problemas com esse tipo de produto (é o tipo de coisa que vai estragar em algum momento, com o prazo dependendo do seu nível de sorte).

• Curtir 2
Postado

@KairanD Bom, vamos por partes:

1. eu já fiz este teste e o vídeo integrado não funciona de forma alguma.
  2. Estou usando o Wubuntu no meu i5 de terceira que é pra testes. Ele está no vídeo integrado, Intel HD Graphics 2400. Essa máquina funciona bem. No meu PC principal que está com a RX 580 estou usando o Windows 11 original.
  3. Apesar do adrenalin não registrar temperaturas muito elevadas, estando dentro da normalidade, eu sinto que o vidro do gabinete esquenta quando a placa está sendo mais usada. Mas raramente ela apresenta alguma anomalia. É uma placa muito boa pelo preço que paguei, à 7 meses atrás.
  4. Engraçado que ela roda alguns jogos em full HD numa boa, sem perda de FPS, como por exemplo o Asphalt 9, visualizador de Second Life, GT Racing 2, GTA S.A. com carros modificados. Rodou até a demo do novo Test Drive Solar Crown. Mas o que aconteceu quando tentei rodar o Test Drive Unlimited de 2007 me deixou encucado. Já vi o jogo ficar lento do nada, dando umas travadas. Mas chegar ao ponto de perder o vídeo e eu ter que desligar a máquina pelo botão Power, foi desta vez. Esquisito demais isso. Possa ser a GPU então!?

Agora eu fico sem saber pra onde correr. Pois estou sem condições de comprar outra GPU que seja equivalente. Como ando trabalhando muito com o celular e estou com uma demanda de serviço mais elevada com ele, vou ter que trocar meu Samsung A34 que não está mais dando conta. Então sem chance de poder gastar com outra GPU agora. Mas eu venho pensando nisso e gostaria de sugestões de substitutas a RX 580. Vou deixar aqui algumas placas que andei olhando:

• NVidia GTX 1050 TI 4Gb
  • NVidia GTX 1060 TI 6Gb 
  • NVidia GeForce RTX 3050, 6Gb

• AMD Radeon RX 6600 8Gb

Não estão tão baratas como em outros tempos não tão distantes assim, mas são as que andei encontrando com preços mais palatáveis. Isso novas, se é que podemos dizer assim, à venda em sites como Pichau, Terabyte...

Interessante que quando comprei a minha RX 580 à 7 meses atrás, eu peguei uma promoção de loja aqui mesmo na minha cidade e paguei 500 contos, à vista. Placa muito bem construída, PCB ASUS, memórias Samsung. Tudo muito bem certinho. Mas agora estou enfrentando estas esquisitices.

O que podem me dizer sobre?

Postado

Bom pessoal, ultimamente minha RX 580 vem aumentando muito o funcionamento das ventoinhas do nada. Estou vendo um vídeo no Youtube e rotação das fans aumentam. A temperatura vem sempre se mantendo bem baixa em uso comum. Porém a ventilação tem feito muito ruido quando uso um pouquinho mais o PC, como estando no Youtube por exemplo. Isso acontece tanto no Fire Fox quanto no Opera GX Minha curva das fans está configurada assim conforme podem ver na imagem em anexo. Seria isso:

1. indício de superaquecimento?
  2. indício de alguma outra anomalia?

Seguem anexo imagens da configuração do meu Adrenalin e a temperatura na minha região no momento em que escrevo este post. Agora são 08:44 da manhã e está frio aqui onde fica o PC. No momento que fiz o print da tela do gerenciador da GPU a velocidade das fans estava na casa dos 1600.

imagem_2024-06-27_084637286.png

Captura de tela 2024-06-27 084346.png

No print a temperatura estava baixa e a velocidade das ventoinhas também. Ocorre que facilmente ela passa dos 2100RPM ao ver um mero vídeo no Youtube em qualidade normal, setada de forma automática pelo player. Aqui minha resolução é 1080p 60 Hertz.

• Pedroou alterou o título para RX 580 MLLSE perdendo vídeo e driver corrompendo ao exigir mais dela
Postado
16 minutos atrás, lieggio disse:

A temperatura vem sempre se mantendo bem baixa em uso comum.

Quão baixa?

Acredito que seja possível que os sensores de temperatura estejam com defeito, fazendo com que a placa "ache" que esteja mais quente do que realmente está.

Ou talvez o oposto, ela está mais quente do que é mostrado e por isso aumenta a rotação das fans, mas de qualquer jeito o problema pode ser nos sensores dela.

Vai saber o que os chineses meteram nelas..

Não sei se é possível, ou custoso, mas talvez consiga realizar este reparo nela - caso entenda de placas e eletrônicos.

Outra opção seria tentar o GPU deshroud, que consiste na substituição das fans da placa pelas de gabinete, caso curta fazer uma gambiarra é um projeto bem interessante de se fazer.

• Membro VIP
Postado

Olá, bom dia. 

Por curiosidade, já tentou utilizar o driver AMD PRO Edition? Normalmente estes crashes e problemas de perder vídeo podem estar atrelados ao driver da AMD. Caso sua placa de vídeo não possua o driver certo, utilize a Radeon RX 6600 como referência que irá funcionar. 

Sobre a temperatura, normalmente as fans deveriam começar a girar a apenas 55 graus para cima.

• 2 semanas depois...
Postado

@TheDemonLena Eu uso o driver Adrenalin normal. Tem funcionado bem. Somente no Test Drive Unlimited de 2007 que em 1080p 60Hz da o problema citado nesta thread. Tenho conseguido rodar ele em 720p. Outro jogo que andou "estressando" meu setup, e consequentemente a GPU, é o GTA IV. Com gráficos setados por ele como baixos, eu achei a fluidez, em uso, meio esquisita. No mais o PC funciona normalmente. Se voltar a ocorrerem as mesmas anomalias vou experimentar o driver PRO.

Obrigado aos que responderam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!