Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, esperam que esteja bem.

TL;DR: Uso dois monitores, um de 27 polegadas AOC,144hz  e um 34 polegadas LG 160hz. Durante o uso somente o monitor da LG, como liga e desliga, mas não aparece nenhuma mensagem de perda de sinal.

História detalhada

Recentemente adquiri um PC novo, segue as specs:

placa-mãe: ASUS Prime H160M-A

Processador: i7-12700K

RAM: 16gb

SSD M.2: 1T

GPU: RTX 3050 6GB EX Galax

Fonte: Gamemax GX650, 650W 80 plus gold

Mencionei as specs do PC porque uso o mesmo setup de monitores no note do trabalho e esse problema não acontece. Diga-se de passagem é um notebook deveras inferior ao meu computado atual.

Diferença: Espelho o note para os monitores usando a porta HDMI, enquanto no meu PC uso as portas DisplayPort.

De inicio eu achei que pudesse ser a uma questão de memória, ou seila talvez processamento,mas como mencionei esse problema não acorre no note do trabalho.

Algo que notei é que quando deixo o monitor da AOC (secundário) ligado, esse problema acontece com mais frequência, tipo com uma constância maior a ponto de irritar. Quando o desligo, ainda acontece, porém de forma menos frequente.

Não sei se alguém conseguirá me ajudar, tendo em vista se um problema muito específico,mas desde já eu agradeço o tempo e a atenção de qualquer um ler rsrs.

De qualquer forma, continuarei a realizar alguns testes aqui para ver se consigo entender a causa raiz do problema.

Postado

eu verificaria bem os cabos primeiramente (alimentação e sinal) passar um limpa contato mesmo que não tenha nada visível.

testaria de novo, se continuar acontecendo trocar os sinais dos monitores (o que vai pra um passa a ir pro outro), dessa forma você isola se o problema é na saída ou no monitor/alimentação

nos reporte sobre a situação após o segundo passo acima pra ver se precisamos seguir com os testes.

• Amei 1
  • Solução
Postado
5 horas atrás, ruandiablo disse:

@SickAndTired

Olá,

passei por problema similar e também fiz um post aqui, não responderam, mas consegui resolver sozinho, verifique o que fiz no link a seguir:

Olá ruan.

Obrigado pela resposta.
Pelo o que li no link que deixou, sua solução final foi bem similar ao que fiz algumas horas atrás.

Realizei os seguintes testes:

1- liguei apenas o monitor AOC e usei durante um tempo. Ele não desligou/reiniciou sozinho em nenhum momento (teste realizado por meio da porta HDMI)

2 - Em seguida liguei apenas o monitor LG, sem nem mesmo o AOC estar conectado a placa de vídeo (teste realizado por meio da porta DisplayPort). Usei durante um tempo e o monitor não desligou/reiniciou sozinho em nenhum momento.

Em um primeiro instante achei que a causa do problema pudesse ter sido a configuração anterior. Pois antes ambos os monitores estavam conectados a placa de vídeo na porta DisplayPort (sem adaptadores). Porém, essa mesma entrada no monitor AOC apresentava um problema (tinham alguns risquinhos na tela), então depois de deixá-lo desconectado e usar o monitor LG sem o problema em questão acontecer, pensei que problema na porta DisplayPort do monitor AOC estivesse causando todo o problema.
No entanto, não é o caso, Acabo de conectado novamente o monitor AOC na placa de vídeo porém na porta HDMI e o problema voltou a acontecer.

O mais estranho é que somente acorre no LG, o monitor AOC não apaga em nenhum momento.

As vezes penso se pode ser algo relacionado a placa de vídeo ou o processamento/memória, seila rsrsrs

4 horas atrás, Eder Neumann disse:

eu verificaria bem os cabos primeiramente (alimentação e sinal) passar um limpa contato mesmo que não tenha nada visível.

testaria de novo, se continuar acontecendo trocar os sinais dos monitores (o que vai pra um passa a ir pro outro), dessa forma você isola se o problema é na saída ou no monitor/alimentação

nos reporte sobre a situação após o segundo passo acima pra ver se precisamos seguir com os testes.

Olá Eder,

Em testes anterior fiz o que mencionou, troquei os monitores de entrada e cabos e até mesmo a configuração de qual seria o principal, no entanto o problema persiste. De qualquer forma eu agradeço a resposta.

***UPDATE***

Acredito ter encontrado a solução.

Ainda na tentativa de encontra a causa raiz, coloquei o monitor AOC como principal (não que isso tenha sido a solução).

Sem muitos motivos decidi desabilitar o HDR, aquele das configurações do windows mesmo (right click > display settings). <= Essa eu acho que foi a solução.

Desde que fiz essa alteração, ambos os monitores estão conectados o problema não se repetiu.

Encontrei essa thread no reddit e parece que esse monitor tem esse tipo de problema.

Tem um comentário de um carinha que disse que quando era algo muito branco ou muito brilhado o dele desligava.

Enfim, acho que ter conseguido solucionar o problema. Agradeço aqueles que disponibilizaram do seu tempo para tentar ajudar.
Obrigado a todos,

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!