Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

salve,

vou acionar a garantia da minha placa de Vídeo da ASUS.

Queria saber se já teve alguma experiência com o pós vendas das duas e qual o melhor para acionar.

a placa em questão é um RTX 4060 ATLAS SHARK ASUS. Comprei ela em julho deste ano na kabum.

e o b.o da placa é que ela não da vídeo em quase todas as vezes que eu ligo o PC (e toca 3 bip e a luz da GPU fica acess) raramente aparece imagem. Levei em um técnico conhecido e ele fez alguns testes hoje. logo quando ele colocou outra placa de Vídeo o PC funcionou normal.

foto da placa quando chegou.

Screenshot_20241028_183326_Photos.jpg

• Curtir 1
Postado

opa 
garantia legal da Kabum é 90 dias 

depois disso é com a fabricante, no seu caso a ASUS 

você pode entrar na kabum e acionar a garantia, eles irao te auxiliam a como enviar o produto certinho.

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, juhniu disse:

opa 
garantia legal da Kabum é 90 dias 

depois disso é com a fabricante, no seu caso a ASUS 

você pode entrar na kabum e acionar a garantia, eles irao te auxiliam a como enviar o produto certinho.

Caramba, sério que garantia de qualquer placa é só de 90 dias com a Kabum? Eu pensei que era de uns 6 meses a 1 ano sei lá, eles podiam deixar isso claro da descrição dos produtos, só colocam a garantia da fabricante, já ia dizer para o amigo entrar com a garantia da Kabum mas pelo que eu vi vai ter que ser da ASUS mesmo, pelo menos não vai correr o risco da Kabum negar garantia caso tenha algum parafusinho oxidado. 

Postado
1 minuto atrás, C.R.E.A.M. disse:

Caramba, sério que garantia de qualquer placa é só de 90 dias com a Kabum? Eu pensei que era de uns 6 meses a 1 ano sei lá, eles podiam deixar isso claro da descrição dos produtos, só colocam a garantia da fabricante, já ia dizer para o amigo entrar com a garantia da Kabum mas pelo que eu vi vai ter que ser da ASUS mesmo, pelo menos não vai correr o risco da Kabum negar garantia caso tenha algum parafusinho oxidado. 

garantia do vendedor é sempre 90 dias, do fabricante geralmente 9 meses, ai fecha 1 ano

mas tem casos que a garantia é estendida 

é bom sempre ficar atento a esses detalhes

• Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Warrior27 disse:

garantia do vendedor é sempre 90 dias, do fabricante geralmente 9 meses, ai fecha 1 ano

Engraçado, a minha placa de vídeo da EVGA que comprei em 2020 deu pau em 2023 e eu entrei em contato com a Kabum, eles falaram que ainda tava em garantia com eles, me pediram pra tirar fotos e tudo, mas negaram porque tinha uns parafusos oxidados, acabei entrando em contato com a EVGA, mandei pra Brea e depois de 1 mês eles arrumaram a minha placa e mandaram de volta. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, C.R.E.A.M. disse:

Engraçado, a minha placa de vídeo da EVGA que comprei em 2020 deu pau em 2023 e eu entrei em contato com a Kabum, eles falaram que ainda tava em garantia com eles, me pediram pra tirar fotos e tudo, mas negaram porque tinha uns parafusos oxidados, acabei entrando em contato com a EVGA, mandei pra Brea e depois de 1 mês eles arrumaram a minha placa e mandaram de volta. 

é bem estranho, geralmente quando vou comprar em algum lugar sempre diz que são 90 dias de garantia do vendedor e o restante do fabricante

tem certeza que eles não iriam encaminhar pro fabricante?

Postado
1 minuto atrás, Warrior27 disse:

é bem estranho, geralmente quando vou comprar em algum lugar sempre diz que são 90 dias de garantia do vendedor e o restante do fabricante

tem certeza que eles não iriam encaminhar pro fabricante?

Eles receberem e eles mesmo enviarem pra fora? Com as suas informações e se não tivesse oxidado é bem capaz de sim, poderiam ser sorteados e receberem uma placa de vídeo bem superior da EVGA e na hora da Kabum me enviar de volta meio que me enganarem e me darem o mesmo modelo da placa ou mandar algum saldo da nota fiscal. 

• Coordenador
Postado
6 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Caramba, sério que garantia de qualquer placa é só de 90 dias com a Kabum?

Não. Não existe essa história de "garantia com a loja" e "garantia com o fabricante". A loja até pode te direcionar para o fabricante como forma de resolver o problema, mas ela também é obrigada, pelo Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, a solucionar o caso, já que responde solidariamente:

Citação

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

Da definição de fornecedor, Art. 3º:

Citação

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

A garantia que predomina é a maior. Ou seja, a loja é obrigada a cumprir a garantia contratual dada pelo fabricante do produto vendido por ela. E ainda há mais um detalhe: se não estiver especificado claramente que parte do prazo corresponde aos 90 dias de garantia legal, esse tempo é somado.

