Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso simular uma micro rede que possui uma célula fotovoltaica e uma bateria fornecendo potência para uma determinada carga, preciso fazer um circuito de controle desse fornecimento de potência de  forma que quando a célula estiver fornecendo energia a bateria não forneça e quando a célula não estiver fornecendo. como no período noturno, a bateria comece a fornecer. Tentei fazer com MOSFET e um comparador de tensão no GATE, para chavear entre a bateria e a célula mas não funcionou. Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Postado

Basta um relé, com a bobina alimentada pela placa solar. 

Contato NA no + da placa. 

Contato NF no + da bateria. 

O comum do relé segue para o + da carga. 

Os negativos vão todos juntos. 

• Membro VIP
Postado

A ideia do relé alternar entre dia e noite é minimalista e boa. Um capacitor de alguns mF já deve ser suficiente pra manter a tensão entre o acionamento - momento em que não há contato. No entanto isso é interessante apenas na teoria pro aluno aprender algo, algo como: como alternar a alimentação de algo. Na prática basta o painel a alimentar/carregar a bateria através de 1 controlador de carga para painel solar, essencialmente um regulador step down pra uns 14v.

Dica pra ambos: publique desenhos/fotos/esquemas.... 1.jpg>1k.txt. Com palavras mágicas corretas, eu até consigo achar. Mas tô com preguiça agora...

Postado

Na pratica já tenho o controlador de cargas do painel então ta meio que resolvido, só que preciso simular esse controle no PSIM para o relatório e ate mesmo para ter uma noção melhor do que vai acontecer na pratica.

• Membro VIP
Postado

De boa. Mostre então seu circuito...

20 horas atrás, uDigo disse:

com MOSFET e um comparador de tensão no GATE, para chavear entre a bateria e a célula

Na prática geralmente não há chaveamento. Quando chega a noite - ou dia com bateria 100% carregada - o painel simplesmente deixa de operar, afinal não tem luz - ou de dia um regulador de tensão limita sua tensão ou seu comparador + mosfet - que você ainda não mostrou - faz esta função de desligar a carga - leia-se carregamento da bateria -  e não necessariamente chavear/aternar pra bateria.

• Ferox Graxaim alterou o título para Ajuda para a projeção de um Circuito Controlador de carga (PSIM)
  • Membro VIP
Postado

Seu circuito teve boa intenção mas tem muita margem pra melhoria amigo. Queira googlar circuito controlador de carga painel solar (clique) e se basear em algum.

P.ex., esse

Carregador-de-Bateria-Para-Painel-Solar.

https://blog.novaeletronica.com.br/carregador-de-bateria-para-painel-solar/

envolve o conceito do seu comparador com o do relé do amigo @Renato.88 , é bem simples, estudável e explicável pro seu relatório.

Postado

Entendi o circuito, mas ainda não sei como alternar entre a bateria e o painel...se puder me explicar melhor. Nesse caso o circuito acima não tem uma bateria para fornecimento somente o painel alimentando a carga (uma bateria de cel).

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, uDigo disse:

alternar entre a bateria e o painel...se puder me explicar melhor.

Vou tentar te dar uma visão sem desenho minimalista da coisa de acordo com minha (minha) ideia fora do padrão...

Primeiro, você entende como funciona um relé? Sabe o que são e o que fazem os contatos N.A. e N.F.? (ou N.O. e N.C.). Seu circuito alimentado pelo C (Comum!!). Alimente a bobina do relé com o painel solar e vai ativar ou fechar o N.A. Sua bateria conectada no N.F. Ou seja de dia o NA vai pro C e alimenta. A noite desatraca o relé e o NF alimenta.

A lesma lerda de:

Em 07/10/2024 às 19:34, Renato.88 disse:

um relé, com a bobina alimentada pela placa solar. 

Contato NA no + da placa. 

Contato NF no + da bateria. 

O comum do relé segue para o + da carga. 

Os negativos vão todos juntos. 

🤪

De novo, visão minimalista que não contempla o carregamento, ok?...

Postado

Entendi, vou tentar executar algo melhor com essa ideia do rele, e volto com mais informações. Agradeço pela ajuda de ambos! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...