Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje eu tive uns problemas quando iniciei meu Windows e como uma das etapas para encontrar o motivo do problema, eu resolvi usar esses programas que verificam o SSD/HD para saber da saúde do mesmo pois o meu tem mais de seis anos. Na internet vi um técnico recomendando não usar apenas um para verificar, ele recomendava três, eram esses (CrystalDisk, Kingston SSD Manager e o HD Sentinel). Pois bem, comecei então pelo CrystalDisk e ele acusou que meu SSD estava com saúde "Crítica 0%", testei uma segunda opinião no Kingston SSD Manager e o resultado foi o mesmo, assustado pois como o SSD estava funcionando com estado de saúde 0%!? ele não era nem para dar boot no SO ou transferir arquivos desse jeito, resolvi usar o HD Sentinel para decisão final e ele acusou esse mesmo SSD como em estado de saúde normal 100%. Agora eu não sei em quem confiar.

Só para entendimento do erro no Windows o que aconteceu foi que durante inicializações a barra de tarefas ficava congelada ou não carregava nenhum ícone dela, isso normalizou depois que tirei da tomada por um tempo antes de uma nova reinicialização e está normal, pelo menos até agora. Isso pode ser algum erro relacionado há algum update do Win, mas antes de ir por esse caminho estou meio perdido sobre a questão do SSD, se compro um novo.

• Moderador
Postado

Nos envie prints dos testes dos três programas para analisarmos.

E também, vamos consultar os logs do próprio Windows para saber se ele detectou alguma falha. Para isso, abra um CMD como administrador e digite o comando abaixo:

wevtutil epl System "%UserProfile%\Desktop\SystemLogs.evtx"

O arquivo de log será enviado para a sua área de trabalho. Compacte o arquivo como .rar ou .zip, e anexe-o aqui na sua próxima resposta para analisarmos.

Postado

@GabrielLV O SystemLogs gerou um arquivo de 20mb que compactado em .rar ficou 1,15mb porém o site diz que não permite anexo em .rar, no tipos de arquivos permitidos para anexo esse formato também não conta listado (estranho). Compactei em .zip mas gerou um arquivo de 3,19mb e isso ultrapassa o limite de tamanho de arquivos no anexo que é de 2mb, enfim, segue os prints.

HDSentinel_NvF3EnqlT6.png

KSM_Gen15_Lxx4VH5Ntd.png

DiskInfo64_B9wx9pnZN4.png

• Moderador
Postado

@SkylineVoid  

1 hora atrás, SkylineVoid disse:

Pois bem, comecei então pelo CrystalDisk e ele acusou que meu SSD estava com saúde "Crítica 0%", testei uma segunda opinião no Kingston SSD Manager e o resultado foi o mesmo, assustado pois como o SSD estava funcionando com estado de saúde 0%!? ele não era nem para dar boot no SO ou transferir arquivos desse jeito

Não dá para afirmar isso, pois é necessário entender o que exatamente os programas estão querendo dizer com "0% crítico".

image.png.1b1265726f276bbf5ada3dd1f2a8343d.png

A kingston especifica uma unidade chamada TBW (Total Bytes Written), que na prática quer "quantos dados serão escritos nessa unidade ANTES de ela perder a garantia". Não quer dizer que o SSD, irá pifar, mas sim, um limite máximo de dados escrito que a unidade suporta, e o fabricante especifica um valor X.

https://www.kingston.com/datasheets/SA400S37_br.pdf

O seu SSD Kingston SA400 de 120GB possui um TBW de 40TB, e o CrystalDiskInfo informa que, nessas 32655 que você já o utilizou, você escreveu 99118GB de dados (99TB!!!), ou seja, você já esgotou totalmente o valor de "garantia" de escrita de dados recomendado pela Kingston (você usou mais do que o dobro desse valor).

image.png.7e2902987f5411c099219bada317b210.png

Mas, isso não indica necessariamente que o seu SSD irá pifar. Somente que o valor recomendado pelo fabricante já foi atingido.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

Postado

@GabrielLV Bom eu assisti aqui o vídeo e pelo que entendi isso de TBW funciona mais sobre um tempo de garantia do fabricante e pelos testes que ele fez, teve SSD que durou 20x mais tempo quando ultrapassou o TBW dele antes de pifar. O meu deve ter algo mais de 6 anos, achei muito já ter escrito esses 99TB nele se sempre usei apenas o SO nele, meus jogos, ou outros arquivos de mídia ficam em um HD.

Só acho que se ele já tivesse tão desgastado assim, pelo menos já viria apresentando problemas apontando erros nele nos últimos tempos, como lentidão. Então não tenho muito o que fazer em relação a isso, vou monitorar para ver se o erro do Win volta a acontecer e se pode ser outro coisa afetando, no mais eu terei que comprar outro SSD e clonar esse para o novo para ver se algo muda.

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, SkylineVoid disse:

Só acho que se ele já tivesse tão desgastado assim, pelo menos já viria apresentando problemas apontando erros nele nos últimos tempos, como lentidão

O desgaste (uso intenso) não necessariamente significa que ele irá começar a dar problemas, como você mesmo mencionou. Houveram SSDs que duraram 20x mais que o tempo estabelecido pelo fabricante.

Os demais parâmetros dos testes que você executou nos outros programas, não indicam falhas no SSD, o que é um bom sinal. Somente que ele já foi intensamente usado.

• Membro VIP
Postado

Eu também me deparei com resultados incoerentes tipo indicando 100% de saúde mas, com badsblocks em quase toda a extensão, principalmente quando atualizo a firmware e todos os erros anteriores de SMART desaparecem.

Eu gostaria de poder entender porque está mostrando estado critico, será que é porque a quantidade de Bads ultrapassou o limite?

Depois que salvar seus dados sugiro fazer o exame de superfície para ver como estão os setores, pelo menos assim dá para se ter uma ideia da situação das memórias.

Eu costumo usar o DiskGenius.

• Amei 1
  • Moderador
Postado
34 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu gostaria de poder entender porque está mostrando estado critico, será que é porque a quantidade de Bads ultrapassou o limite?

No caso do usuário do tópico, não. Ele indica como crítico pois o valor estimado pelo fabricante já foi atingido, então para o programa (baseado nos parametros que os desenvolvedores do CrystalDiskInfo informam), está em estado "crítico". Fora que o próprio software da Kingston informa que não há falhas na unidade, somente que o "Wear Level" (nível de desgaste) já foi atingido, portanto, 0%.

Com relação ao HDSentinel, seria interessante executar um teste usando o próprio programa indo nas opções de teste, e ver qual será o resultado.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!