Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Atualmente estou juntando uma grana para comprar uma GPU nova e substituir a minha RX 6400, alguns meses atrás eu criei um post relacionado a duas GPUS (6600 e 7600).

Entretanto, atualmente o meu orçamento esta na casa dos R$ 1311 (Eu ainda estou juntando dinheiro), quais dessas GPUs vocês me recomendam comprar? ou devo esperar mais um tempo para que aconteça um grande promoção?

Configuração do meu PC

Ryzen 5 5500

B450M-A PRO MAX II

16GB, 2666Mhz

RX 6400

Pichau Nidus 500w

Monitores: 1600X900 (principal) e 1366x768 (Secundário)

• J.Augusto F alterou o título para Qual Radeon escolher RX 6600, 6650 XT ou 7600?
Postado
3 minutos atrás, Aizen_. disse:

Boa noite, pessoal.

Atualmente estou juntando uma grana para comprar uma GPU nova e substituir a minha RX 6400, alguns meses atrás eu criei um post relacionado a duas GPUS (6600 e 7600).

Entretanto, atualmente o meu orçamento esta na casa dos R$ 1311 (Eu ainda estou juntando dinheiro), quais dessas GPUs vocês me recomendam comprar? ou devo esperar mais um tempo para que aconteça um grande promoção?

Configuração do meu PC

Ryzen 5 5500

B450M-A PRO MAX II

16GB, 2666Mhz

RX 6400

Pichau Nidus 500w

Monitores: 1600X900 (principal) e 1366x768 (Secundário)

Pelo preço em que as 3 se encontram, acredito que a 6650 XT valha mais a pena, mas se não se importar de pagar uns trocados a mais, eu iria na 7600

Postado

@EvilTwizzy Beleza. Em relação a gargalo, vai ser grande ou vai estar ambos no equilíbrio? Meu medo é ter o gargalo com a minha config.

Quantos % a 6650 xt perde pra 7600 em questão de performance?

Postado
agora, EvilTwizzy disse:

Nenhuma das três possui gargalo com o 5500. 

Hmmmmm... Certo, é que meu medo é acontecer isso, mas o porque é por causa de um vídeo que vi de um cara que tinha uma 7600 com um r5 5600 com uma b450m (não lembro qual) e tava tendo uma queda de fps, unico jeito que ele encontrou foi usar um arquivo .reg da nvidia que parou de ter essa queda de fps. Não sei se é realmente gargalo que aconteceu com ele, mas, estou perguntando por causa disso.

A minha fonte de 500w vai suportar (aguentar) de boa a GPU junto com a minha config?

Postado
2 minutos atrás, Aizen_. disse:

Hmmmmm... Certo, é que meu medo é acontecer isso, mas o porque é por causa de um vídeo que vi de um cara que tinha uma 7600 com um r5 5600 com uma b450m (não lembro qual) e tava tendo uma queda de fps, unico jeito que ele encontrou foi usar um arquivo .reg da nvidia que parou de ter essa queda de fps. Não sei se é realmente gargalo que aconteceu com ele, mas, estou perguntando por causa disso.

A minha fonte de 500w vai suportar (aguentar) de boa a GPU junto com a minha config?

Provavelmente era erro da placa-mãe, falando disso, se não quiser arcar com problemas, recomendo juntar e dar um upgrade na sua placa-mãe, pois esse modelo seu é bem fuleiro, nem que você vá para uma MSI A520M-A PRO, que já é bem melhor, e na mesma faixa de preço, ou também, pensar em uma B550M, a que eu mais recomendo, é a MSI B550M PRO-VDH, tem a versão com WiFi, que custa uns R$150 á mais, mas na minha opinião não vale a pena. 

E falando da fonte, esse modelo Nidus da Pichau, é ótimo, e vai alimentar muito bem sua configuração.

Postado
13 minutos atrás, EvilTwizzy disse:

Provavelmente era erro da placa-mãe, falando disso, se não quiser arcar com problemas, recomendo juntar e dar um upgrade na sua placa-mãe, pois esse modelo seu é bem fuleiro, nem que você vá para uma MSI A520M-A PRO, que já é bem melhor, e na mesma faixa de preço, ou também, pensar em uma B550M, a que eu mais recomendo, é a MSI B550M PRO-VDH, tem a versão com WiFi, que custa uns R$150 á mais, mas na minha opinião não vale a pena. 

E falando da fonte, esse modelo Nidus da Pichau, é ótimo, e vai alimentar muito bem sua configuração.

@EvilTwizzy É por causa do VRM? Se for, bom, eu entendo. Atualmente eu não tenho muito escolha a não ser comprar um GPU nova, a placa-mãe eu comprei faz menos de 6 meses, era a única que eu podia comprar na época. Eu não jogo muita coisa no pc, os jogos que tenho no pc é RDR 2, GTA V (não jogo RP), Nier, RE Village, RE 4 Remake, RE 7, The Evil Within e Roblox.

