Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha dúvida é, quando tem uma tempestade, eu sempre preciso tirar o Pc da tomada, mas a forma correta de desliga-lo é pela fonte, dps desligar o filtro de linha e tirá-lo da tomada, ou não desligar a fonte e só tirar o cabo do Pc, ou talvez só desligar o filtro de linha, como é o jeito certo pra essas situações? E pro monitor, tem algum jeito certo tmb após desliga-lo, tipo tirar a tomada dele primeiro e dps desligar o filtro, como? Tenho um medo de desligar o botão da fonte pois minha antiga (era uma fonte ruim) estragou após começar a desligar pelo botão, e meu Pc tá custando 22k ent n quero ter problemas, tem uma Corsair rmx shift rm1200x

Postado

Imagino que só desligá-lo via windows e retirar o filtro de linha da tomada seja suficiente, mas não tenho total certeza.

Mesmo que um bom filtro de linha, na grande maioria das vezes, será suficiente para proteger a máquina e outras coisas ligadas nas tomadas eu preferiria por não arriscar a máquina cara.

Só precisa ver se só estão conectados o monitor e computador, senão precisa considerar outra maneira.

De minha experiência pessoal, não faço absolutamente nada, se ocorre alguma instabilidade no fornecimento de luz o PC se desliga e liga de novo, uma vez ou outra algum arquivo se fecha mas é facilmente reaberto.

Uma única vez acabou a luz enquanto jogava e perdi um pouco na progressão do game, felizmente era algo relativamente insignificante mas só queria deixar de testemunho.

• Membro VIP
Postado
43 minutos atrás, Csr_355 disse:

Tenho um medo de desligar o botão da fonte pois minha antiga (era uma fonte ruim) estragou após começar a desligar pelo botão, e meu Pc tá custando 22k ent n quero ter problemas, tem uma Corsair rmx shift rm1200x

Com uma fonte dessa eu duvido que tenha qualquer tipo de problema desligando-a pelo botão. 

Não sei se tem algum "estudo" sobre qual o melhor método para desligar um computador totalmente da energia. 

Porém eu gosto de desligar o pc, em seguida desligar a fonte do pc e logo após, retirar o filtro de linha da tomada. 

Não tenho conhecimento se realmente faria algum sentido ou não, mas penso que: desligando a fonte antes de retirar o filtro de linha, a própria fonte irá cortar a energia do hardware de maneira "segura" e não irá entrar em algum "modo caution" (Sim eu inventei esse termo para tentar explicar minha lógica), "achando" que houve queda de energia ao retirar o filtro de linha da tomada com a fonte do pc ainda ligada. 

Sei lá, só é uma paranóia minha Kkkkk. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Csr_355 Como já dito, não há necessidade de desligar a fonte (pelo botão dela), você só precisa desconectar o seu PC da rede elétrica da sua casa, ou seja, o famoso "tirar da tomada".

O que eu faço: Desligo o PC normalmente, desligo o filtro de linha (pelo botão) e removo a tomada do filtro todo, ou seja, nada fica conectado a rede.

Em alguns casos, eu preciso manter meu Wi-Fi funcionando (mesmo durante uma tempestade 😁), então eu desligo o PC e removo as tomadas (monitor, fonte, etc) do filtro de linha, mas mantendo o roteador ligado, além disso, retiro o cabo de rede que vem do roteador e vai até meu PC.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Qual é a forma correta de desligar o PC da tomada em tempestades?
  • Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Em alguns casos, eu preciso manter meu Wi-Fi funcionando

Meu roteador é fornecido pela empresa, então ele nem fica no filtro de linha. Eu tenho costume de desligar a fonte só quando vou ficar mais de um dia ausente, aí desligo a fonte e o filtro de linha, mas não tiro nada da tomada.

Também jogo durante tempestades, até hoje sem problemas.

Eu diria apenas para desligar a chave da fonte, depois o filtro de linha. E se achar necessário tire da tomada.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
24 minutos atrás, Pedroou disse:

Eu tenho costume de desligar a fonte só quando vou ficar mais de um dia ausente, aí desligo a fonte e o filtro de linha, mas não tiro nada da tomada.

Eu recomendo sempre o contrário, não precisa desligar a fonte, só remova da tomada o filtro, essa ainda é a forma mais simples e segura.

Ao manter os aparelhos ligados na rede, mesmo que com o filtro de linha desligado, ainda há risco em caso de raios, aqui no meu trabalho por exemplo, temos dois DPS instalados antes das tomadas e um raio queimou ambos os DPS e todos os ar-condicionados do prédio, então, acho que a melhor maneira de se proteger disso, ainda é o famoso "tirar da tomada". rsrs. 

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, guilherme_dr disse:

temos dois DPS instalados antes das tomadas e um raio queimou ambos os DPS e todos os ar-condicionados do prédio, então, acho que a melhor maneira de se proteger disso, ainda é o famoso "tirar da tomada".

Mas isso também tem relação com ter a proteção Classe I e II, o Clamper é classe III. O @Ferox Graxaim pode explicar melhor como funciona.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Então o botão da fonte só faz a mesma coisa de desligar no filtro de linha, apenas cortar a energia, sem diferença entre os dois, porque achei q talvez desligar pela fonte poderia ser de algum jeito melhor porque o Pc tá sempre "ligado", com o RGB da placa-mãe ligado 100% do tempo e os periféricos ligados 

• Moderador
Postado
15 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas isso também tem relação com ter a proteção Classe I e II, o Clamper é classe III.

