Ir ao conteúdo

SSD com 58% de vida útil, temperatura alta e outros avisos

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, eu formatei o meu notebook a 2 dias e desde então após alguns minutos ou horas o Windows congela me obrigando a desligar e ligar novamente, só que em alguns momentos me aparece um aviso dizendo que não encontra nenhum SSD para dar boot. Depois de muito pensar eu usei o Crystal Disk Info e o Aida64 para ver o que poderia estar acontecendo com o SSD e me deparo com essas informações mostradas nas imagens a seguir, e creio que vou ter que comprar um SSD novo... Poderiam me auxiliar para saber se é isso mesmo? Desde já agradeço a atenção.

Aida.png

Crystal.png

Postado

@Brpimenta primeiramente você precisa checar qual é a causa dessa temperatura alta. Problema de ventilação/dissipação de calor... Se trocar o SSD a temperatura continuar como está vai ter o mesmo problema. Excesso de temperatura é um dos principais fatores da redução da vida útil de dispositivos de armazenamento.

Postado
1 minuto atrás, Erso disse:

@Brpimenta primeiramente você precisa checar qual é a causa dessa temperatura alta. Se trocar o SSD a temperatura continuar como está vai ter o mesmo problema. Excesso de temperatura é um dos principais fatores da redução da vida útil de dispositivos de armazenamento.

Sinceramente eu não sei, pois antes de formatar eu fiz uma limpeza no notebook que nem estava com muita sujeira, e eu uso o mesmo em uma base refrigeradora, só que é somente o SSD que fica nessa temperatura alta mesmo usando somente o navegador (Chrome) com o youtube aberto. Agora eu baixei o Western Digital Dashboard pra dar uma olhada e lá está informando que tem uma atualização de Firmware disponível, mas ao clicar pra fazer a atualização da erro. 

02.png

01.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Eu tenho um ponto de vista que pode ser o caso em questão, como também pode não ser;

Algum componente, geralmente a controladora está aquecendo muito e por causa disto o SSD deixa de ser reconhecido.

Uma forma de se constatar isso seria com o SSD como escravo, abrir o gerenciador de tarefas monitorando o SSD e mandar fazer um teste de velocidade com o Crystal Disk Mark, vai chegar em um momento em que o SSD deixa de ser detectado.

Outra provável teoria seria que algo na firmware corrompeu e está forçando a unidade a trabalhar mais do que deveria causando o aquecimento.

Também pode ser que a quantidade de Bads blocks ultrapassou a quantidade reservada na tabela e isso faz com que o SSD se comporte assim.

O caminho normal a se seguir nestes casos é salvar seus arquivos e descartar a unidade.

Eu particularmente gosto de seguir outro caminho que é abrir o SSD, identificar a controladora, procurar por ferramentas MPTool e tentar instalar outra firmware.

Caso tenha êxito, com a nova firmware o SSD deixa de ser reconhecido como autêntico WD pelo DashBoard e se seus componentes ainda estiverem em bom estado, pode voltar a funcionar normalmente por mais alguns anos.

Porém, tudo isso demanda muito tempo de pesquisa e trabalho que nem sempre dá em resultado positivo.

Postado
33 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu tenho um ponto de vista que pode ser o caso em questão, como também pode não ser;

Algum componente, geralmente a controladora está aquecendo muito e por causa disto o SSD deixa de ser reconhecido.

Uma forma de se constatar isso seria com o SSD como escravo, abrir o gerenciador de tarefas monitorando o SSD e mandar fazer um teste de velocidade com o Crystal Disk Mark, vai chegar em um momento em que o SSD deixa de ser detectado.

Outra provável teoria seria que algo na firmware corrompeu e está forçando a unidade a trabalhar mais do que deveria causando o aquecimento.

Também pode ser que a quantidade de Bads blocks ultrapassou a quantidade reservada na tabela e isso faz com que o SSD se comporte assim.

O caminho normal a se seguir nestes casos é salvar seus arquivos e descartar a unidade.

Eu particularmente gosto de seguir outro caminho que é abrir o SSD, identificar a controladora, procurar por ferramentas MPTool e tentar instalar outra firmware.

Caso tenha êxito, com a nova firmware o SSD deixa de ser reconhecido como autêntico WD pelo DashBoard e se seus componentes ainda estiverem em bom estado, pode voltar a funcionar normalmente por mais alguns anos.

Porém, tudo isso demanda muito tempo de pesquisa e trabalho que nem sempre dá em resultado positivo.

Eu vou comprar um SSD novo, pois eu uso o notebook para trabalho e por isso não posso deixar ele inativo. Eu já tentei atualizar a Firmware pelo Dashboard, mas continua dando erro e ao fazer um teste de velocidade pelo Crystal Disk Mark o SSD chegou a temperatura de 78ºC e gerou o resultado da imagem. 

03.png

• Membro VIP
Postado

Pelo DashBoard nunca vai conseguir atualizar a firmware com o SSD como sendo do sistema, sempre vai dar erro.

Só por alguma MPTool se consegue instalar uma nova firmware ou eventualmente consiga atualizar pelo DashBoard se o SSD estiver como escravo.

• Curtir 1
Postado

Finalmente consegui atualizar a Firmware, o DashBoard criou um Pendrive bootável onde consegui fazer a atualização por lá, e agora a temperatura caiu quase a metade e até agora não tive mais travamentos. Agradeço a todos pela a atenção!

04.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Poderia conferir a tela do Crystal? Só para ver se os dados de horas e quantidade de vezes ligado, Gbs zerou ou se permaneceu como estava antes da atualização.

• Membro VIP
Postado

Obrigado, deu para ver que mudou da B35500WD para B35900WD e apenas o ID 2 composite temperature que antes estava com um valor critico, agora voltou ao normal.

Tudo leva a crer que era apenas algum problema na firmware original.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!