Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha casa é bastante antiga, todas as tomadas são do padrão antigo:

image.png.3fcac75881a378b2d5c3322fd406c70d.png

No entanto, a casa é totalmente aterrada e nos conformes.

Num futuro vou trocar todas as tomadas para o padrão atual, mas no momento, estou para comprar um filtro de linha novo com o padrão atual (jabuticaba) para utilizar no meu PC!

Quero saber se é seguro utilizar o PC e o filtro de linha nesse adaptador aqui:

image.png.14fbe95cfc307bbacff36333912d62ef.png

image.png.b55ebc153f650659c1039382c90b023c.png

• Necklace alterou o título para Adaptador para tomada de padrão antigo é seguro?
Postado
3 minutos atrás, dwatashi disse:

Pode, sem problemas.

Desde que o adaptador tenha todos F+N+T e seguir a capacidade do mesmo.

Certo, agora imagine a gambiarra:

1. Usar esse adaptador para a entrada do filtro de linha
  2. Usar outro adaptador para a tomada do pc para encaixar no próprio filtro de linha

Continua seguro?

Também, como posso verificar sua capacidade?

Os cabos dentro dele, acredito que só abrindo pra ter certeza.

Boa noite, obrigado pela ajuda até então.

Postado
6 minutos atrás, Necklace disse:

Usar outro adaptador para a tomada do pc para encaixar no próprio filtro de linha

Daí é melhor comprar um cabo de força no padrão novo, se bobear sai até mais barato que um adaptador.

• Curtir 1
Postado

@Necklace acho que é mais fácil trocar só essa tomada, por enquanto. Quanto menos adaptadores, melhor.

42 minutos atrás, Necklace disse:
  1. Usar esse adaptador para a entrada do filtro de linha

Não é o ideal, mas pode.

2. Usar outro adaptador para a tomada do pc para encaixar no próprio filtro de linha

Neste caso não é seguro. O ponto mais frágil - adaptador - está entre o filtro de linha e o PC, caso aconteça algum curto ou superaquecimento o PC estará vulnerável, sem a proteção do filtro.

Para ter a melhor proteção o ideal é que o PC esteja ligado diretamente no filtro de linha, sem nenhum adaptador entre eles. Depois o filtro você pode ligar em uma extensão, adaptador e enfim ligar na tomada. Se o cabo de energia do seu PC for antigo, compre um com o novo padrão, é barato e assim dispensa o adaptador.

Também, como posso verificar sua capacidade?

Os cabos dentro dele, acredito que só abrindo pra ter certeza.

Os adaptadores de melhor qualidade tem a indicação da corrente máxima de operação.

Dentro destes adaptadores não há cabos, mas sim terminais metálicos que (geralmente) suportam bem a corrente nominal de operação.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!