Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No site da intel, o processador i9-13900KS diz aguentar memória ram DDR5 até 5600 MT/s, mas vejo muitas pessoas usando memórias ram DDR5 7200Mhz.

Na teoria, a pessoa não estaria perdendo 1600mhz? se o processador só aguenta 5600. certo?

Postado
2 minutos atrás, CristianCDS disse:

@D_Anonimo_ Com o overclock da CPU elas conseguem chegar até essa frequência. Da uma olhada nesse artigo.

Mas overclock não estraga o pc?
128GB (4x32GB) de 5600MHz não seriam melhor do que 7200mhz?

Postado
5 minutos atrás, D_Anonimo_ disse:

Na lógica, fazer overclock diminui a vida útil do processador, mas se usado de forma correto nem tanto.

Não sou expert no assunto, só dei uma pesquisada por cima do que você comentou e sei o básico sobre CPU. Tem colegas que entendem melhor disso do que eu.

@GuilhermeGB

• Membro VIP
Postado

Posso estar errado (não estudo muito a área específica de overclock), mas, mesmo modificando a frequência máxima da memória, essa frequência toda não seria corretamente aproveitada pelo processador, a não ser que ele acompanhasse.

Ou seja, um 13900KS tem frequência máxima de 6.0GHz (sem overclock). Em teoria, isso significa que memórias de até 6000mhz seriam aproveitadas sem problemas. Esse processador teria de ser overclocado em cerca de 1.2GHz (20%) para que a proporção de frequência da memória (7200mhz) ficasse 1:1 (um para um) com a do processador (@7.2 GHz).

1 hora atrás, D_Anonimo_ disse:

128GB (4x32GB) de 5600MHz não seriam melhor do que 7200mhz?

Primeiro, overclock não estraga imediatamente a peça (se não feito da forma errada), mas diminui a vida útil dela. No caso da dinâmica entre CPU e RAM, o que está sendo overclocado, se a frequência da memória RAM é alterada para mais (além dela mesma), é a controladora de memória da CPU. Essa parte específica do chip é quem precisa aumentar a frequência para permitir a passagem de dados do processador, e sem ela, essa frequência extra da RAM é inútil. 

Segundo, configurar 4 pentes de RAM é mais difícil de manter de maneira estável num overclock do que 2 pentes. Por conta disso, a frequência máxima de RAM oficial do 13900KS (5600mhz) considera apenas o uso de dois pentes, de forma que manter 4 pentes a 5600mhz não deve ser possível, pelo menos não oficialmente e não por muito tempo (e isso porque detonar a controladora de memória é muito mais fácil do que detonar o processador inteiro).

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Gabriel U disse:

um 13900KS tem frequência máxima de 6.0GHz (sem overclock). Em teoria, isso significa que memórias de até 6000mhz seriam aproveitadas sem problemas. Esse processador teria de ser overclocado em cerca de 1.2GHz (20%) para que a proporção de frequência da memória (7200mhz) ficasse 1:1 (um para um) com a do processador (@7.2 GHz).

Não é bem assim. Eu não entendo de CPUs Intel, mas sei alguma coisinha sobre AMD, sei que o ideal é a memória ficar em sincroniza com a frequência do Infinity Fabric. O Infinity Fabric é o barramento interno do CPU, todos os setores de comunicam através dele, e a frequência do Infinity Fabric é independente da frequência do processador. Por isso mesmo que o a maioria dos CPUs Ryzen 7000 são limitados a 6000MHz de RAM, porque a frequência máxima que a maioria suporta no Infnity Fabric com estabilidade é 3000MHz, poucos CPUs conseguem passar dos 3000MHz. Não sei se a arquitetura da Intel funciona exatamente da mesma forma que da AMD, mas com toda certeza a frequência da RAM não está relacionada com a frequência do processador.

Acho que o restante já foi bem respondido. Só tem um detalhe sobre overclock e frequência de memória, a parte da controladora de RAM dos CPUs Intel são muito melhores do que dos AMD. Os CPUs Intel conseguem atingir frequências mais altas com mais facilidade, também consegue estabilizar melhor frequências altas com mais do que 2 módulos de RAM. Mas é um fato de que em quanto mais módulos de RAM você usar no PC, mas difícil vai ser estabilizar um overclock. Os overclocker de RAM usam no máximo 2 módulos para obter melhor estabilidade, até placas-mãe, se existir placa-mãe com suporte a apenas 2 slots no lugar de 4, dizem que é mais comum que elas sejam mais estáveis para overclock.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Certo. Fico feliz de não ter errado em todas as informações então (mesmo não sendo muito estudado nessa parte específica)...

• Curtir 1
Postado

Vou explicar todo o assunto sobre ram.

@GuilhermeGB se errei algo aceito correções.

MERCADO:

para ram, por questões de marketing, na maioria das vezes o valor que você vê na verdade é metade dele, ou seja, 3600mhz na verdade é uma memória 1800mhz de 3600mt/s. Se não souber o motivo, coloquei depois de "HISTORIA" no fim da explicação, mas é por essa razão que nas specs de processador é dito em MT/s e não em MHz, pois aquele é o valor "real" de transferência.

para processador, por questões de não querer problemas, uma fabricante coloca o valor mais estável em testes para um modelo de processador, logo um processador com máximo de 5600 MT/s tem a obrigação de funcionar com pelo menos uma ram 5600MT/s, acima disso não é obrigação deles e sim de você, seu "silício", e da sua habilidade em overclock.

