Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe aceita 4 slots de ram e atuamente tenho  2x8 de 2666. Gostaria de acrescentar mais 2x16. Posso comprar qualquer marca de DDR 4 2666 que vai funcionar tranquilo ou teria  que ser do mesmo fabricante?

O que mais eu preciso saber antes de colocar mais dois pentes de memória?

É mais estável 2x16 ou matenho os 2x8 + 2x16 novo que comprar? MInha prioridade nem é tanto desempenho, e sim estabelidade do sistema de maneira geral. Tenho medo das famosa tela azul...

Postado

@OPiantino  obrigado pelas informações!

@Batata Defumada  É que eu já tenho os 2x8. Daí pensei em colocar mais 2 pentes, sendo a que a placa aceita. O processador apesar de um tempo, ainda trabalha com muita folga devidos a ter muitos núcleos... porém o tempo passou e a quantidade de ram tem feito falta para virtualizar.

O que eu perco se colocar mais dois pentes de de 16gb?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Adamastor Abrolio Silve Você vai estar dando mais trabalho para o controlador de memória do processador, não deve sobrecarregar ou algo assim, mas é melhor não fazer isso. A velocidade e latência das memórias pode ser afetada negativamente, além de você estar combinando memórias diferentes o que novamente não é o ideal.

1 hora atrás, Adamastor Abrolio Silve disse:

O que eu perco se colocar mais dois pentes de de 16gb?

A pergunta certa aqui seria "Eu preciso de 48GB de RAM?", se você não precisar então eu ficaria só com dois pentes de 16GB, acho uma configuração mais estável.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Trocando em miúdos:

2x8GB 2666mhz + 2x16GB 3200mhz = 48GB 2133mhz (frequência de todos os pentes nivelada por baixo pela controladora do processador. A perca adicional se dá pela quantidade de pentes).

2x16GB 3200mhz = 32GB 3200mhz (frequência mais alta, de acordo com os pentes, e mais estável, por serem apenas 2 pentes. Deve dar mais FPS em jogos, e tornar a renderização de conteúdo Multimídia mais rápida).

• Curtir 3
  • Amei 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Batata Defumada Obrigado por responder e desculpa pela demora em retornar aqui! 48GB vai sobrar. porém queria aproveitar o que já tenho (2x8) com mais 2x16 novos. Mas pelas explicações há perda  de estabilidade e desempenho. E parece que perde muito!

@Gabriel U Muito obrigado pela resposta! Apesar do meu uso atual a quantidade fazer mais falta que a velocidade, acho que não estou disposto a perder desempenho pela quantidade. Talvez então eu descarte os 2x8 antigo e matenho os 2x16 novos. Assim aumento a quantidade e ganho ate desempenho. Falta eu saber se a minha placa-mãe vai aceitar velocidade mais alta que 2666. Mas caso eu compre uma de 3200, a placa-mãe limite a 2666 mas funciona perfeitamente ou eu que tenho que limitar manualmente na BIOS para o pc funcionar?

• J.Augusto F alterou o título para Possuo 2x8GB 2666Mhz e quero comprar 2x16GB - Posso misturar marcas diferentes?
  • Membro VIP
Postado
Em 12/10/2024 às 09:03, Adamastor Abrolio Silve disse:

@Batata Defumada Obrigado por responder e desculpa pela demora em retornar aqui! 48GB vai sobrar. porém queria aproveitar o que já tenho (2x8) com mais 2x16 novos. Mas pelas explicações há perda  de estabilidade e desempenho. E parece que perde muito!

@Gabriel U Muito obrigado pela resposta! Apesar do meu uso atual a quantidade fazer mais falta que a velocidade, acho que não estou disposto a perder desempenho pela quantidade. Talvez então eu descarte os 2x8 antigo e matenho os 2x16 novos. Assim aumento a quantidade e ganho ate desempenho. Falta eu saber se a minha placa-mãe vai aceitar velocidade mais alta que 2666. Mas caso eu compre uma de 3200, a placa-mãe limite a 2666 mas funciona perfeitamente ou eu que tenho que limitar manualmente na BIOS para o pc funcionar?

Disponha, é um prazer ser útil. Bom, no caso da placa-mãe, isso depende. Que modelo de placa-mãe e processador você tem, atualmente?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!