Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, tudo bom?

Gente, nunca tinha comprado nem montado um PC antes, então me perdoem qualquer coisa.

Como sou novato, só peguei peças de marcas conhecidas ( por medo de errar, não por renda ),

E a build, "no papel" por enquanto está assim:

Processador AMD Ryzen 5 5600Gt com 6 núcleos e 12 threads para trabalhos pesados.

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H com slot para processador AM4 e suporte a memória DDR4 3200MHz.

Kit com 2 módulos de memória RAM DDR4 de 8GB cada e velocidade de 3200MHz para melhor desem

Placa de Vídeo Gainward - GeForce RTX 3060, 12GB GDDR6, GHOST Series

E eu queria saber algumas coisas:

1. Essa build é uma boa?

2. Vocês aconselham alguma mudança para upgrades futuros?

3. Uma FONTE ATX 650W - CV650-80 PLUS BRONZE - COM CABO DE FORCA - CP-9020236-BR consegue alimentar o PC?

4. Essa build roda jogos em boa resolução?

Obrigado pela atenção

Postado

Bom dia. Você ainda cometeu erros básicos que podem comprometer o desempenho do seu PC.

• Primeiramente, você está montando uma máquina com placa de vídeo e selecionou uma APU (processador com gráfico integrado), onde a parte de CPU dele é mais fraca e mais capada do que processador da linha principal Ryzen, como o Ryzen 5 5600 (sem "G", "GT" ou "X").
  • Segundo que essa placa-mãe não suportaria o 5600GT de cara sem atualização de BIOS, esse CPU acabou de ser lançado.
  • Terceiro, a RTX 3060 costuma ser uma péssima compra devido ao preço elevado. Ela é uma placa da geração passada que continua sendo vendida, porém os preços não costumam ser competitivos.
  • Quarto, a CV650 não costuma ser a melhor opção de fontes na sua faixa de preço, existem opções superiores e até mais baratas.

Ainda faltam itens importantes que não foram citados, como o modelo do gabinete, modelo do SSD, também não disse o modelo das memórias RAMs (tem algumas marcas que eu evitaria). Talvez a melhor alternativa seria dizer o valor total que tem pra investir e nós te ajudamos a selecionar as melhores peças.

• Curtir 4
Postado
8 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Daniel Oliveira Lopes Bom dia e bem vindo.

Fale o quanto pretende gastar nesse PC que algumas coisas da para melhorar.

Como trocar esse Ryzen 5600GT por um Ryzen 5600 e trocar essa placa de vídeo por um RTX 

4060.

Obrigado, por responder, a ideia principal era 3000 reais, mas fazendo as contas, ficou na casa dos 6000, infelizmente

Vou dar uma pesquisada, obrigado pelas sugestões 🙂

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom dia. Você ainda cometeu erros básicos que podem comprometer o desempenho do seu PC.

• Primeiramente, você está montando uma máquina com placa de vídeo e selecionou uma APU (processador com gráfico integrado), onde a parte de CPU dele é mais fraca e mais capada do que processador da linha principal Ryzen, como o Ryzen 5 5600 (sem "G", "GT" ou "X").
  • Segundo que essa placa-mãe não suportaria o 5600GT de cara sem atualização de BIOS, esse CPU acabou de ser lançado.
  • Terceiro, a RTX 3060 costuma ser uma péssima compra devido ao preço elevado. Ela é uma placa da geração passada que continua sendo vendida, porém os preços não costumam ser competitivos.
  • Quarto, a CV650 não costuma ser a melhor opção de fontes na sua faixa de preço, existem opções superiores e até mais baratas.

Ainda faltam itens importantes que não foram citados, como o modelo do gabinete, modelo do SSD, também não disse o modelo das memórias RAMs (tem algumas marcas que eu evitaria). Talvez a melhor alternativa seria dizer o valor total que tem pra investir e nós te ajudamos a selecionar as melhores peças.

Eita, eu achei que eu sabia, mas eu não sabia era nada

Bem sobre isso, você tem alguma build recomendada pra futuros upgrades, na casa dos 3000, 4000 reais?