COMO FUNCIONA:

Por ex, o meu processador Ryzen 5 5600 tem o máximo especificado de 3200MT/s e padrão de 2600. Quando você inserir uma ram DDR4 3600, verá que era será limitada a 2400 até que você ative o XMP e você verá subir automaticamente para 3200 ou 3600(depende da placa-mãe), mas como o máximo é 3200, em 3600 o processador não tem obrigação de funcionar, porém quase sempre funciona, o meu por exemplo suportou 4 pentes a 3600mhz cl16.

ainda nas specs de um processador, você verá coisas como:

2 x 1R DDR4-3200

2 x 2R DDR4-3200

4 x 1R DDR4-2933

4 x 2R DDR4-2667

1R e 2R significa ranks: como um pc atual tem arquitetura 64 bits, para alcançar isso a ram é feita ou com 8 chips de 8 bits(8x8=64) ou 4 chips de 16 bits(4x16=64), ou com variações disso. Esse valor é como elas trabalham e não o quanto de memória elas tem, essas são as memórias 1R.

Memórias 2R são estratégias para ter mais memória ou parar usar memórias mais baratas, tendo 8 chips de 16 bits (2Rx4) ou 16 chips de 8 bits (2Rx8), porém como o processador só responde a 64 bits e só disponibiliza uma linha de dados para cada, a arquitetura da ram é feita para flipar entre os 2 conjuntos empilhados na mesma ram, logo isso produz maior latência e dificuldade de gerênciamento, o que é ruim em desempenho mas ótimo para ter muita memória (para servidores e afins).

logo na spec acima ele diz que suporta 2 memórias até 3200 tanto 1R quando 2R, porém 4 memórias ele só garante o funcionamento até 2993 para 1R e 2667.

isso inflinge no que o colega @Gabriel U disse acima, sobre conseguir suporta gerenciar 4 pentes em X frequência, pois além dessa informação do R1 e R2, tem que pensar se a placa-mãe ou o processador não perderá desempenho tentando gerenciar mais pentes, além disso vem o caso da qualidade do chip, a latência dos chips de memória e muitas outras coisas.

Por isso, para questões de desempenho, é preferível ter 2 pentes de ram de X tamanho do que ter 4 pentes para o mesmo tamanho.

Porque ter 2 é melhor que 1? porque a placa-mãe e o processador usam a tecnologia dual channel, que é conseguir usar 2 pentes em paralelo.

Mas como dito antes, isso é o recomendado, não é regra, o meu por ex suportou 4x8 3600mhz cl16.

HISTORIA:

MHz se refere ao número de ciclos de clock, 1 mega equivale a 1 milhão, ou seja, 3600 MHz são 3600 milhões de Hz(ciclos) por segundo, pense inicialmente num ciclo como uma onda que carrega um dado e apenas um.

Antes, na decada de 90 e até o finalzinho dela, a humanidade usava a tecnologia chamada SDRAM como memória RAM(Memória de acesso aleatório dinâmico sincronizada) que é exatamente isso, uma informação por onda de Hz (isso de forma bem simples, na vdd é bem mais complexo). Ou seja, teoricamente e desconsiderando perdas e entre outros, onde passava 1 milhão de ciclos de clock por segundo(MHz) também passava 1 milhão de transferências por segudo(mt/s).

ps: lembre que Hz(hertz) na física significa ciclo por segundo então não faz sentido por MHz/s.

Com o surgimento do DDR em 2000 (Double data rate, ou seja, taxa duplicada de dados), 1 Hz de clock poderia levar 2 transferências: numa onda, imagine que um fica um na subida e outro na descida, com isso 1 clock passou a equivaler a 2t, logo 100mhz poderiam ter 200mt/s. E abusando disso o mercado passou a dizer que a ram é de 1600mhz, quando na verdade é de 800, etc..

• Curtir 1
Postado

@Swalls Acho que ficou bem explicado.

25 minutos atrás, Swalls disse:

COMO FUNCIONA:

Por ex, o meu processador Ryzen 5 5600 tem o máximo especificado de 3200MT/s e padrão de 2600. Quando você inserir uma ram DDR4 3600, verá que era será limitada a 2400 até que você ative o XMP e você verá subir automaticamente para 3200 ou 3600(depende da placa-mãe), mas como o máximo é 3200, em 3600 o processador não tem obrigação de funcionar, porém quase sempre funciona, o meu por exemplo suportou 4 pentes a 3600mhz cl16.

Só nessa parte que não sei se eu interpretei mal, mas acho que o mais correto seria dizer que o 3200MHz na verdade já é o padrão dos Ryzen 5000. Isso porque, quando rodam abaixo disso, eles costumam perder rendimento. E por isso mesmo você ser obrigado a rodar com frequência abaixo do padrão de 3200MHz só pra poder usar mais do que 2 módulos de RAM não é tão interessante.

Eu já diria que é obrigação dele sim aceitar os 3200MHz, MAS (tudo tem um "mas"), se você tiver uma placa-mãe ruim com BIOS ou construção física ruim, ou a própria memória é ruim, você pode ser impedido de alcançar esse padrão de 3200MHz que a AMD garante para o processador. Podemos dizer que é um pouco de culpa da AMD que não exige um controle de qualidade melhor dos fabricantes de placa-mãe, mas eles não tem muito o que fazer com relação a memórias de baixa qualidade

A principal questão é que 99% das memórias que são vendias como 3200MHz hoje só conseguem atingir isso através do XMP, se fosse 3200MHz via JEDEC, a compatibilidade seria praticamente garantida. Mas chips capazes de conseguir estabilizar 3200MHz dentro dos padrões do JEDEC, geralmente são vendidos como memórias mais caras e com um perfil de XMP bem mais elevado. Já vi módulos memórias de 4000+MHz no XMP que tinham suporte a 3200MHz via JEDEC.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!