Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala gente, beleza? chegou a hora de investir em uma placa-mãe e queria escolher uma boa, acredito que as 3 são ótimas, eu pegaria a MSI por ser uma placa ATX (Linda), mas irei priorizar a performance de cada uma, alguma delas se sobressai? 

placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-PLUS

Placa-Mãe MSI MPG B550 Gaming Plus

Minha Placa atual é uma "b450m ds3h v2" de qualquer jeito vou trocar a placa-mãe porque quero montar um outro PC com as peças antigas que tenho aqui.

Obrigado desde já pela ajuda de sempre.

• Solução
Postado

A versão da MSI é de longe a melhor das 3, enquanto a a AORUS é de longe a pior das 3, na verdade está MUITO abaixo das outras duas, ela só tem aparência de placa premium.

OBS: sua placa atual já deve segurar o 5700X3D sem problema algum. Se for pra trocar de placa-mãe junto com processador, melhor já pensar em AM5.

• Amei 1
  • Moderador
Postado
7 minutos atrás, SaulGoodman disse:

eu pegaria a MSI por ser uma placa ATX (Linda)

Pois pegue se o seu gabinete suportar ATX, é uma excelente placa.

placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Essa é ruim, não vale a pena.

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-PLUS

Boa, mas não se compara à MSI citada.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Pedroou alterou o título para Qual placa-mãe me indicam para um Ryzen 7 5700X3D?
Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A versão da MSI é de longe a melhor das 3, enquanto a a AORUS é de longe a pior das 3, na verdade está MUITO abaixo das outras duas, ela só tem aparência de placa premium.

OBS: sua placa atual já deve segurar o 5700X3D sem problema algum. Se for pra trocar de placa-mãe junto com processador, melhor já pensar em AM5.

Cheguei a considerar o AM5, porém pelos jogos que eu jogo e em 1080p, não sei se um dia vou precisar sair do AM4 tão cedo, e o processador AM5 que eu pesquisei "Ryzen 7 7700" (no preço que eu posso pagar), tem desempenho inferior ao 5700X3D no vídeo que eu vi. O processador eu vou comprar mês que vem ainda porque ja terei condições de pegar ele e um Water Cooler juntos. obrigado pela sua ajuda.

12 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Pois pegue se o seu gabinete suportar ATX, é uma excelente placa.

Essa é ruim, não vale a pena.

Boa, mas não se compara à MSI citada.

Top... meu Gabinete aceita sim a placa ATX, acho que ela é a melhor opção mesmo. Obrigado, Batata 😃

• Amei 1
Postado
agora, SaulGoodman disse:

e o processador AM5 que eu pesquisei "Ryzen 7 7700" (no preço que eu posso pagar), tem desempenho inferior ao 5700X3D no vídeo que eu vi

Qual seria a fonte? O Ryzen 7 7700 na maioria dos jogos tem desempenho até acima do 5700X3D. O que fica mais próximo dele é o Ryzen 5 7600, um CPU que custa o mesmo preço do 5700X3D hoje.

No gráfico abaixo tem as versões 7600X e 7700X, mas o desempenho é o mesmo para as versões sem "X".

Average-p.webp

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
5 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Cheguei a ver essa placa na Kabum, mas pela pouca diferença de preço, eu fiquei em dúvida nessas 3 Placas que eu citei, mas é um ótimo custo beneficio e obrigado demais pela sugestão, Guiherme.

@GuilhermeGB Eu tirei como base esse vídeo no YT aqui: Ryzen 7 5700X3D vs Ryzen 7 7700 vs Ryzen 5 7500F   E pela tabela que você mandou aqui eu não sei se ainda vale a pena trocar todo meu Setup por essa diferença de desempenho, eu só jogo jogos competitivos em 1080p ... e pra empurrar a minha RX7600 acho que o 5700X3D ja ta mais que excelente, acredito que não irei precisar de um AM5 tão cedo. xD 

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Qual seria a fonte? O Ryzen 7 7700 na maioria dos jogos tem desempenho até acima do 5700X3D. O que fica mais próximo dele é o Ryzen 5 7600, um CPU que custa o mesmo preço do 5700X3D hoje.

No gráfico abaixo tem as versões 7600X e 7700X, mas o desempenho é o mesmo para as versões sem "X".

Average-p.webp

• Curtir 1
Postado

@SaulGoodman eu não costumo considerar esses testes de canais qualquer do Youtube por vários motivos, um deles é esse aqui:

Citação

RAM 1 : 2*16GB DDR5 4800MHz

RAM 2 : 2*16GB DDR4 4800MHz

O cara simplesmente meteu a plataforma AM4 com uma f*cking RAM de 4800MHz, muito acima do que um usuário comum utilizaria. E na plataforma AM5, colocou também 4800MHz, a pior frequência de RAM DDR5, ninguém usaria assim, porque o desempenho de CPUs AMD é bastante afetado por RAMs lentas.