Postado

Bom dia,

Qual seu orçamento para o pc? Precisamos de uma média para poder dizer qual as melhores peças.

a qualidade da B450M DS3H não vale a pena pelo preço dela.

qual a marca, frequência e latência da ram que você escolheu? Se não souber ainda pode falar.

a RTX 3060 em loja BR (ou seja, sem a taxação extrema) esta custando por volta de 1800 reais, é melhor comprar uma rx 6600 que custa por volta de 1300 e tem desempenho igual ou superior.

• Curtir 2
Postado

Estou optando por comprar tudo na terabyte, pois imagino que seja de confiança, o que vocês acham de uma Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 4060 por R$ 2.089,99 (um aumento de 70 reais comparado à placa de vídeo 3060 que eu citei) e um Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz por R$ 839,90?

• Solução
Postado
13 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

Eita, eu achei que eu sabia, mas eu não sabia era nada

Não se preocupe, foram só pequenos erros, você foi bem.

16 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

Bem sobre isso, você tem alguma build recomendada pra futuros upgrades, na casa dos 3000, 4000 reais?

Bom, nessa faixa de preço fica um pouco complicado, mas vou tentar.

AMD Ryzen 5 5600 - R$846

MSI B450M PRO-VDH Max - R$475

RAM XPG Gammix D35 8GB 3200MHz CL16 (x2) - R$296

AMD RX 6600 8GB ASRock Challenger D - R$1.300

SSD Kingston NV2 1TB - R$420

Fonte Gamdias Cyclops M1-550B - R$250

Gabinte Montech Air 100 ARGB - R$280

Cooler DeepCool AG400 - R$130

A Configuração acima tem um bom potencial de upgrade em relação a placa de vídeo, a RX 6600 em si tem um desempenho bem adequado para rodar a maioria dos games modernos com qualidade aceitável, o desempenho é próximo de uma RTX 3060 (um pouco abaixo). Se você sentir que está faltando poder de processamento, no futuro poderá utilizar um Ryzen 7 5700X3D ou, dependendo de quando for fazer o upgrade, já migrar direto para a plataforma AM5 com nova placa-mãe, processador e memória RAM DDR5.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Qual seu orçamento para o pc? Precisamos de uma média para poder dizer qual as melhores peças.

a qualidade da B450M DS3H não vale a pena pelo preço dela.

qual a marca, frequência e latência da ram que você escolheu? Se não souber ainda pode falar.

a RTX 3060 em loja BR (ou seja, sem a taxação extrema) esta custando por volta de 1800 reais, é melhor comprar uma rx 6600 que custa por volta de 1300 e tem desempenho igual ou superior.

Oi, então, eu estava pensando por volta de uns 3000, 4000, mas calculando aqui, acho que talvez isso possa não ser possível. Quanto à placa de vídeo, o amigo ali me recomendou a 4060, ao invés da 3060 e eu achei uma por 2090 reais, mas tambem vou dar uma olhada na rx 6600, obrigado pela sugestão!

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não se preocupe, foram só pequenos erros, você foi bem.

Bom, nessa faixa de preço fica um pouco complicado, mas vou tentar.

AMD Ryzen 5 5600 - R$846

MSI B450M PRO-VDH Max - R$475

RAM XPG Gammix D35 8GB 3200MHz CL16 (x2) - R$296

AMD RX 6600 8GB ASRock Challenger D - R$1.300

SSD Kingston NV2 1TB - R$420

Fonte Gamdias Cyclops M1-550B - R$250

Gabinte Montech Air 100 ARGB - R$280

A Configuração acima tem um bom potencial de upgrade em relação a placa de vídeo, a RX 6600 em si tem um desempenho bem adequado para rodar a maioria dos games modernos com qualidade aceitável, o desempenho é próximo de uma RTX 3060 (um pouco abaixo). Se você sentir que está faltando poder de processamento, no futuro poderá utilizar um Ryzen 7 5700X3D ou, dependendo de quando for fazer o upgrade, já migrar direto para a plataforma AM5 com nova placa-mãe, processador e memória RAM DDR5.

3.717 reais no total, perfeito! Obrigado, mas só algumas perguntas, você acha que esse PC poderia rodar jogos em 4k?

E seria possível dar upgrades futuramente?

