Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera fiz um Upgrade. Coloquei um R7 5800x no seguinte setup:

4x8gb memória Asgard RGB
B450m Steel Legend

Cooler GAMAXX400 V2

2 SSDS SATA + 1 NVMe + 1 HD
Fonte Deepcool DA500, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

GPU 1060 3gb MSI

Eu acabei de ligar o PC, comprei o processador usado no ML e to fazendo uns testes mas no primeiro stress ele desligou. Acabei de deixar outro stress agora de 1min no CPUIDPowerMAX. Durante o stress esses foram os resultados:

A duvida é: VRM há 80 graus é mt perigoso? O CPU eu sei que esquenta mesmo, mas meu medo é não suportar.

Vou deixar fotografia do meu gabinete aí pra vocês verem o fluxo de ar (não é dos melhores se quiserem dar dicas).

PS: Eu sei que um R7 5800x pode ser muito pra um GAMAXX 400V2 mas a ideia é tentar um undervolt e ele não vai trabalhar muito em stress, só em stock mesmo.

imagem_2024-07-01_202555536.png

WhatsApp Image 2024-07-01 at 20.28.26_0189f14c.jpg

Postado

Pegou um dos processadores AM4 mais quentes, este aircooler simples não dará conta dará conta de um 5800X nem aqui nem china. E o fluxo de ar deste gabinete está errado, posicione duas fans com a parte "bonita" para frente do gabinete (qual o modelo dele? talvez não suporte elas), e vire a fan traseira, isso já deve melhorar um pouco as temperaturas.

Undervolt será obrigatório e a compra de um water cooler decente também.

36 minutos atrás, Elias martins disse:

e ele não vai trabalhar muito em stress, só em stock mesmo.

Em jogos, ou outras tarefas?

Postado

@RonaldoXbox Não entendi como devo posicionar as fans, ue, tenho que virar elas com o led pra fora?

Vou usar pra trabalho, e ele não passa de 60 C pra isso. Só me preucupa o VRM mesmo, mas em stock fica de boa.

Postado

A temperatura dos VRMs chegou a 80 em teste de estresse ou idle?

O 5800X não passa de 60 com este cooler fraquinho? Já tinha ouvido falar que nem water de 240 aguentava ele.

Acredito que o undervolt ajude na temperatura da placa-mãe, mas cuidado ao realizá-lo.

Em relação às fans, a parte com adesivo e RGB fica na frente, como na seguinte imagem.

image.png.c247e6fd14a4c11d6d4c1e6f31da6ddc.png

A parte "feia" (sem RGB e o adesivo tem diversas informações) da fan fica para trás.

O colega @GuilhermeGB entende bastante de undervolt, acredito que ele consiga te auxiliar também.

Postado

@Elias martins VRM a "80" graus não é um problema, ainda mais que é um processador relativamente exigente. Isso, a parte com o led é por onde o ar entra, mais uma coisa, o teste AVX do PowerMax é meio irrealista, faça o teste novamente mais usando a opção SSE, em relação a temperatura fica mais parecido com Cinebench e o Blender por exemplo.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Chegou em 80 C em stress no CPUID Power Max. Sim, em stock e trabalhando aqui ele fica até no máximo uns 68C, bem de boa visto que esse CPU pode trabalhar tranquilo até 90C ( não que eu queira ele nessa temperatura ). Mas o Gamaxx parece estar suportando até então. Agora eu entendi o que você disse sobre as fans, vou tira-las do teto do gabinete e coloca-las na frente né, igual ta na foto, beleza.

@Hisoka Você tem toda razão, esse PowerMax é meio maluco, eu testei em jogos, renders e no Aida64. Todos ficaram no máximo com 80-85C. Mas Com Power em AVX pulou absurdamente pra 93C wtf.

