Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de compartilhar um *pequeno* problema que têm me irritado durante um bom, minha fonte Tronos (acredito que seja o modelo de 230w) gera um barulho muito irritante enquanto minha máquina está ligada, e queria saber se há alguma gambiarra temporária que possa executar para diminuir ou - se possível - acabar com o ruído.

Já pensei em comprar espuma isolante de som para pôr na fonte, tapar a saída de ar com muita fita (ideia genial, não?), ou até mesmo abrí-la e tentar substituir a maldita ventoinha por uma outra. Sei que o ideal é realizar a troca dela, mas a grana está curta e posso até levar um prejuízo que não esperava (para os curiosos este tópico detalha meu dilema) então por enquanto uma fonte nova infelizmente está fora de cogitação, e também há o fator de não ter certeza se meu gabinete (GB1708) fisicamente suporta modelos mais recentes.

Enfim, vocês teriam sugestões do quê fazer?

E para quem conhecer melhor de fontes, sabem se o conector das ventoinhas embutidas nelas são as mesmas das de desktop? Pergunto isso porquê já vi em modelos mais caro que ela controla a rotação a depender do consumo.

Queria realizar o upload do vídeo que tirei mas infelizmente o fórum só aceita um total de até 4MB, alguém sabe como faço para enviá-lo aqui?

• RonaldoXbox alterou o título para Ruído irritante advindo da minha fonte (bomba)
Postado

podes descrever o ruido?

se for um vroooooommmmmm de vibração intensa da pra aplicar vaselina/graxa/óleo no eixo da venotinha (em fonte bomba normalmente não tem rolamento e quando seca a lubrificação a ventoinha vibra).

pra fazer desligue tudo (da tomada inclusive), remova a fonte e espere uns 15 minuto pra descarregar os capacitores, dai abra a fonte (com cuidado pois ainda pode ter carga nos capacitores) e remova a ventoinha, em baixo do adesivo redondo da ventoinha tem uma tampinha de plastico ou borracha, remova-a e aplique um pigo de óleo Singer ou derreta um pouco de vaselina, ou graxa spray, óleo mineral (o do laxante mesmo, também funciona) ou algum outro lubrificante líquido, gire com o dedo pra espalhar pelo eixo (movimento de entra e sai também ajuda) depois feche a tampinha cole o adesivo devolta (se ainda ainda for possível, senão só bota uma fita adesiva mesmo pra tapinha não cair) e monta tudo de novo (atenção caso tenha desconectado a ventoinha (em algumas fontes isso é possível) lembre-se de conectar ela devolta) e liga a maquina e veja se parou

se for um bzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, pode ser os transformadores ou indutores com alguma folga (famoso coil-whine), nesse caso só trocando a peça ou a fonte, ainda desconheço solução prática (ou gambiarra) para isto.

também é possíve trocar a vetoinha, mas numa fonte bomba não acho que valha a pena.

• Curtir 3
Postado

Infelizmente não consigo identificar qual dos dois seria, mas já imaginava que não compensava mexer na bomba, melhor não "chamar" o Murphy.

Consegui realizar o upload em um site qualquer, este vídeo ajuda?

Sei que pode parecer pouco, mas costumo fechar as janelas para que o ambiente fique mais silencioso, daí parece que a fonte está do meu lado.

Caso não esteja muito claro posso gravar um outro daqui a algumas horas.

Postado

Provavelmente os fios da ventoinha são soldados na placa (não há conector). Então pra substituir você teria que cortar o conector da ventoinha nova e soldar os fios na mesma posição dos antigos.

40 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Queria realizar o upload do vídeo que tirei mas infelizmente o fórum só aceita um total de até 4MB, alguém sabe como faço para enviá-lo aqui?

Bota no youtube e posta o link aqui.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

este vídeo ajuda?

Não ouvi som.

35 minutos atrás, Eder Neumann disse:

coil-whine), nesse caso só trocando a peça ou a fonte, ainda desconheço solução prática (ou gambiarra) para isto.

Caso identifique qual peça (trafo, bobina, indutor e afins) é a causa, uma ideia conceitual é colar ela com supercola ou afins. Algo como passar a cola em volta e no interior. A ideia é travar o motivo da vibração.. nunca fiz.. possua uma fonte reserva.🙃

De fato, se for a...

37 minutos atrás, Eder Neumann disse:

a ventoinha, em baixo do adesivo redondo da ventoinha tem uma tampinha de plastico ou borracha, remova-a e aplique um pigo de óleo Singer ou derreta um pouco de vaselina, ou graxa spray, óleo mineral

... é uma boa pedida. Uma boa soprada com ar comprimido pra desempoeirar vai bem também.