Postado
3 horas atrás, Aizen_. disse:

@EvilTwizzy É por causa do VRM? Se for, bom, eu entendo. Atualmente eu não tenho muito escolha a não ser comprar um GPU nova, a placa-mãe eu comprei faz menos de 6 meses, era a única que eu podia comprar na época. Eu não jogo muita coisa no pc, os jogos que tenho no pc é RDR 2, GTA V (não jogo RP), Nier, RE Village, RE 4 Remake, RE 7, The Evil Within e Roblox.

Tudo bem, para um 5500, irá servir, mas eu recomendaria na primeira oportunidade, trocar a placa-mãe. De resto eu acho que já te respondi.

Postado
agora, EvilTwizzy disse:

Tudo bem, para um 5500, irá servir, mas eu recomendaria na primeira oportunidade, trocar a placa-mãe. De resto eu acho que já te respondi.

@EvilTwizzy Bele. Mas eu realmente não entendi a parte da placa-mãe ser fuleira, seria por causa do VRM ou algo do tipo?

Postado
11 horas atrás, EvilTwizzy disse:

pois esse modelo seu é bem fuleiro, nem que você vá para uma MSI A520M-A PRO, que já é bem melhor,

De onde você tirou isso que uma B450 e inferior a A520?

Poderia compartilhar a fonte ou tirou da sua cabeça?

11 horas atrás, EvilTwizzy disse:

Esse modelo está longe de ser ótimo, porém tem potência suficiente para suportar toda a configuração, apesar de ter uma topologia ultrapassada de group regulation.

Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

De onde você tirou isso que uma B450 e inferior a A520?

Poderia compartilhar a fonte ou tirou da sua cabeça?

Esse modelo está longe de ser ótimo, porém tem potência suficiente para suportar toda a configuração, apesar de ter uma topologia ultrapassada de group regulation.

A construção da B450 da MSI é inferior a da A520, sendo 3+2 fases, e a A520, 4+2 fases, vi o senhor @GuilhermeGBdizer isso em um tópico comparando as duas placas mães, além dos VRMs terem aguentado um 5800X3D muito bem, no canal do Guiga, enquanto, essa B450M, quase não se vê reviews sobre.

No quesito "ótimo" eu digo na questão de alimentar a configuração dele, que serviria bem.

12 horas atrás, Aizen_. disse:

Aliás, perdão, não li a primeira parte kkkkk, não sei dizer, porquê quase não se acha reviews dessa sua B450M, mas os da A520M-A PRO são bons, e aguentaram até um R7 5800X3D, e a construção da B450M-A PRO MAX II é bem básica.

• Curtir 1
Postado

A versão B450M-A PRO MAX II é bem capadinha mesmo, diferente da B450M PRO-VDH Max. Ainda assim, acho difícil que ela cause problema com um Ryzen 5 5500. Essas RAMs aí de 2666MHz podem acabar fazendo o CPU render um pouco menos que o normal.

@Aizen_. O maior problema do seu PC é que você está com uma péssima placa de vídeo, que além de tudo, está sendo utilizada num sistema que não a favorece. Ela está rodando aí no seu PC em PCI-Express 3.0 x4, e por ser uma placa com pouca memória de vídeo, isso acaba derrubando muito o desempenho dela em vários games mais modernos que puxem algo próximo ou acima de 4GB de memória de vídeo. 

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Aizen_. O maior problema do seu PC é que você está com uma péssima placa de vídeo, que além de tudo, está sendo utilizada num sistema que não a favorece. Ela está rodando aí no seu PC em PCI-Express 3.0 x4, e por ser uma placa com pouca memória de vídeo, isso acaba derrubando muito o desempenho dela em vários games mais modernos que puxem algo próximo ou acima de 4GB de memória de vídeo. 

@GuilhermeGB Sim, eu tenho ciência disto. Por isso eu vou trocar de GPU para um superior.

3 horas atrás, EvilTwizzy disse:

Aliás, perdão, não li a primeira parte kkkkk, não sei dizer, porquê quase não se acha reviews dessa sua B450M, mas os da A520M-A PRO são bons, e aguentaram até um R7 5800X3D, e a construção da B450M-A PRO MAX II é bem básica.

Eu quase ia comprar essa A520M, mas graças a respostas de vocês, eu estou mais tranquilo.

• Membro VIP
Postado

Olha o ranking de desempenho e seu orçamento.

image.png

A RX 6750 XT por R$ 150 a mais que a RX 6700 XT não se justifica*. Por essa diferença de desempenho pegue a RX 6700 XT.

*justificaria caso o modelo da RX 6750XT tenha 3 anos de garantia e a RX 6700 apenas 1 ano.

Considerando mesmo tempo de garantia, pagar mais não vale a pena pelo desempenho.

• Pedroou alterou o título para Qual Radeon escolher: RX 6600, RX 6650 XT ou RX 7600?
Postado
19 minutos atrás, Pedroou disse:

Por essa diferença de desempenho pegue a RX 6700 XT.

