Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Caros, boa noite.

Atualmente tenho uma internet de 800Mbps (MEGA) - já utilizei o cabo para testar e dá quase isso de up e down. (Vamos supor que crava em 800 - sei que não é assim)

Meu roteador é um C6 versão 3.0 ac1200 ( 867 na 5HZ e 300 na 2,4 GHz ) - Wifi 5

Diante, tenho algumas dúvidas:

1- Porque no Wi-Fi de 5Ghz com o celular colado na antena do roteador eu só consigo 300Mbps?

2- Esse 867Mbps na 5Ghz que diz o fabricante, é dividido entre todos os dispositivos conectados? Por isso não consigo esses 867 em meu celular? (iPhone 13)

3-diante, esse roteador não é o ideal para minha velocidade de internet então? Qual recomendam custo-benefício que seja Wifi6? (faixa dos 300 reais)

• Membro VIP
Postado

@Mr. Caio Augusto

Creio que seu iPhone mesmo do lado do router não está conectando no 5Ghz não pra ficar cravado assim em 300 Mbps mesmo pra 2.4 GHz em 802.11 n tá ruim, então o ideal seria investigar mais a fundo, o próprio funcionamento do router na 5Ghz e o seu iPhone 13 em outras redes nessa frequência pra ver se tá tudo bem com ele também.

Além do funcionamento do router, veja como está o espectro eletromagnético, digo, se não tem muitas outras redes poluindo nos principais canais de operação (3, 6, 11) podem fazer o router ter que corrigir tantos erros que a velocidade final fica abaulada pelo overhead de correção.

E por final a própria operadora pois uma coisa é bater a velocidade por cabo uma vez na vida, outra é isso ocorrer todos os dias via WiFi, uma boa forma de testar é realizar download em vários smartphones em simultâneo, download de arquivos mesmo, não testes sintéticos/simulados e somar a banda usada em cada um pra ver quanto bate.

Nós fóruns gringo de iPhone tem esse macete pra ver em qual rede está conectando, use isso pra confirmar, além de poder acompanhar isso na página de Status do próprio roteador:

" Check if your iPhone is connected to the 5GHz band of your Wi-Fi network, which is faster than the 2.4GHz band. Go to Settings > Wi-Fi > tap on the 'i' symbol next to your network > check the 'Radio' setting. If it's on 2.4GHz, try to switch to a 5GHz network if it's available." 

E por fim considerando seu link de 800 Mbps realmente seu C6 AC1200 está subdimensionado, não para conexão via cabo já que a uplink dele é Gigabit mas por causa do WiFi mesmo, o overhead reduziria a banda útil mesmo que zero problemas afetassem sua rede, então pra essa faixa de valor até 300 mangos você vai ter por exemplo o Archer AC X12 da mesma fabricante do seu atual.

• Curtir 1
Postado
Em 12/10/2024 às 19:09, Mr. Caio Augusto disse:

1- Porque no Wi-Fi de 5Ghz com o celular colado na antena do roteador eu só consigo 300Mbps?

Pode ser que seu telefone esteja usando a frequência de 300 mbps. Para saber faça o óbvio: desligue essa. Vá na programação do C6 e desligue o rádiofde 2.4 GHz. Conecte seu telefone ao wifi, que só vai ter a banda de 5GHz funcionando. Já vai saber se ele se conecta ou não nessa frequência. E aí rode essa medida de velocidade. E depois reative a frequência de 2.4Ghz no roteador. Leva minutos.

2- Esse 867Mbps na 5Ghz que diz o fabricante, é dividido entre todos os dispositivos conectados? Por isso não consigo esses 867 em meu celular? (iPhone 13)

Sim, é dividido entre todos os dispositivos. O mesmo caso dos 300 mbps em 2.4GHz. E note que rádio é half-duplex e o cabo é duplex. As portas RJ45 do C6 rodam a 2000 mbps cada uma. E a carga em uma porta não interfere na outra.

Note que essas medições de velocidade são apenas transferência de dados sem sentido. Não há processamento nem de um lado nem de outro. 240mbps por exemplo são 30 megabytes por segundo e talvez seu telefone nem consiga processar tudo isso. Talvez em um download de app, eventualmente. 

Os 800 mbps que tem para acessar a internet devem ser divididos claro por todos os dispositivos na sua rede. Sem mágica. 800mbps não é para um (único) dispositivo acessar a internet. 800mbps são 100 megabytes por segundo e pode ser que nada em sua rede consiga processar isso, E pode ser que nada do que você acesse na internet te entregue algo perto disso de todo modo. Sites de conteúdo também podem ter limites de entrega de dados por cliente, para evitar que um ou outro usuário com conexões rápidas e máquinas mais velozes acabem congestionando o serviço. É melhor o cara entregar 20 x 25mbps par 20 caras do que queimar 500 mbps com um único cliente...

3-diante, esse roteador não é o ideal para minha velocidade de internet então? Qual recomendam custo-benefício que seja Wifi6? (faixa dos 300 reais)

Para saber isso tem que ver quantos dispositivos tem na rede em geral e o que acessa com eles. E o tráfego na LAN.

Um Vídeo em FHD usa uns 6 mbps, em 4K até uns 25. Uma vídeo-chamada pode usar uns 500kbps em 480P, até uns 3mb em fhd. Uma chanada de voz usa uns 56Kbps.

Isso é o que importa em geral. Para jogos veja na documentação de cada jogo.

Entenda que o propósito de contratar X mbps de internet é atender mais dispositivos. Não é para um telefone, um tablet e um notebook, que não vão conseguir consumir nem perto da banda contratada, em geral.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Obrigado a todos que responderam.

O celular esta conectado a 5Ghz sim pois eu separei as redes em duas (2.4 GHz e 5Ghz) - precisei realizar este procedimento devido a aparelhos de IoT conectados a rede (SONOFF mini) que exigem redes 2.4 GHz não mista.

Meu trafego LAN é um DVR e uma central de Alarme e WAN são vários dispositivos, porém não consomem tanto assim.

Grato

• Membro VIP
Postado

Caio, instala um Nagios ou outro programa de monitoramento de tráfego de rede, para você olhar com maior profundidade aí e ter isso documentado de forma retroativa, tanto por tipo quanto por consumo de tráfego, de forma granular por host e por timely (quando/onde teve menos ou mais tráfego).

Acho que uma abordagem assim mais analítica irá lhe trazer boas surpresas e lhe dar ainda mais dados para detectar algum possível gargalo de rede e/ou "sujeiras" no tráfego para melhorar o desempenho da sua rede.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Adamastor Abrolio Silve

Você pode subir uma máquina VM com Nagios para fazer a coleta de infos de monitoramento, o downside é que poderá ocorrer gaps nos logs armazenados quando a máquina host for desligada.

Mas não tem somente o Nagios, tem também o PRTG que, apesar de ser pago é bem fácil de usar, com uma capacidade incrível de se agregar monitoramento de praticamente tudo que existe, pelo menos quando utilizei anos atrás a versão demo ainda tinha essa opção.

Claro poderia se mencionar o Zabbix, mas este requer bastante estudo preliminar, apesar de ser muito poderoso, requer conhecimentos específicos dele para se criar um monitoramento realmente eficaz.

Para um monitoramento sem muitas pretenções profissionais, Nagios ou PRTG dão conta do recado tranquilamente, mesmo que virtualizados.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...