Ir ao conteúdo

HD às vezes funciona e às vezes não

Ir à solução Resolvido por Catexia,

Posts recomendados

Postado

A uns dias atrás o meu HD parou de funcionar. Não é reconhecido pelo PC e também não é reconhecido na BIOS. Porém teve um dia que liguei o PC e ele tinha voltado a funcionar. Olhei no CrystalDiskInfo e dizia que ele estava saudável. Também fiz teste no HD Tune e não encontrou nenhum erro. Mas depois desse dia ele voltou a não funcionar. Já troquei cabo SATA e cabo da fonte e não adiantou. Qual pode ser o problema?

Postado

Isso também ocorre com pen-drives que só reconhecem as vezes.

Teste inicialmente as outras portas SATA da sua placa-mãe.

Caso não adiante então o problema possivelmente não está na placa-mãe.

Limpe, de preferência com limpa contato as entradas do seu HD SATA e veja se ajuda.

Ao ligar o computador vá na BIOS e verifique se aparece o HD na seleção de BOOT. Se aparecer na BIOS e não aparecer no computador vá no Gerenciador de Disco e repartições e configure o volume.

Apesar de ser direcionado para pen-drives acho que esse vídeo pode ajudar, dependendo de qual for o problema do seu hardware.

https://youtu.be/NwbwfhXPC6Q

Postado

@Catexia

Estranho, nem na BIOS? Uma observação "física" que você pode saber pra ver se ele está ligando é observar se tem algum tipo de vibração no HD com o gabinete ligado (que seriam as rotações por minuto), caso você não consiga observar nem o mínimo de vibração pode indicar que ele não está sendo alimentado pela fonte (e isso não implica que a fonte seja o problema, só que o HD não está recebendo energia).

Caso você consiga observar vibração então é questão dele estar sendo reconhecido pelo computador ou se o o cabo sata está conseguindo fazer a comunicação, e isso pode ser tanto a porta da placa-mãe, quanto o cabo quanto o conector sata do HD, vale a pena tentar a limpeza dos 3.

Se você considera os arquivos do seu HD importante e quer recuperar eles talvez valha a pena levar em algum local de recuperação de HD caso essas soluções mais simples não resolvam.

Postado

@ruandiablo

Fiz o teste pra sentir a vibração. Ele está parafusado na lateral então só consigo colocar a mão em um dos lados do HD mas não consegui sentir nenhuma vibração.

Felizmente eu já tinha feito backup dos dados desse HD então nada será perdido, mas pelo jeito vou ter que comprar um novo.

@Pincipi Ele é da Seagate, vou ver se encontro algum utilitário, mas se o HD não é reconhecido pelo PC acho que não vai adiantar.

Obrigado a todos pela ajuda.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 25/09/2024 às 16:07, Pincipi disse:

Se conseguir com que seja detectado o Seatools dará um diagnóstico:

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

Em alguns casos eu consegui com que voltasse a funcionar retirando os parafusos para separar a placa lógica e limpei com delicadeza usando borracha de lápis os terminais que estavam oxidados.

Fiz isso hoje (estava sem as chaves adequadas antes) e ele voltou a funcionar!

Segui o passo a passo desse vídeo para fazer a limpeza: https://www.youtube.com/watch?v=wP6P8lFbja0

Acho que o problema era apenas oxidação nos terminais mesmo, o diagnóstico do Seatools diz que está tudo bem com o HD e até agora ele não voltou a dar problema.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!