6700xt na Pichau não encontro mais, na Terabyte a única 6700xt é da Biostar. A placa pede 650w de fonte, não sei se apenas 500w da minha fonte aguentaria isso tudo. No psu calculator ele pede uma fonte recomendada de 430 W, enquanto o Load Wattage é de 380 W.
Isso colocando 8 Horas de jogo ou uso no pc.

• Membro VIP
Postado

A RX 6700 em jogos 100% de uso fica no máximo em torno de 250W, supondo que seu processador consuma 120W e mais uns 30w para o resto, teria algo em torno de 400W de consumo. Para uma fonte de 500W é uma folga de 20%, acho que suporta sem problemas.

Ainda mais que seu monitor não é Full HD, dificilmente vai ter 100% de uso dessa placa de vídeo.

Minha recomendação continua em uma RX 7600 ou RX 7600 XT caso queira 16gb de VRAM para jogos casuais com alta qualidade gráfica no futuro.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

processador consuma 120W

65W*

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Minha recomendação continua em uma RX 7600 ou RX 7600 XT caso queira 16gb de VRAM para jogos casuais com alta qualidade gráfica no futuro.

Beleza. Acho melhor eu esperar uma queda no preço das 7600, lembro que meses atrás ela tava uns 1600, por aí.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Aizen_. disse:

65W*

Sim, eu sei que o padrão da AMD é 65W. Esse valor não é real, ele ultrapassa os 65W, mas exagerei em 120w para você ter ideia de quanta energia seu PC precisaria consumir para chegar no limite da fonte. 

Perceba o Ryzen 5 5600X também tem 65W segundo a AMD.

image.png

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Sim, eu sei que o padrão da AMD é 65W. Esse valor não é real, ele ultrapassa os 65W, mas exagerei em 120w para você ter ideia de quanta energia seu PC precisaria consumir para chegar no limite da fonte. 

Perceba o Ryzen 5 5600X também tem 65W segundo a AMD.

image.png

Esse aí é o consumo do sistema inteiro somado.

O consumo "real" do 5600X e de outros processadores de 65W da AMD é realmente por volta dos 65W, mas geralmente o VRM alimenta o CPU + SoC e outros componentes integrados, acaba que o consumo total deles fica nos 78W, que é o limite do PPT via BIOS.

Em reviews mais atuais o TechPowerUp já usando apenas o consumo do CPU separado, veja o 5600, 5600X e o 5700X com 63W.

power-multithread.png

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Esse aí é o consumo do sistema inteiro somado.

Sem a placa de vídeo. Que dá mais o menos os 120W + 30W que tinha citado acima. O teste não deve ter levado em contado periféricos com LED e fans LED...

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

veja o 5600 e o 5700X com 63W.

Esse valor de 63W é estranho, pelo que andam esquentando acredito que esteja em torno de 75w+. Embora o HW não seja preciso, marcou quase 80W em um teste do cinebench.

Postado

Sem a placa de vídeo. Que dá mais o menos os 120W + 30W que tinha citado acima. O teste não deve ter levado em contado periféricos com LED e fans LED...

O gráfico claramente menciona "Whole System", é o consumo do PC inteiro, mas apenas o CPU está em estresse máximo. O Ryzen 5 5600X não funciona sem placa de vídeo, então não dá pra fazer o teste sem uma. O consumo de um placa em idle é por volta de 10-15W.

Esse valor de 63W é estranho, pelo que andam esquentando acredito que esteja em torno de 75w+. Embora o HW não seja preciso, marcou quase 80W em um teste do cinebench.

Sim, foi o que eu disse. É o consumo somado do CPU + SoC + misc que fica na faixa dos 78W, que é o PPT total. Se você reparar bem nos sensores do HWiNFO64, você pode ver o consumo do CPU isolado.

Eu tenho alguns prints antigos salvos aqui no fórum, pode ver que o "CPU Package Power" está chegando nos 80W de pico, mas o "CPU Core Power" pegou um pico de só 57W. CPU + SoC estava dando pico de 71W, mas tem um e outro componente aí que soma para dar os 80W.

HWiNFO64CPU.png.a66d29bfa77120a335a705cf42d2a5e1.png

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde pessoal, semanas atrás ouvi um pessoal falando que a RX 6650 XT era uma placa meio esquentadinha, eu realmente não sei se é realmente esquentada essa placa. Isso é verdade? É em todos os modelos da RX 6650XT que são esquentadas?

obs: Eu ainda não comprei essa placa, estou em mente de comprar uma RX 7600, só que os preços estão muito caros.

Postado

Dependendo do projeto. Essa placa tem uma dissipação de calor ligeiramente alto comparado a outras placas NVIDIA no mesmo nível de desempenho, então se o fabricante economizar muito na refrigeração, ela pode acabar aquecendo um pouco mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!