Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um pc recentemente, e estou com problema de temperatura. Todas as peças são novas.
ao ligar o pc ele ja fica em 100 graus (ele não vai de 0 a 100, ele ja liga em 100 graus), a principio eu achava que era o WC que comprei errado (comprei ml280 e um adaptador para a lg1700).
porém troquei para um 240L core argb e continua o mesmo problema, ja montei, remontei, ajustei a pasta fiz tudo que podia na questão de montar e encaixar certinho.
poderia ser algo da BIOS ou sensor de temperatura da placa?

processador: i9 12700kf
placa-mãe: aorus elite b760m DDR5
WC: 240l core argb cooler master
FONTE: 750w
Essa print foi um pouco depois, mas quando eu ligava o pc ele ficava os 3 em 100 graus, no começo o pc funciona normalmente (mesmo aparecendo 100C) e depois que realmente esquenta que começa a travar, mas demora um pouco ou só acontece quando eu abro um jogo pra esquentar o processador, na BIOS também aparece 99,100 graus.
ImagemdoWhatsAppde2024-08-20(s)23_50.21_1f3fd59b.jpg.cee3e1c566eb7f758b5c7497aaff68d3.jpg

Postado

a bomba está ligada onde?

certifique-se de configurar na BIOS para que a velocidade do conector que alimenta a bomba esteja sempre em 100% da velocidade independente da temperatura.

Postado

estão conectadas nesses 3 pontos, os fans do WC no cpu fan, e os 2 conectores que tem no WC ali na direita (esse é a placa DDR4 mas acredito que seja igual os conectores) esta ligado nessas 2 regiões

Eu acho muito bizarro ele ligar instantaneamente em 100 graus
@Eder Neumann image.png.0ffbda13e2494887996587320006433e.png

• Pedroou alterou o título para Core I9 12700KF e water cooler 240mm em 100 graus quando PC liga
Postado

@Pedroou mas era pra esfriar um pouco pelo menos ne? como eu disse ali ele liga ja em 100 graus e não baixa quase nada por um tempo fica entra 99,100. Eu deixei o pc uns 2 dias desligado esperando esse WC 240L chegar, e quando instalei e entrei na BIOS ja estava marcando 99 graus tipo coisa de 5-10s 

Postado
20 minutos atrás, gustavo tinen disse:

ao ligar o pc ele ja fica em 100 graus (ele não vai de 0 a 100, ele ja liga em 100 graus),

Pode ser defeito do WC, teste com outro WC.

• Membro VIP
Postado

Você precisa colocar a bomba do water cooler no conector certo e talvez configurar na BIOS ele em 100% de rotação.

Postado
42 minutos atrás, gustavo tinen disse:

estão conectadas nesses 3 pontos, os fans do WC no cpu fan, e os 2 conectores que tem no WC ali na direita 

Tá, você ligou os fans do WC no CPU_FAN - o que esta correto, esse conector é para gerenciar fans.

Ligou o cabo dos LEDs dos fans e do bloco num dos conectores ai da direita - não dá para ter usados os dois porque um é RGB 12v e  outro ARGB 5V.

E o cabo de alimentação do motor da bomba, conector de 3 pinos; ligou onde?

Em todo caso, deve ser ligado num SYS_FAN (a placa-mãe não tem CPU_PUMP) - use o SYS_FAN1 que fica em cima, a esquerda, e no BIOS configure desse jeito:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

Aparentemente você não ligou a bomba, ou ligou mas não configurou o conector usado (vide acima) para usar como referência a temperatura do CPU, deixando a temperatura do  sistema, como o sistema (interior do gabinete) demora para esquentar, a bomba não liga e enquanto isso o CPU vai "fritando" - esse i7 já deve estar "ao ponto", sorte que não é da 13ª,14ª gerações, ou já estaria degradado. 😜 

Isso é muito comum de acontecer com usuários de placas da Gigabyte, os fans da marca dizem quem tem um BIOS fácil... devem supor que é tudo "plug-n-play". 🤣

Postado

outra questão que poca gente observa (mas que pelo que foi descrito não vejo como a razão do problema) é a posição do radiador e da bomba (as mangueiras sempre que possível devem sair para cima).

mas voltando à instalação, no CPU_FAN você não conectou nada? ali deveria estar a alimentação da bomba e configurada na BIOS igual comentado anteriormente.

Postado
36 minutos atrás, Eder Neumann disse:

no CPU_FAN você não conectou nada? ali deveria estar a alimentação da bomba e configurada na BIOS igual comentado anteriormente.

Não, o que deve ser ligado no CPU_FAN são as fans do radiador,* porque o CPU_FAN é um conector que vem configurado de fábrica para controlar dinamicamente a rotação de fan(s)em função da temperatura do CPU. Tanto faz que seja fan do air cooler ou fan de radiador do water cooler.

*Em alguns manuais de WC vem esta instrução.

Claro, um usuário avançado pode conectar a bomba ali e reconfigurar no BIOS para ficar com rotação fixa no máximo ou em percentual, e depois reconfigurar um SYS_FAN (CHA_FAN) para atuar como CPU_FAN.

Mas além do maior trabalho - reconfigurar dois conectores ao invés de ajustar um; não tem nenhuma vantagem prática de se fazer isso. Inclusive em certas placas mãe o SYS_FAN fornece mais corrente - 2A, do que o CPU_FAN - 1A.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!