Hum.. talvez tenha relação mesmo, eu não sei qual o modelo dos DPS utilizados aqui no prédio, só sei que são WEG e torraram.. 😁

Mas enfim, particularmente vou seguir desligando meu filtro de linha da tomada, já que no meu caso é de fácil acesso e o trabalho é o mesmo no fim das contas. rsrs'

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Pedroou disse:

Mas isso também tem relação com ter a proteção Classe I e II, o Clamper é classe III. O @Ferox Graxaim pode explicar melhor como funciona.

Exatamente. Que nem eu disse diversas vezes, os Clamper Pocket, Energia 3, Energia 5 e Energia 8 são DPS classe III, que não é feito para ser a única proteção dos equipamentos.
Para uma proteção QUASE 100% eficaz, precisa ter DPS classe I e II, que são instalados no padrão de entrada e no quadro de disjuntores respectivamente.
Nenhuma proteção dessas é garantia de ser 100% seguro e com 0 chances de queimar, mas minimiza (e muito) os riscos de isso acontecer. E caso aconteça, muitas concessionárias de energia (como é o caso da CELESC aqui em SC), pagam uma indenização pelas perdas em descarga elétrica/atmosférica, bastando pedir um laudo à assistência técnica, e entregar o laudo para a concessionária. Esse laudo pode cobrir tanto o reparo do equipamento danificado quanto a compra de um novo.
Mas como eu falei, para que possa sempre usar desse recurso, precisa ter instalação de DPS classe I e II no circuito elétrico da sua casa. Da primeira vez pode até ser que eles deixem passar e aceitem o laudo, mas da segunda eles vão rejeitar se não tiver feito a instalação das proteções.

4 horas atrás, Csr_355 disse:

@Shaman93 Então o botão da fonte só faz a mesma coisa de desligar no filtro de linha, apenas cortar a energia, sem diferença entre os dois, porque achei q talvez desligar pela fonte poderia ser de algum jeito melhor porque o Pc tá sempre "ligado", com o RGB da placa-mãe ligado 100% do tempo e os periféricos ligados 

Sim, tecnicamente tu podes desligar só a chave de energia da fonte, mas isso não vai proteger de surtos vindos pelo cabo de vídeo do teu monitor e/ou da entrada de rede. Por isso o ideal é que desligue o computador e todos os periféricos da tomada nesse caso, e o roteador é ideal que tire o cabo de rede do PC e/ou que tenha um DPS para o roteador também (se for fibra óptica então só precisa de um DPS pra alimentação do roteador, e não pra rede).
E como sempre é bom ter DPS classe I e II na sua rede elétrica, o que não só vai tornar muito raros danos vindos por descargas elétricas, como caso aconteça, a concessionária de energia vai sempre cobrir os danos.

Se for internet via rádio, precisa instalar um DPS para rede entre a antena e o roteador.

4 horas atrás, guilherme_dr disse:

Hum.. talvez tenha relação mesmo, eu não sei qual o modelo dos DPS utilizados aqui no prédio, só sei que são WEG e torraram.. 😁

Mas enfim, particularmente vou seguir desligando meu filtro de linha da tomada, já que no meu caso é de fácil acesso e o trabalho é o mesmo no fim das contas. rsrs'

Por via das dúvidas, é sempre bom desligar tudo da tomada, mesmo que tenha DPS.
A única proteção 100% eficaz é um no-break de dupla conversão ou equipamento similar (como os "power banks" gitantes da Bluetti e outras marcas).
Mas no caso do filtro de linha podes só desligar a chave liga-desliga dele, não precisa tirar da tomada se o acesso à tomada for difícil.

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Moderador
Postado
9 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Para uma proteção QUASE 100% eficaz, precisa ter DPS classe I e II, que são instalados no padrão de entrada e no quadro de disjuntores respectivamente.

É exatamente o que temos aqui no prédio, são dois DPS e como eu comentei anteriormente, mesmo assim eles não suportaram a descarga, quatro aparelhos de ar-condicionados queimaram no dia.

Desde então, eu sempre recomendo a remoção dos aparelhos da tomada, é a melhor maneira de evitar uma "dor de cabeça". rsrs'

9 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

. E caso aconteça, muitas concessionárias de energia (como é o caso da CELESC aqui em SC), pagam uma indenização pelas perdas em descarga elétrica/atmosférica, bastando pedir um laudo à assistência técnica, e entregar o laudo para a concessionária.

Perfeitamente, a empresa que eu trabalho entrou em contato com a a concessionária de energia da minha região (RGE) e houve agendamento para uma vistoria técnica por parte deles, para que pudesse ser realizado a indenização. Demorou bastante tempo (quase 1 ano), mas tudo deu certo e a concessionária cobriu os danos nos aparelhos queimados.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, guilherme_dr disse:

É exatamente o que temos aqui no prédio, são dois DPS e como eu comentei anteriormente, mesmo assim eles não suportaram a descarga, quatro aparelhos de ar-condicionados queimaram no dia.

As vezes tem que ver se o DPS estava em operação, tem uma hora que o DPS entra em curto e a janelinha fica vermelha, aí a pessoa reclama do disjuntor desarmando, e contrata um profissional mais em conta para fazer o serviço, e o cidadão só desliga o DPS da instalação e deixa ele lá...
Mas se foi feita a avaliação, provavelmente não foi o caso, e sim aconteceu de queimar mesmo. Não sei se tinha DPS classe III nos aparelhos, mas se tem, isso diminui o risco também.

Mesmo que desligue da tomada é bom ter a proteção, porque as vezes o primeiro raio que cai já pode dar problema, e tu não tens como adivinhar que momento o raio vai cair...

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, Csr_355 disse:

Sim, é equivalente, os dois são dispositivos pra fazer e desfazer o contato elétrico sem prejuízo aos aparelhos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...