Postado

@.if E eu reclamando do som, e o vídeo não tendo nenhum.

Enfim, ironia.

11 minutos atrás, .if disse:

Caso identifique qual peça (trafo, bobina, indutor e afins) é a causa, uma ideia conceitual é colar ela com supercola ou afins. Algo como passar a cola em volta e no interior. A ideia é travar o motivo da vibração.. nunca fiz.. possua uma fonte reserva.🙃

Se tivesse uma outra até tentaria, mas não quero ter mais prejuízo por enquanto, aquela taxa já me foi suficiente.

@Flávio Pedroza Agradeço pela informação, infelizmente não tenho habilidade nem ferro de solda (ainda!) para realizar este feito, mas provavelmente não iria compensar mesmo.

Galera, converti o MP4 para MP3 e consegui o áudio original, vejam se ajuda:

https://jmp.sh/s/QYGgedWUXY6A5uSNiSKg

Eu liguei o PC e aproximei o celular da fonte para captar o máximo do ruído.

Postado

o segundo link não abriu aqui

agora foi

mas só da pra ouvir o botão, nada do barulho.

se for barulho de vento dê uma boa limpada na ventoinha, nos orificios e no que ais encontrar sujo que deve ajudar.

celular atenua barulho de vento e talvez por isso não consigamos escutar. 

Postado

@Eder Neumann Aumenta o volume no máximo e tente ouvir do começo do vídeo que o ruído fica mais aparente. Até comecei a gravar antes de apertar o botão para mostrar como fica o ambiente sem ele.

Posso tentar gravar um áudio com a webcam da máquina, mas só daqui algumas horas que conseguiria postar isso.

Mas é um som similar ao de vento, mas quando está no ambiente é que se nota o quão alto é.

Preciso abrir a fonte para limpar a fan?

Vou ver nos próximos dias se encontro algum tempinho livre para fazer isso, mas não sei se vai surtir muito efeito, desde que comecei a usar esta máquina a fonte faz o barulho (ou seja, mesmo quando estava "limpinha").

@.if Consegue perceber como se classifica o som gerado pela ventoinha?

Postado
2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Preciso abrir a fonte para limpar a fan?

recomendo que faça, é mais fácil de acessar todos os cantinhos e todos os furinhos da fonte.

mas talvez seja barulho normal da ventoinha mesmo, dai só trocando a ventoinha ou a fonte.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Tentei amplificar no audacity mas mesmo assim não ouvi direito. Queria ter a sua juventude 😁O que ouvi muito baixinho foi algo como um HD girando. Tenta lubrificar como já lhe dito.. Não faça se não se sentir a vontade, claro.

3 horas atrás, RonaldoXbox disse:

abrir a fonte para limpar a fan?

De fato nem precisa desde que possuas um ar comprimido. Mas pra lubrificar, sim, deves abrir.

• Haha 1
Postado

@Eder Neumann @.if Gravei outro áudio mas com um celular (em tese) melhor, vejam se fica perceptível.

https://jmp.sh/s/McTKuPpfHBabpxYg32Nx

Gravei por um tempo maior, aí no final eu desligo a máquina e o ruído para, têm chance de ser coil whine mesmo?

Ah, e para lubrificar foi mencionado o uso de óleo vegetal, o de cozinha pode ser utilizado então?

Vou abrir a fonte mesmo, problema é que não sei se é o cooler da CPU também está causando ruído, mas vou tentar alguma coisa.

Postado

agora deu pra ouvir, é coilwhine mesmo, tem que identificar de onde está vindo e 

19 horas atrás, .if disse:

passar a cola em volta e no interior.

agora pra identficar de onde vem, teria que ligar ela aberta, e isso é muito perigoso para quem não tem conhecimento ou experiência em fontes chaveadas.

talvez a melhor alternativa ainda seria trocar a fonte e pegar uma não bomba.

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

óleo vegetal, o de cozinha pode ser utilizado então?

não recomendo, ele no começo até pode funcionar bem, mas depois de um tempo ele tranca tudo, aqui na região havima costureiras que usavam óleo vegetal (de soja) para lubrificar maquinas de costura e dava mó trabalho pra destrancar as maquinas depois.

no mercadinho da esquina você deve encontrar fácil o famoso "óleo de máquina" ou "óleo Singer", se não encontrar em qualquer farmácia você encontra óleo mineral (que é usado como laxante) é um pouco mais espesso quando frio mas pode ser usado sem problemas (usava no trompete por ser seguro para consumo, e depois que abandonei a carreira no trompete passei a utilizar na minha impressora 3d e para lubrificar as dobradiças das portas da casa)

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Eder Neumann disse:

talvez a melhor alternativa ainda seria trocar a fonte e pegar uma não bomba.

