Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se recomendam algum lugar para aprender ou entender melhor como montar um computador. Estou há alguns dias tentando aprender sozinho pelos vídeos do Youtube, mas já me deparei com contradições que me deixaram mais perdido, como alguns falando que Blender depende muito mais da CPU do que da GPU e vice-versa. Além das dúvidas, quando achei que tinha entendido o esquema de i3, i5, i7 e i9, me deparo com um i5 12600K de 10 núcleos e quebrou tudo que eu havia entendido. Enfim, guardei o salário de 1 ano para montar meu primeiro computador e quero que ele seja focado em 3d, VFX e que eu consiga jogar uns joguinhos de vez em quando (nada de ultra, só ali no recomendado). Sei que hoje todo conhecimento é muito dissipado, mas se tiverem algum site, livro, canal em específico, agradeço. Valeu!

Postado
15 minutos atrás, WhoKnowsTheDay disse:

alguns falando que Blender depende muito mais da CPU do que da GPU e vice-versa

Depende do que você vai fazer no Blender. A CPU tem maior versatilidade pra fazer cálculos, mas certos cálculos a GPU consegue fazer com muito mais eficiência. Certos outros ela é incapaz de fazer.

achei que tinha entendido o esquema de i3, i5, i7 e i9, me deparo com um i5 12600K de 10 núcleos e quebrou tudo que eu havia entendido.

Não tem esquema. i3 é a linha de entrada, i5 intermediária, i7 avançada e i9 topo de linha.

guardei o salário de 1 ano para montar meu primeiro computador e quero que ele seja focado em 3d, VFX e que eu consiga jogar uns joguinhos de vez em quando

Tem quanto pra investir?

Sei que hoje todo conhecimento é muito dissipado, mas se tiverem algum site, livro, canal em específico, agradeço. Valeu!

Tem o livro do Gabriel Torres: https://www.clubedohardware.com.br/livros/disponiveis/montagem-de-micros-4ª-edição-2022-r32/

Postado

@Shaman93 Obrigado pela resposta! Vou dar uma olhada no livro. O que não entendo é como o i5 é intermediário em uma geração com 6 núcleos e em outra ele tem 10, para mim (como leigo) parece que a nomenclatura perde total sentido. 

Juntei 8k, mas dá para gastar 8.5k se for para garantir uma coisa a um longo prazo maior. No Reddit todos recomendaram eu mesmo montar, mas tem sido bem complicado entender o raciocínio para escolher as peças.

• Solução
Postado
11 minutos atrás, WhoKnowsTheDay disse:

O que não entendo é como o i5 é intermediário em uma geração com 6 núcleos e em outra ele tem 10, para mim (como leigo) parece que a nomenclatura perde total sentido.

A cada geração tem avanços, cada vez rodamos mais programas simultaneamente, e os próprios programas são desenvolvidos, dentro do possível, pra conseguir aproveitar uma quantidade cada vez maior de núcleos. Durante um tempo a nomenclatura tava atrelada ao número de núcleos, mas hoje isso vem se perdendo, apesar que pra uma mesma geração, via de regra mais núcleos = mais caro. Também vai acontecendo uma evolução de modo que um i3 da geração atual é muito mais forte que um i7 de algumas gerações atrás.

17 minutos atrás, WhoKnowsTheDay disse:

Juntei 8k, mas dá para gastar 8.5k se for para garantir uma coisa a um longo prazo maior. No Reddit todos recomendaram eu mesmo montar, mas tem sido bem complicado entender o raciocínio para escolher as peças.

Nesse valor dá montar uma configuração muito boa. O principal é ver se as atividades que vai fazer costumam ser limitadas por CPU ou GPU, pra decidir onde vale a pena investir mais.

Postado

Entendi, muito obrigado. Vou dar mais uma estudada e volto com as dúvidas.  A galera constuma separar por tópico para cada peça ou é comum que façam um tópico para tudo? Já to aproveitando para perguntar porque é tudo novo kk

• J.Augusto F alterou o título para Fonte de estudo para montar PCs saindo das contradições dos vídeos do Youtube
Postado
Em 30/06/2024 às 18:59, WhoKnowsTheDay disse:

A galera constuma separar por tópico para cada peça ou é comum que façam um tópico para tudo?

Se você criar um tópico com o tipo de utilização do PC, orçamento e preferências por marcas/modelos (se houver) o pessoal aqui do fórum te indica setups otimizados, de acordo com as suas especificações e recursos disponíveis. Coloca tudo em um tópico só que fica muito mais fácil.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!