Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• BCP alterou o título para Capacitor eletrolítico vazamento e corrosao
Postado

eu pensava que dentro do capacitor eletrolitico tem um acido que com o passar dos anos e idade do capacitor esse acido enfraquecia os revestimentos do capacitor eletrolitico e vazasse esse liquido corrosivo no pcb

se é mt difícil ele vazar no armazenamento a longo prazo do aparelho, se ele vazar durante o uso do aparelho isso reflete em algum sinal no uso dom mesmo?

Postado

de fato o capacitor pode possuir acidos no eletrolito, mas suspeito que os fabricantes devam diluir ele até o ponto onde seja seguro colocá-lo em contato com o aluminio do restante do capacitor...

segundo o Gemini: e elétrilico do capacitor eletrolítico de alumínio é composto por: ácido bórico, borato de sódio ou outros eletrólitos dissolvidos em solventes orgânicos.

Postado

A quimica entre os fabricantes de capacitor eletrolitico de aluminio varia muito a ponto de algumas marcas usar concentrações fortes de acido q a curto prazo corroi as camadas de proteção e é liberado na placa corroendo?

Postado

desconfio que não, eles devem usar uma solução estável a fim de garantir uma boa vida útil dos componentes, a maioria dos fabricantes (de boa qualidade) promete uma vida útil de pelo menos 10 anos em operação.

Postado

no meu caso sa aparelhos eletronicos guardados eu ligo eles a cada 7 meses por 1 hora mas durante o armazenamento a longo prazo eses capacitores eletroliticos podem abrir automaticamente e derramar liquido corrosivo na placa pcb destruindo-a? tenho aparelhos do inicio dos anos 90,inicio dos anos 2000 e recentes 

Postado

certamente pode acontecer ao re-energizar deles apresentarem vazamento, ainda mais considerando o tempo em que estão parados, mas também pode ser que nada aconteça como já vi relatos de alguns colegas aqui do forum ligando equipamentos com mais de 30 anos e em pleno funcionamento.

• Curtir 1
Postado

isso independente do fabricante?

qual a barreira q sela o capacitor eletrolitico de aluminio de vazar liquido corrosivo?

qual o capacitor eletrolitico de luminio mais antigo q você viu sem vazar?

Postado
2 minutos atrás, cesarriberiro78 disse:

isso independente do fabricante?

por ser teórico, sim, independe do fabricante.

2 minutos atrás, cesarriberiro78 disse:

qual a barreira q sela o capacitor eletrolitico de aluminio de vazar liquido corrosivo?

o proprio aluminio da carcaça, alguns fabricantes que ainda "fabricam" os grandes tamanhos tem colocado capacitores menores dentro da carcaça grande então pode ajudar a conter um pouco caso vaze.

3 minutos atrás, cesarriberiro78 disse:

qual o capacitor eletrolitico de luminio mais antigo q você viu sem vazar?

não sei dizer o fabricante, mas meu pai tem um toda disco (vinil) com mais de 20 anos, a unica manutenção dada foi limpeza dos potenciometros.

• Membro VIP
Postado

43 minutos atrás, Eder Neumann disse:

fabricantes que ainda "fabricam" os grandes tamanhos tem colocado capacitores menores dentro da carcaça grande então pode ajudar a conter um pouco caso vaze.

Este aqui vazou bem vazado assim mesmo... 🤪

sahte-kondansator.jpg

😁

Só pra descontrair... 😜

• Curtir 1
Postado

ele pode vazar até pelo furo onde passam os terminais, mas não é por ser corrosivo que vaza, é pela pressão causada pelo calor quando alguma avaria dentro do componente (envelhecimento do eletrolito ou pico de tensão) causa a condução de corrente, levando ao aquecimento do eletrolito e este se transforma em vapor causando o rompimento do involucro.

Postado

no caso de aparelhos do inicio dos anos 90, inicio dos anos 2000 e recentes armazenados e eles sao energizados a cada 7 meses por 1 hora como fica a situação de possível vazamento desse liquido por parte do capacitor eletrolitico de aluminio?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!