Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, recentemente me mudei para um apartamento em que as tomadas são de 2 pinos, sem o pino do terra. Não tem como eu trocar por hora por ser alugado.

Tenho filtro de linha para ligar meu PC mas ele é de 3 pinos (com o terra) e não achei filtro de linha com 2 pinos pra ligar na tomada.

Eu posso usar um benjamin/adaptador/T na tomada e ligar o filtro de linha nele? Ou pode ser muito arriscado?

• Membro VIP
Postado

.. mas o que vai acontecer é que você soma +1 ponto sujeito a mau contato. Certifique-se que ele está bem travado nos contatos tanto macho quando fêmea.

• Curtir 1
Postado
Em 25/06/2024 às 12:45, RonaldoXbox disse:

Desde que o filtro de linha possua boa qualidade, como por exemplo os da Clamper, não há perda da proteção oferecida por ele.

Os que pretendo comprar são da Clamper, eu tenho um já a quase 4 anos e sei como é bom. Só fiquei receoso de que usar um benjamin pra poder ligar ele pudesse dar algum problema.

Em 25/06/2024 às 13:36, .if disse:

.. mas o que vai acontecer é que você soma +1 ponto sujeito a mau contato. Certifique-se que ele está bem travado nos contatos tanto macho quando fêmea.

É, isso vou tomar o maior cuidado, vou comprar um benjamin que fixe bem em ambos os lados pra evitar problema.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@danilo001 Bom dia!

Depende da qualidade do T/Benjamin. Se for um T de qualidade tipo Daneva ou Pial, pode usar sem problema! Mas nada de T de camelô de qualidade duvidosa!

E lembre-se de nunca ultrapassar a corrente suportada pelo filtro de linha (10A).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@bacalhau cruzmaltino Esse adaptador nunca que deve ser utilizado, ele não é homologado pelo Inmetro, e ele, além de mal suportar 10A, ainda permite a ligação de aparelhos de 20A em tomada de 10A, o que é extremamente perigoso com risco de incêndio.
É "mais seguro" trocar a tomada por uma de 20A (mesmo o circuito sendo de 10A), do que usar esses adaptadores xing-ling. Mas o correto é fazer um circuito de 20A exclusivo para a tomada.

Postado

@Ferox Graxaim Meu Caro

Conheço e confio nos produtos da Legrand/Pial.

Mas uso e confio nesse Adaptador que considero de qualidade, desde que entrou no mercado,

e o mesmo é vendido por muitas empresas.

Não me importa, se é homologado ou NÃO pelo inmetro, porque até agora não li e nem vi nenhum relato de problemas com o adaptador.

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@bacalhau cruzmaltino Eu mesmo já tive um desses no qual liguei um aquecedor cujo padrão de tomada era europeu (pino mais grosso).
Nem era 20A, era menos de 10A (2000W 220V). E adivinha: derreteu. E era exatamente igual esse que tu recomendaste.

Além de, pelo fato de ter mais resistência, o desperdício de energia é maior.

Os problemas aparecem a longo prazo, e não a curto prazo. por exemplo: eu tinha um chuveiro que foi ligada uma emenda de cabos de corrente inferior a recomendada, e demorou anos para derreter. Graças a Deus que não provocou um curto-circuito.
Qualquer equipamento elétrico precisa ser homologado pelo Inmetro, esses adaptadores xing-ling são inclusive proibidos de serem comercializados devido a falta de seguraça, e digo mais: o Inmetro é muito frouxo na homologação, tem muito equipamento que é homologado e é péssimo, como capacetes de moto baratos por exemplo.

É mais seguro trocar a tomada por uma de 20A, mesmo que a fiação não suporte, do que usar esses adaptadores xing-ling. Ao menos assim se a instalação foi bem dimensionada o disjuntor vai desarmar antes que o fio possa derreter.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!