Postado
12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Essa build do guilherme roda praticamente tudo, é igual a minha com exceção da placa de vídeo (a minha é a rx 6600 XT).
esse orçamento bate certinho 4k com o frete, então 3k com uma RTX 4060 é impossível, e ele ainda está sacrificando um pouco o desempenho da placa de vídeo colocando uma placa-mãe PCIe 3.0. (o correto seria a MSI B550m PRO VDH ou MSI B550m PRO VDH WIFI)

Edit:
meu SSD  e ram também são um pouquinho superior, mas fazem uma boa diferença.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Swalls disse:

Essa build do guilherme roda praticamente tudo, é igual a minha com exceção da placa de vídeo (a minha é a rx 6600 XT)
esse orçamento bate certinho 4k com o frete, então 3k com uma RTX 4060 é impossível, e ele ainda está sacrificando um pouco o desempenho da placa de vídeo colocando uma placa-mãe PCIe 3.0. (o correto seria a MSI B550m PRO VDH ou MSI B550m PRO VDH WIFI)

Bom saber, realmente me equivoquei com a placa de vídeo, mas, se for pra gastar uns R$ 500 a mais, pra não ter problemas futuramente, eu não me importo, imagino que seja um bom investimento, muito obrigado à vocês pelas sugestões :]

6 minutos atrás, Swalls disse:

(o correto seria a MSI B550m PRO VDH ou MSI B550m PRO VDH WIFI)

Vou também dar uma olhada nessa placa-mãe

Postado
5 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

3.717 reais no total

Na verdade está beirando os R$4.000, não esqueça de adicionar os 2 pentes de memória RAM (2x8GB), se não você compromete todo o PC por falta de RAM.

8 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

você acha que esse PC poderia rodar jogos em 4k?

4K em PC desse nível só em jogos antigos, jogos atuais só em 1080p nativo, ou, se você quiser muito, 4K usando FSR2 modo desempenho (que renderiza o jogo internamente em 1080p), mas não é a mesma qualidade do 4K real. PC para 4K mesmo vai te custar mais de R$10.000.

23 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

E seria possível dar upgrades futuramente?

Sim, conforme eu disse no fim do post.

25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Postado

Mais uma coisa muito importante que eu já ia me esquecendo, os 6000 reais, que eu falei que tinha ficado a ultima build, também incluia monitor, teclado, mouse e headset, sendo apenas o monitor de um pouco mais qualidade (um da terabyte por R$823 ) mas vendo que eu já errei em muitas coisas, também não vou arriscar no monitor, nem em mais nada, vocês tem alguma sugestão de monitor, mouse, teclado e ( não urgentemente ) um headset?

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Na verdade está beirando os R$4.000, não esqueça de adicionar os 2 pentes de memória RAM (2x8GB), se não você compromete todo o PC por falta de RAM.

4K em PC desse nível só em jogos antigos, jogos atuais só em 1080p nativo, ou, se você quiser muito, 4K usando FSR2 modo desempenho (que renderiza o jogo internamente em 1080p), mas não é a mesma qualidade do 4K real. PC para 4K mesmo vai te custar mais de R$10.000.

Sim, conforme eu disse no fim do post.

Desculpe, não tinha visto essa parte, e agora pensando bem, acho que estou muito emocionado, pra um primeiro PC, 1080p é ótimo, obrigado mais uma vez pela sugestão de build

37 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Obrigado pela sugestão de upgrade, mas perdão, sou bem leigo no assunto, o que seria um processamento ruim, fps, qualidade, tempo de resposta ou nada disso?

• Haha 1
Postado
53 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

em 4k?

Não, os jogos atuais você joga num bom desempenho só até 1440p.

exceto naqueles bem mal otimizados como ciberpunk, nesses você fica com 40-55 fps em 1440p.

Postado
20 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

vocês tem alguma sugestão de monitor, mouse, teclado e ( não urgentemente ) um headset?

@Middoken Consegue dar uma mão ao colega?

Se fosse você priorizaria headset, já que a partir de 1º de agosto a taxa para produtos importados abaixo dos 50 USD quase que dobrará (a alíquota passará dos 20% para 45%, valores aproximados) e fará com que produtos do Aliexpress deixem de valer a pena ou mais caros que os nacionais.

Nubwo G06 é incrível e barato, baita qualidade de construção, bateria de longa duração e ainda pode usar 3 modos diferentes para conexão (dongle USB, cabo P2 e bluetooth). 

