Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei o filtro de linha iClamper de 5 tomadas para garantir uma maior longevidade ao meu hardware, estou com ele há meses e até então não tinha me deparado com problemas. No entanto, ao conectar meu ventilador ao filtro e mudar a velocidade, percebi que a tela do meu monitor apresentava riscos momentâneos. Esses riscos apareciam apenas quando eu mudava a velocidade do ventilador e desapareciam logo depois.

Além disso, notei que até mesmo o pisca-pisca que eu usava normalmente está causando esses riscos na tela. É a primeira vez que isso acontece.

Estou em dúvida se o problema está no filtro de linha ou se é uma questão com o monitor. Atualmente, estou usando um monitor Mancer Horizon Z21.

Postado
40 minutos atrás, Potsu disse:

notei que até mesmo o pisca-pisca que eu usava normalmente está causando esses riscos na tela

Se for os comumzão, é uma bomba ter perto do seu hardware. Eles geralmente não tem proteção nenhuma, o que gera um frequência que interfere nos outros aparelhos. Evite usar isso!

Postado
Em 12/09/2024 às 11:03, Potsu disse:

Comprei o filtro de linha iClamper de 5 tomadas para garantir uma maior longevidade ao meu hardware, estou com ele há meses e até então não tinha me deparado com problemas. No entanto, ao conectar meu ventilador ao filtro e mudar a velocidade, percebi que a tela do meu monitor apresentava riscos momentâneos. Esses riscos apareciam apenas quando eu mudava a velocidade do ventilador e desapareciam logo depois.

Além disso, notei que até mesmo o pisca-pisca que eu usava normalmente está causando esses riscos na tela. É a primeira vez que isso acontece.

Estou em dúvida se o problema está no filtro de linha ou se é uma questão com o monitor. Atualmente, estou usando um monitor Mancer Horizon Z21.

Posta uma foto do modelo do ventilador

Qual marca da fonte do seu pc? pode ser cabo HDMI ruim também, além do ventilador ter um sistema de "trec" ruim, igual quando você muda a potência da torneira elétrica e a luz pisca. Numa instalação boa isso não deve ocorrer ou se ocorrer deve ser algo muito sutil. Mas uma torneira consome entre 25 a 30 amperes. Já um ventilador deve consumir no máximo 1 ampere, então é um motor vagabundo e sistema PWM, provavelmente.

Postado

@msupern É um ventilador bem barato que serve só pra quebrar um galho mesmo, infelizmente não consigo postar uma foto mas a marca dele se chama Codence. 

Minha fonte é uma Nidus 500w. Achei estranho esse ocorrido pois sempre conectei outras coisas no meu filtro de linha e nunca tive problemas, esses "riscos" só aparecem quando eu conecto o ventilador ou o pisca-pisca.

• Membro VIP
Postado

Isso parece ser sintoma de ruídos elétricos, como o ventilador causa uma variação de energia relativamente grande na mesma tomada que está conectado, é normal que esse problema aconteça. Ligue o ventilador em outra tomada, ventilador não precisa ser ligado em filtro de linha, pois não é eletrônico.

O pisca-pisca é incandescente?

Não é problema no filtro de linha, o que acontece é que nenhum filtro comum é capaz de filtrar ruídos causados por equipamentos que estão ligados nele, então outros aparelhos ligados nele sofrerão as conseqüências. Completamente normal.
Mas se o teu monitor está muito sensível a essas variações, significa que a fonte dele já não está lá aquelas coisas, talvez tenha que trocar alguns capacitores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!