Postado

@Elias martins bom dia, amigo. De onde você tirou essa temperatura do VRM? Eu não vi temperatura nenhuma de VRM aí, só vi temperatura do processador, e 80ºC é OK. Alias, HWMonitor é horrível, apaga isso aí do seu PC e baixa o HWiNFO64.

2 horas atrás, Elias martins disse:

Mas Com Power em AVX pulou absurdamente pra 93C wtf.

Teste de AVX é irrealista, nenhuma aplicação da vida real vai torturar o processador igual teste de AVX. Você usa no máximo pra testar o pior caso de estabilidade de overclock ou undervolt, não pra testar temperatura.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 5800X aquecendo na B450M Steel Legend
Postado

@GuilhermeGB Ali no TMPIN7

Realmente mt surreal, to trabalhando aqui com PC e não passa de 50 C. Fiz um Undervolt de 1.3V pra 4400mhz, depois vou tentar refinar mais. Se alguém tiver alguma dica aí de Undervolt nessa placa e processador...

Vou testar com esse HWINFO

Postado
6 horas atrás, Elias martins disse:

@RonaldoXbox. Agora eu entendi o que você disse sobre as fans, vou tira-las do teto do gabinete e coloca-las na frente né, igual ta na foto, beleza.

Veja, do jeito que esta uma destas fans que esta no topo, a que fica na frente do air cooler esta fazendo apenas uma coisa, roubando ar do fan do air cooler (seta azuis), mais atrapalhando do que ajudando.

Fans-90-graus.jpg

Coloque as duas fans na frente admitindo ar - mas por dentro da armação, pois este gabinete parece ter a frente fechada, com pouca entrada de ar por grades nas laterais da moldura frontal, se colocar as fans por fora da armação vão ficar para frente das grades, dificultando puxar ar.

Quando usa air cooler só deve colocar uma fan no topo, perto da traseira para remover ar quente da região do VRM, mas como tem apenas 3 priorize a frente e a traseira.

• Curtir 1
Postado

@1lokos @RonaldoXbox Meus amigos, fiz certo? 

Estou pensando em comprar +2 fans iguais a essa e colocar no teto do gabinete (em vermelho), igual estavam essas duas da frente anteriormente, melhoraria ou não a temperatura e fluxo de ar?

as fans são da t dagger TGF200, só dao 38.5 CFM cada . Seria uma boa ou é rasgar dinheiro? Elas são bem baratinhas por sinal

fanss.jpg

Postado

Compra só uma e coloca em cima perto do fundo, vai extrair ar quente da região do VRM, já a fan que colocar em cima para a frente do air cooler só vai atrapalhar. Vide o texto grifado em vermelho, neste teste da NZXT:

Citação

Nota para este teste, a temperatura da CPU piorou devido à ventoinha frontal superior empurrando (para fora) o ar fresco que é puxado para dentro do gabinete pela parte frontal direita antes de atingir o cooler da CPU. Recomendamos fortemente a remoção de quaisquer ventoinhas que estejam na parte superior frontal do gabinete se um cooler air for usado.

Isso mesmo, usando air cooler gabinete H6 ficou melhor refrigerado com 3 fans do que com 7 fans. 😉 

Duas ou três fans no topo fazem sentido quando usar water cooler com o radiador instalado na parte da frente, nesse caso vão remover ar quente de dentro do gabinete.

H6-3.jpg

Veja o ar frio que entra pela frente - caminho da seta azul; sendo puxado para fora antes de chegar no air cooler, os dois fans no topo desse gabinete só estão servindo para o "frufru", não para a refrigeração, para este propósito o gasto com estes fans é desperdício.

No entanto se a motivação para comprar mais fans for "empiriquitamento", não se preocupe com possíveis 2 graus a mais na temperatura do CPU, isso faria diferença se fosse usado um i9-14900KF, que por qualquer uso passa dos 100 graus. Estes fans colocados em cima do PSU cover também tem eficiência duvidosa

Airflow-errado-Pipoca-RGB.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!