Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia à todos.

Quero comprar uma placa-mãe placa-mãe ASUS Tuf Gaming Z790-Pro Wi-Fi Socket LGA 1700 / DDR5 ou placa-mãe ASUS TUF Gaming Z790-Plus Wi-Fi Intel Soquete LGA 1700,

e gostaria de saber, se uma delas é compatível com o processador I9 14900K ( 14ª geração ).

Obrigado.

Postado

Bom, segundo o site da ASUS e algumas reviews, ambas suportam sem problema nenhum SE o gabinete for bem ventilado, esses Intel de alto calibre esquentam pra um dedéu e torturam o VRM da placa-mãe. Tem que ver também a fonte de alimentação que você pretende usar nesse computador, dependendo da placa de vídeo eu não recomendaria uma fonte mais fraca que 850W.

Postado

Não está sendo recomendo comprar CPUs Intel por enquanto, a própria Intel já confirmou que existe um problema causando oxidação dos processadores. Se fosse você aguardava até a resolução da situação.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Dadas as últimas notícias sobre problemas sérios de fabricação, envolvendo os processadores topo de linha da Intel, na 13ª e 14ª Geração, não é recomendado que você faça essa aquisição por agora. Caso opte pela preferência por Intel, recomenda-se a 12ª Geração para trás, ou a mudança da plataforma pra AMD Ryzen série 7000. Caso se interesse em saber mais:

• Membro VIP
Postado
55 minutos atrás, Gabriel U disse:

recomenda-se a 12ª Geração para trás

Grande erro comprar antes da 12ª geração. O melhor custo-benefício da Intel é o Core I5 13600KF, um monstrinho.

Mas sugiro esperar ou migrar para AMD.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Não está sendo recomendo comprar CPUs Intel por enquanto, a própria Intel já confirmou que existe um problema causando oxidação dos processadores.

Tenho um i5 14600KF, montei meu PC em novembro de 2023, pode ocorrer de ter esse problema?

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Pedroou disse:

Grande erro comprar antes da 12ª geração. O melhor custo-benefício da Intel é o Core I5 13600KF, um monstrinho.

Mas sugiro esperar ou migrar para AMD.

A indicação não é pensando muito em custo-benefício, já que o orçamento não parece ser um limitador, mas sim a margem de segurança.

Isso porque, até o momento, a Intel se recusa a divulgar a exata quantidade de lotes da 14ª e 13ª geração que são afetados pelo problema de fabricação que acomete os topo de linha.

Por conta disso, considero que qualquer produto dentro dessas gerações, que não seja mobile (de notebook), possa ser um risco em potencial (e espero estar errado quanto a isso), pelo menos até os números oficiais saírem (se é que vão sair).

• Confuso 2
Postado
1 hora atrás, CristianCDS disse:

Tenho um i5 14600KF, montei meu PC em novembro de 2023, pode ocorrer de ter esse problema?

Não sei se existe alguma forma 100% correta de você saber se tem ou não um problema no seu CPU, mas caso você perceba qualquer tipo de instabilidade, por mínima que seja, é melhor você recorrer ao RMA.

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para ASUS TUF Z790-Pro ou Z790-Plus são compatíveis com um I9 de 14ª geração?
  • Membro VIP
Postado
Em 30/07/2024 às 13:32, Gabriel U disse:

Por conta disso, considero que qualquer produto dentro dessas gerações, que não seja mobile (de notebook), possa ser um risco em potencial (e espero estar errado quanto a isso), pelo menos até os números oficiais saírem (se é que vão sair).

Eu juro que às vezes, eu não queria me passar tão facilmente por "profeta do caos". Em outras palavras, às vezes, eu não queria estar certo:

Prestem atenção nas informações do vídeo (chequem as fontes citadas, se for o caso) e me digam depois se minha indicação anterior (de compra de Intel até a 12ª Geração) faz sentido agora, considerando os motivos que dei pra isso...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...