Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo umas plaquinhas standalone com mega328p

Para gravar utilizo outro Arduino usando a função "Arduino as ISP".

Tudo funciona perfeitamente, minha dúvida é:

O ATMEGA328p "destino", terá o bootloader do arduino ou terá só o meu código rodando?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

O compilador arduino usa gerar 2 códigos hex: seu_programa.hex e seu_programa_with_boot_loader.hex. Ambos funcionam. Um deles libera um pouco mais espaço de memória. Faça a escolha certa.

• Obrigado 1
Postado

Perfeito, mas este processo que estou utilizando, é um pouco diferente da forma com o gravador USBASP.

Neste processo apenas clico em "carregar usando o programador",

Que nesta caso será nosso Arduino modificado.

Então, neste processo, que achei bem prático para stand_alone, apenas clico e ele manda o programa atual para a placa destino,

Não passa pelo processo de escolher os arquivos com ou sem bootloader.

Conforme imagens anexas:

programador.jpg.e5fd860ab4aa87ea9f70f34a1d4aeded.jpgcarregar.jpg.8c2e0679c4c6dc020fced3f96b4e4c0c.jpg

• Membro VIP
Postado

Desconheço o que ocorre nas entranhas da IDE arduina pra este caso. No entanto há uma maneira de se saber se o bootloader foi junto ou não: após gravar desta forma, tente usar outra a qual exija o bootloader: se não funcionar é porquê ele não foi junto e vice versa. Outra é pesquisar - não quero fazer isso - onde está gravado a seção bootloader no mc e qual seu conteúdo. Grave sem proteção de leitura, zere, leia e avalie o buffer.

Obviamente são métodos que surgiram aqui e agora na minha mente.. não necessariamente regras.

• Obrigado 1
Postado

Obrigado pelas dicas.

Vi em algum lugar também que se estiver com o bootloader ele dá 3 piscadinhas rápidas no LED embutido...

Acho que vou instalar um no standalone (no mesmo pino da placa completa), para ver como se comporta.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...