Em relação ao monitor, o Ultragear é o melhor em nosso mercado pelo valor pago nele e ontem com o prime day estava com ótimo preço (600 mangos se minha memória não me falha) e já vi em raras ocasiões baixar para 500, 700 costuma ser seu valor médio em promoções.

• Curtir 3
Postado
24 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

o que seria um processamento ruim, fps, qualidade, tempo de resposta ou nada disso?

Não tinha visto essa parte. Daqui alguns anos você pode começar a notar que alguns jogos mais pesados para CPU poderão não rodar com FPS tão bom, o 5700X3D será um CPU um pouco mais rápido devido a cache L3 maior e por ter mais núcleos.

• Obrigado 1
Postado

atualmente o r5 5600 está aguentando todos os jogos (placa-mãe com socket AM4), já o Ryzen 7 5700X3D é o upgrade final para AM4. (tem melhores mas é preço extremo por diferença irrisória). acima disso apenas socket AM5, que a ram já é DDR5, etc..

Se pretende fazer upgrades, a b550m pro VDH seria uma melhor opção, porque aí você não teria que comprar fan para o VRM da b450 e já teria o PCI 4.0 para caso queira uma placa de vídeo muito mais potente no futuro.

Postado

Eu estava dando uma olhada no monitor ultragear, e realmente parece ser uma ótima opção,

Quanto a priorização do headset por conta das taxas:

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Se fosse você priorizaria headset, já que a partir de 1º de agosto a taxa para produtos importados abaixo dos 50 USD quase que dobrará (a alíquota passará dos 20% para 45%, valores aproximados) e fará com que produtos do Aliexpress deixem de valer a pena ou mais caros que os nacionais

Infelizmente não vou poder, meu pagamento só cai depois do dia 1⁰, e esse mês tive que ajudar minha mãe com umas contas, nesse caso, acho que a solução será comprar algum produto nacional mesmo. Mesmo assim, obrigado pela sugestão.

16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Daqui alguns anos você pode começar a notar que alguns jogos mais pesados para CPU poderão não rodar com FPS tão bom, o 5700X3D será um CPU um pouco mais rápido devido a cache L3 maior e por ter mais núcleos.

Quanto a recomendação do 5700X3D, vou ficar de olho também, obrigado.

13 minutos atrás, Swalls disse:

atualmente o r5 5600 está aguentando todos os jogos (placa-mãe com socket AM4), já o Ryzen 7 5700X3D é o upgrade final para AM4. (tem melhores mas é preço extremo por diferença irrisória). acima disso apenas socket AM5, que a ram já é DDR5, etc..

Se pretende fazer upgrades, a b550m pro VDH seria uma melhor opção, porque aí você não teria que comprar fan para o VRM da b450 e já teria o PCI 4.0 para caso queira uma placa de vídeo muito mais potente no futuro.

Vou dar uma olhada nessas sugestões de upgrade também, principalmente nessa placa b550m, mas pra fazer upgrades, eu sempre teria que estar melhorando a fonte né?

26 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Middoken Consegue dar uma mão ao colega?

Se fosse você priorizaria headset, já que a partir de 1º de agosto a taxa para produtos importados abaixo dos 50 USD quase que dobrará (a alíquota passará dos 20% para 45%, valores aproximados) e fará com que produtos do Aliexpress deixem de valer a pena ou mais caros que os nacionais.

Nubwo G06 é incrível e barato, baita qualidade de construção, bateria de longa duração e ainda pode usar 3 modos diferentes para conexão (dongle USB, cabo P2 e bluetooth). 

Em relação ao monitor, o Ultragear é o melhor em nosso mercado pelo valor pago nele e ontem com o prime day estava com ótimo preço (600 mangos se minha memória não me falha) e já vi em raras ocasiões baixar para 500, 700 costuma ser seu valor médio em promoções.

Aliás mesmo com as taxas, esse headset Nubwo G06 realmente parece uma ótima opção, vou estar de olho

1 hora atrás, Swalls disse:

Perdoa a ignorância, mas esse é o cooler que vai por cima do CPU né?

E o CPU da Ryzen já vem com pasta térmica ou tem que comprar separado?

Postado
52 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

upgrades, eu sempre teria que estar melhorando a fonte né?