A questão de AM4 vs AM5 é que em um dos casos você estaria investindo caro numa plataforma que não tem mais caminho de upgrades, e no outro você estaria investindo numa plataforma que tem pelo menos mais umas 4 gerações de processadores para sair no futuro. Uma placa-mãe boa que você pega agora te garante excelentes opções de upgrade até daqui uns 5 anos.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB Tirando o fato da MSI ser ATX e ter algumas conexões extras que nunca vou usar, a diferença em temperatura nos VRM são relativamente próximas(comparação no vídeo do Guiga Games). O que torna ela MUITO melhor que a da ASUS? Eu uso uma ASUS TUF B550-Plus, e agora fiquei com essa dúvida.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@SaulGoodman eu não costumo considerar esses testes de canais qualquer do Youtube por vários motivos, um deles é esse aqui:

O cara simplesmente meteu a plataforma AM4 com uma f*cking RAM de 4800MHz, muito acima do que um usuário comum utilizaria. E na plataforma AM5, colocou também 4800MHz, a pior frequência de RAM DDR5, ninguém usaria assim, porque o desempenho de CPUs AMD é bastante afetado por RAMs lentas.

A questão de AM4 vs AM5 é que em um dos casos você estaria investindo caro numa plataforma que não tem mais caminho de upgrades, e no outro você estaria investindo numa plataforma que tem pelo menos mais umas 4 gerações de processadores para sair no futuro. Uma placa-mãe boa que você pega agora te garante excelentes opções de upgrade até daqui uns 5 anos.

Nossa, nem reparei nessas frequências de memórias que ele usou, mas se eu optasse por AM5, eu terei que esperar pelo menos uns 3 meses, porque vou ter que investir em memórias também e dai eu compraria tudo de uma vez... 

O que acha desse Kit aqui???

placa-mãe MSI PRO B650M-P

memória KINGSTON FURY BEAST, 16GB (2X8GB)

E o Ryzen 7 7700 ... essas memórias de 5200Mhz ja é uma frequência boa?

Postado
4 horas atrás, Hisoka disse:

@GuilhermeGB Tirando o fato da MSI ser ATX e ter algumas conexões extras que nunca vou usar, a diferença em temperatura nos VRM são relativamente próximas(comparação no vídeo do Guiga Games). O que torna ela MUITO melhor que a da ASUS? Eu uso uma ASUS TUF B550-Plus, e agora fiquei com essa dúvida.

Eu considero ela melhor justamente por ser ATX, placa maior, tem mais espaço no PCB, mais conectores, também acho ela mais bonita que a ASUS (gosto pessoal). As duas tem um VRM muito acima do que um usuário comum precisa.

3 horas atrás, SaulGoodman disse:

Nossa, nem reparei nessas frequências de memórias que ele usou, mas se eu optasse por AM5, eu terei que esperar pelo menos uns 3 meses, porque vou ter que investir em memórias também e dai eu compraria tudo de uma vez... 

O que acha desse Kit aqui???

placa-mãe MSI PRO B650M-P

memória KINGSTON FURY BEAST, 16GB (2X8GB)

E o Ryzen 7 7700 ... essas memórias de 5200Mhz ja é uma frequência boa?

Então, cara, 5200MHz ainda é uma  frequência relativamente baixa. As coisas começam a melhorar de 5600MHz pra cima, mas as latências são até mais importantes, se você combinar uma memória de boa frequência e boa latência com os Ryzen 7000, pode dar uma diferença de 10-15% (ou até mais) em jogos em relação a memórias baratas.

Esse vídeo do Hardware Unboxed mostra bem isso, as memórias RAM super tunadas se saem consideravelmente mais rápidas que RAMs mais lentas. E nesse vídeo você pode até ver o quanto RAMs de 4800MHz baratas atrasam o desempenho do CPU.

Memórias boas de verdade são caras demais aqui no Brasil, por enquanto, então dá pra ficar no meio do caminho com algo tipo, 5600MHz CL36-36-36, que provavelmente teria um resultado semelhante a RAMs 6000MHz CL40-40-40 do vídeo acima. Ou você pega um kit barato agora já pensando em trocar por um kit bom no futuro, com o tempo deve começar a se popularizar mais memórias 6000MHz e 6400MHz com latências mais baixas e preços mais acessíveis.

Se você acha que vai ficar pesado demais pra você esse investimento, eu sugiro que você fique apenas no 5700X3D e deixe a troca de placa-mãe. Foque em for montar uma configuração nova AM5 daqui alguns anos, já com um processador mais rápido, RAMs mais refinadas. Mas você quem decide se aceita ou não minha sugestão, se você achar que o investimento em placa-mãe e o 5700X3D é bom o suficiente pra você, então vai fundo, o importante é você fazer aquilo que não vai te fazer se arrepender depois.

EDIT: Ata, e sobre a placa-mãe, essa aí não é das melhores B650, mas deve segurar uma R7 7700 e CPUs desse nível sem problemas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!