Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou buscando uma forma de ligar meu notebook remotamente através da internet.

Infelizmente meu notebook não liga com aquelas tomadas.

Testei alguns apps que disparam o Wol (wake-on-lan) e eles funcionam perfeitamente pela rede, mas claro que não pela internet.

Vi algumas pessoas que fazem umas maracutaias no roteador, mas muitas das vezes não funciona e não quero também expor minha rede.

Gostaria de saber se existe algum roteador que tenha acesso pela nuvem e que o próprio roteador dispare o Wol.

Vi que tem um roteador da ASUS que dispara, mas ele não consegue ser acessado pela web. Meu roteador atual da Tp-link consegue ser acessado e configurado pela web, mas não tem nada do Wol. Se unissem os dois seria perfeito.

Obrigado desde já.

Postado
Citação

Existe algum modelo de roteador com acesso pela nuvemcom Wake-on-lan?

Não. 

WOL é um pacote de dados. Tem ao menos 102 bytes e é um pacote ethernet. Outra camada de rede --- nível 2 --- e não a camada em que os roteadores trabalham, enquanto adaptadores WAN/LAN nível 3.

2 horas atrás, Saulo_GPU disse:

Vi algumas pessoas que fazem umas maracutaias no roteador, mas muitas das vezes não funciona e não quero também expor minha rede.

Gostaria de saber se existe algum roteador que tenha acesso pela nuvem e que o próprio roteador dispare o Wol.

Que seria uma "maracutaia"? E o que não funciona "muitas das vezes"?

Se vai enviar pacotes pela nuvem para seu roteador isso significa exposição... Não dá pra garantir que só você vá acessar.

2 horas atrás, Saulo_GPU disse:

Vi que tem um roteador da ASUS que dispara, mas ele não consegue ser acessado pela web

Que roteador é esse? Que significa não poder ser acessado pela web? Se você acessa o roteador pela rede local é a mesma coisa que acessar o dispositivo que quer ligar e não precisa do roteador então, porque todas as portas do roteador estão no mesmo segmento ethernet. E o pacote WOL é um pacote de broadcast e vai para todas as portas na rede ethernet. Assim o roteador de nada serve. Basta o pacote.

Como funciona WOL via LAN

WOL em geral é enviado via IP para a porta 9. Mas você pode ter vários aparelhos que quer ligar na mesma LAN, e pode não quer usar a porta padrão do lado da internet. Então o que usa é uma tabela de translação, digamos. Exemplo: portas 40009 para um certo dispositivo, 40010 para outro, e assim por diante. Só que isso vai para a porta 9 de um certo IP da sua rede. E você coloca essa tabela de transição na tabela de encaminhamento de portas do seu roteador. E, claro, registra um endereço de acesso para via web ou via LAN. Sim, pode ser via LAN apenas porque uma rede grande pode ter a necessidade de ligar máquinas em outros andares ou prédios.

Não importa qual seja o endereço de destino do encaminhamento na LAN. Porque não importa? Porque (a)  a máquina alvo está desligada e (b) é um pacote que vai para todas as máquinas e (c) afinal o pacote tem ao menos 6X o endereço MAC da máquina a ser ligada. Só ela vai reagir a isso, e mesmo assim garantidas outras condições.

• Curtir 1
Postado

Diferente do TP Link, esse roteador da ASUS, o aplicativo somente comunica com o roteador quando você conectado na rede dele. No TP Link eu consigo configurá-lo e acessá-lo pela internet.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...