Não, você faz o calculo energético, e se passar você compra outra, se não, segue usando. (soma o TDP das peças + 100W de folga). Isso se sua fonte for de qualidade e considerando o que ela informa, por ex, 80 plus bronze, vai ter que calcular em cima disso.

lembrando quanto mais atual a tecnologia menos energia ela gasta se forem do mesmo "patamar".

52 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

E o CPU da Ryzen já vem com pasta térmica ou tem que comprar separado?

O CPU da Ryzen vem com pasta térmica sim, mas já vem pregado no cooler box padrão (que vem junto do processador), é um bom cooler mas o AG400 é para não ter preucupações futuras.

a pasta térmica padrão do Ryzen é quase uma cola, se você um dia for usar o cooler padrão, lembre de esquentar seu pc antes de tentar tirar esse cooler. (abre um jogo ou um teste de desempenho) e faça sempre gingando para os lados.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

porque aí você não teria que comprar fan para o VRM da b450

Não acredito que será o caso, conforme eu falei naquele post de ontem, principalmente se o próprio usuário fizer alguns ajustes na BIOS, vai ficar tudo tranquilo.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Swalls disse:

Não, você faz o calculo energético, e se passar você compra outra, se não, segue usando.

lembrando quanto mais atual a tecnologia menos energia ela gasta se forem do mesmo "patamar".

Eu pesquisei um pouco, e pelo jeito todos menos a memória ram usam watts de energia né? Se não for me corrija por favor

11 minutos atrás, Swalls disse:

O CPU da Ryzen vem com pasta térmica sim, mas já vem pregado no cooler box padrão (que vem junto do processador), é um bom cooler mas o AG400 é para não ter preucupações futuras.

a pasta térmica padrão do Ryzen é quase uma cola, se você um dia for usar o cooler padrão, lembre de esquentar seu pc antes de tentar tirar esse cooler. (abre um jogo ou um teste de desempenho) e faça sempre gingando para os lados.

Obrigado pela dica Swalls ;]

Postado
51 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

Aliás mesmo com as taxas, esse headset Nubwo G06 realmente parece uma ótima opção, vou estar de olho

É muito, eu mesmo pretendo comprá-lo para usar na minha máquina principal. O problema é que se ele continuar no mesmo valor vai pagar 40 reais a mais, mas já que 180 já é o preço promocional capaz de passar dos 270 com imposto. Caso tenha moedas no Aliexpress consegue dar mais um desconto nele, muitas vezes elas podem fazer com que "não pague" o imposto, por causa da redução do preço.

2 minutos atrás, Daniel Oliveira Lopes disse:

Eu pesquisei um pouco, e pelo jeito todos menos a memória RAM usam watts de energia né? Se não for me corrija por favor

Todos os componentes de um computador consomem energia elétrica (medida em watts) mas placa-mãe, memórias e SSD consomem tão pouco que não devem ser considerados (duvido que a combinação dos três passe de 50w). As peças que fazem diferença na "comilança de energia" são o processador e placa de vídeo.

Postado

@Daniel Oliveira Lopes Olha, talvez você até consiga parcelar o headset para conseguir ao menos não pagar essa taxa ''abusiva'' que vai vir depois.

Mas realmente, de Headset o Nubwo-G06 como custo-beneficio x durabilidade, é o melhor que tem atualmente.

Já se for comprar nacionalmente... Embora eu não costume recomendar nada nacional e muito menos da Redragon, acredito que o único que eu indicaria seria o Redragon Zeus X. Parece ter uma boa construção, e só por ter o Earpads de tecido, para mim já é uma nota muito grande.

Monitor eu iria de LG Ultragear com toda certeza, ontem apareceu no mercado nacional da Amazon por R$680 inclusive.

De mouse, comprando internacional eu iria de Attack Shark X3, para não pesar muito.

De mouse nacional, um Fallen Pantera Eco julgo ser o mais em conta.

De teclado, internacional eu recomendaria o K96 como modelo full-size.

De teclado nacional, um Fallen Pantera Eco full-size ou Fallen Pantera.

O @Mikhail Kosevich Volkov pode te recomendar bons teclados também.

• Curtir 1
Postado

Mas eu não entendo, eu fiz o cálculo de watts que essa build usaria:

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

E respectivamente (65+450+0+132+5,4)

Daria um total de 652,4 watts, isso não seria bem mas do que a potência da fonte Gabinte Montech Air 100 ARGB?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...