Ir ao conteúdo

Qual a distro e DE mais estável e com menos bugs atualmente?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, sei que perguntas sobre distro sao frequentes até demais, mas eu realmente não consigo chegar em uma resposta, e gostaria de se possível uma ajuda de vocês.

Aderi ao linux para estudo e desenvolvimento já fazem algumas semanas, e comecei com o ubuntu com o GNOME padrão dele, e eu estou passando por muitos e muitos bugs: as vezes o sistema não inicia, as vezes a bateria do notebook não carrega, o audio parava de funcionar e voltava inconsistentemente. Esses fatores fazem eu pensar que em algum momento o sistema mal vai iniciar ou vai fazer eu perder algum trabalho, então estou precisando de uma alternativa de distro e DE "a prova de bugs" e com bastante suporte a drivers.

Com base em minha pesquisa, o linux mint com o cinnamon é o melhor caminho a ir em sentido de estabilidade, segurança contra bugs e suporte a drivers, porém o cinnamon não me agrada tanto. Tambem estou considerando usar alguma distro que suporte o KDE plasma e que seja tambem bem confiavel, já que achei o visual dele muito bonito, e aparentemente é muito aclamada como o melhor pela comunidade.

Eu gostaria de consultar vocês para ver qual opção vocês acham que eu deveria seguir dentro do que estou procurando.

Alias, não sei se é relevante, mas meu desktop é um Dell Inspiron 15 3520 // Intel Iris xe // Intel Core i5 1135G7 // 16gb ram // 

• Coordenador
  • Solução
Postado

@Charumelo Qual versão do Ubuntu você escolheu? No caso dele, o ideal é sempre focar nas edições LTS. Se você pegou alguma point release (como a 24.10), bugs são esperados.

Recomendo que dê uma olhada no ZorinOS. É fácil de usar como o Linux Mint, mas sem as limitações na loja de aplicativos por padrão e com uma interface muito mais bonita. 😉

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Charumelo disse:

Bom pessoal, sei que perguntas sobre distro sao frequentes até demais, mas eu realmente não consigo chegar em uma resposta, e gostaria de se possível uma ajuda de vocês.

Aderi ao linux para estudo e desenvolvimento já fazem algumas semanas, e comecei com o ubuntu com o GNOME padrão dele, e eu estou passando por muitos e muitos bugs: as vezes o sistema não inicia, as vezes a bateria do notebook não carrega, o audio parava de funcionar e voltava inconsistentemente. Esses fatores fazem eu pensar que em algum momento o sistema mal vai iniciar ou vai fazer eu perder algum trabalho, então estou precisando de uma alternativa de distro e DE "a prova de bugs" e com bastante suporte a drivers.

Com base em minha pesquisa, o linux mint com o cinnamon é o melhor caminho a ir em sentido de estabilidade, segurança contra bugs e suporte a drivers, porém o cinnamon não me agrada tanto. Tambem estou considerando usar alguma distro que suporte o KDE plasma e que seja tambem bem confiavel, já que achei o visual dele muito bonito, e aparentemente é muito aclamada como o melhor pela comunidade.

Eu gostaria de consultar vocês para ver qual opção vocês acham que eu deveria seguir dentro do que estou procurando.

Alias, não sei se é relevante, mas meu desktop é um Dell Inspiron 15 3520 // Intel Iris xe // Intel Core i5 1135G7 // 16gb ram // 

Bom dia, e seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Assino embaixo na indicação do Coordenador acima. ZorinOS me parece também uma das melhores apostas. É familiar, responsivo, e muito amigável mesmo para quem estiver acostumado com o Windows.

• Curtir 2
  • Amei 2
Postado

Distribuições Linux são coleções das mesmas coisas e não há assim uma razão para uma ser mais estável que a outra. O que pode ter é uma escolha mais ou menos feliz de combinações de pacotes. Por exemplo sua placa de Vídeo pode se dar melhor com Gnome ou KDE. O driver de wifi para sua placa pode não ser o mais estável, essas coisas. X11 ou Wayland pode afetar a estabilidade. Algumas placas na Nvidia bem antigas, tipo GeForce 2XX podem ser um inferno em Linux.

Usando máquinas mais antigas pode ser melhor usar modos de videos menos exigentes. 

Para aplicações específicas pode ser muito recomendável não usar interface gráfica. Por exemplo, aqui do lado do micro que estou usando tem um micro importante na rede, que não em interface gráfica, e nem vê um mouse ou teclado há meses. Roda CentosOS, mas nem sei porque eu me lembro disso, já que só uso dele o compilador C e algumas ferramentas, e a razão da máquina em si, que é rodar Asterisk. É o mesmo para um servidor de arquivos (Samba), um servidor de banco de dados (MariaDB por exemplo), um firewall, um servidor de rede, um servidor web, um servidor de cache, um repositório de códigos...

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Debian, Debian, Debian.

Coloca um tico de KDE, uma pitada de Flatpak e o Backports como a cereja do bolo.

Pronto, vai estar munido com um bom sistema pra começar a criar os seus programas e explorar o Linux.

• Curtir 1
Postado

@KairanD

Usei o ubuntu 24.04.01 LTS mesmo, acredito que foram incompatibilidades com meu hardware talvez?

Mas enfim, com base na sua resposta e a do pessoal, dei uma pesquisada do zorinOS e realmente parece muito bom, sem contar no visual que é lindo, definitivamente vou instalar ele para ver

Muito obrigado a todos pelas respostas!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...