Pois é, mas infelizmente a grana está curta e gostaria de pelo menos amenizar o ruído de alguma forma temporária.

27 minutos atrás, Eder Neumann disse:

agora pra identficar de onde vem, teria que ligar ela aberta, e isso é muito perigoso para quem não tem conhecimento ou experiência em fontes chaveadas.

Imaginei que tivesse de fazer algo do gênero, melhor eu tentar inventar alguma gambiarra para a parte externa da fonte, por enquanto é isso que temos.

Talvez no futuro quando tiver o devido conhecimento eu tente um conserto desses, só a título de curiosidade, como eu descobriria os indutores ou transformadores defeituosos? E o reparo seria complexo?

Também têm o problema de eu não saber se meu gabinete de escritório suporta uma fonte nova, mas isso fica para outro dia.

Você têm alguma ideia de gambiarra que eu possa executar para amenizar o ruído enquanto não substituo ela?

Já botei a mão na frente da ventoinha, ela está funcionando como exaustora mas mal tira ar dali, será que tapar com fita isolante seja uma má ideia?

Lembrando que o computador mal consome energia, é um i5 3470 na base dos gráficos integrados, duvido que passe dos 50w quando eu jogo.

Postado
37 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

como eu descobriria os indutores ou transformadores defeituosos? E o reparo seria complexo?

o reparo, segundo a @.if, é um pingo de cola (supoerbonder ou similar). a idenfificação deles é com a fonte aberta e alguma haste isolante fazer uma leve pressão nos indutores/transformadores para identificar qual deles está vibrando (quando você faz a pressão o barulho para ou diminui ou fica diferente).

40 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Você têm alguma ideia de gambiarra que eu possa executar para amenizar o ruído enquanto não substituo ela?

fone de ouvido no talo 😬. sou autista e também me incomodo muito com barulhos no carro e no computador, a musica ajuda um pouco a disfarçar os barulhos, mas te digo que o "reparo" do ruído pode não ser tão difícil quanto parece, ams reserve pelo menos umas 2 horas pra executar com calma (deve ter uns 9 indutores no máximo dentro da fonte que poderiam apresentar ruidos então deve ser fácil de identificálos, se achar necessário tire uma foto com o celular e vá "pintando" quais partes mudam o som quando você faz pressão com uam haste isolante).

a haste isolante pode ser um bastão de cola quente não-usado ou uma caneta bic (daquela transparente sem nenhuma firula e preferencialmente tampada)

• Curtir 2
Postado
21 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Lembrando que o computador mal consome energia, é um i5 3470 na base dos gráficos integrados, duvido que passe dos 50w quando eu jogo.

Deve consumir bem mais👇

https://outervision.com/b/lLQd07

Se a fonte está fazendo muito barulho pode ser que ela já esteja trabalhando no limite.

Postado
22 minutos atrás, Tiberio disse:

Deve consumir bem mais👇

https://outervision.com/b/lLQd07

Na verdade minha situação fica mais próxima do seguinte.

https://outervision.com/b/RMuZiN

Ainda assim, não esperava que este processador bomba fosse comer tanta energia, estranho que a própria Intel indica que o TDP dele é de 77w e os locais que procurei indicam que seu consumo máximo em estresse como 100w.

De onde será que vêm os outros 70w. 🤔?

27 minutos atrás, Tiberio disse:

Se a fonte está fazendo muito barulho pode ser que ela já esteja trabalhando no limite.

Não havia considerado essa possibilidade, mas acho improvável, assim que aperto o botão power o ruído começa e quando a máquina está suspensa  continua da mesma forma.

Não há diferença no som emitido quando a máquina está em estresse ou em idle, se a fonte não estivesse aguentando o ruído deveria ser diferente em cada situação, não?

E sabes dizer se o conserto com super cola nos indutores ou transformadores é seguro, caso o causador do ruído seja coil whine?

Se não for, têm sugestões de formas temporárias de amenizar o som gerado?

Postado

De onde será que vêm os outros 70w. 🤔?

Das outras peças, como Placa-mãe, memória, SSD, USB, etc...

E sabes dizer se o conserto com super cola nos indutores ou transformadores é seguro, caso o causador do ruído seja coil whine?

Se não for, têm sugestões de formas temporárias de amenizar o som gerado?

Não recomendo mexer nessa fonte vagaba, melhor é ir juntando dinheiro e pegar no futuro uma fonte decente.

No máximo daria pra fazer uma limpeza nela...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...