• Curtir 3
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 4060 com defeito. Qual garantia é melhor? Kabum x ASUS
Postado

@KairanD então, isso que eu tenho como certo, porque nem na NF nem no site fala dessa garantia separada, sempre da a entender que é para entrar em contato com a KABUM pra acionar a garantia.

Pelo menos aqui no meu setor de garantia do trabalho, sempre recebemos a mercadoria do Orgão(cliente) e encaminhamos ao fornecedor fazer o reparo.

Fui no site acionar aparecer esse prazo de até 03/07/2027. Depois dessa pagina aparece o contato da ASUS.

Vou mandar mensagem para eles ver o que eles falam.

image.png.ac7d681bc64060cc2d71a5429839d732.pngimage.png.8a925a7e901a8005b80c97889f42a196.png

@C.R.E.A.M. Você chegou a fazer aql garantia estendida deles ou nem? foi na padrão mesmo?

@1lokosVou fazer isso, pedi pro tecnico que ta com o pc gravar uns Vídeo mostrando o pc funcionando normal com outra placa.

Postado

garantia sempre é responsabilidade da fabricante
loja é revendedora, não assistência 

existe em alguns casos a garantia feita pela loja também, eles fazem um intermediario para agilizar com a fabricante 

a sua placa com defeito q ficou com a loja é então enviada para a assistência autorizada da marca depois, para restituir a loja q arcou com o concerto ou troca do equipamento para você 

é assim q funciona.

acontece q as vezes a loja q tem a assistência interna, ex: kabum 
simplesmente nega a garantia interna deles 
mas se mandar para a fabricante eles autorizem a garantia

• Coordenador
Postado
59 minutos atrás, juhniu disse:

A loja é classificada como fornecedora, conforme o CDC, assim como o fabricante. Ela é completamente responsável pela garantia do produto vendido, assim como o fabricante também é.

A loja até pode encaminhar para o fabricante como forma de agilizar a solução e resolver o problema, mas é importante deixar claro que, por lei, a loja é sim responsável pela garantia e deve prestar atendimento.

Se você, por exemplo, comprar um produto com três anos de garantia contratual e ele estragar daqui a 2 anos e 11 meses, a loja vai ter que encontrar uma solução para o seu problema mesmo se o fabricante tiver falido.

8 horas atrás, oreiaa disse:

Então, isso que eu tenho como certo, porque nem na NF nem no site fala dessa garantia separada, sempre da a entender que é para entrar em contato com a KABUM pra acionar a garantia.

Pelo menos aqui no meu setor de garantia do trabalho, sempre recebemos a mercadoria do Orgão(cliente) e encaminhamos ao fornecedor fazer o reparo.

Não há explicações sobre essa garantia separada porque garantia separada não existe. O CDC é bem claro quanto a isso.

A loja é obrigada a prestar atendimento, mesmo que seja apenas para encaminhar para o fabricante buscando uma solução. E, se o fabricante não resolver dentro dos 30 dias estipulados no CDC, a loja deve arcar com as consequências.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
24 minutos atrás, juhniu disse:

Qual é a fonte dessa informação?

A lei, mediante o Código de Defesa do Consumidor, estabelece a responsabilidade solidária entre comerciante e fabricante, podendo o indivíduo acionar qualquer um dos dois, desde que dentro da garantia -- exceto no caso de garantia estendida, que aí a responsabilidade é de quem a ofereceu:

Citação

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Art. 7° Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade.

Parágrafo único. Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo.

Art. 18. Os fornecedores
de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

O que ocorre é que muitas lojas usam de artifício pra tentar jogar a culpa pro fabricante, alegando que nas compras de produtos com garantia contratual de 01 ano ou mais, a responsabilidade da loja seria de apenas 90 dias (garantia legal), e após esse prazo de 90 dias, o fabricante seria o responsável, o que, a meu ver, é prática abusiva, pois limita o acesso do consumidor a ter seu produto reparado por qualquer um dos dois:

Citação

Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.

Se tiver algum entendimento jurisprudencial que corrobore sua afirmação, gostaria muito de ler, até pra ver se mudo de opinião. 

Abraços.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Warrior27 disse:

@mick 07 Não sei a legalidade desta "garantia estendida". Mas a ASUS oferece por padrão um ano de garantia e +2 anos se registrar o produto na ASUS (seja site ou app). 

Não sei até que ponto isso é legal ou não.

• Coordenador
Postado
10 minutos atrás, Pedroou disse:

Não sei a legalidade desta "garantia estendida".

Garantia estendida nada mais é que uma garantia contratual. Não é ilegal. Mas só responde por ela quem a ofereceu. Então, se um fabricante, no seu manual, oferece garantia de 12 meses, mas um lojista vende uma garantia estendida de mais 12 meses (24 meses total), apenas o lojista responde pela garantia estendida.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, mick 07 disse:

Garantia estendida nada mais é que uma garantia contratual. Não é ilegal.

Digo com relação a precisar registrar o produto em site ou aplicativo para ter esse "benefício".

6 minutos atrás, mick 07 disse:

Garantia estendida nada mais é que uma garantia contratual. Não é ilegal.

Digo com relação a precisar registrar o produto em site ou aplicativo para ter esse "benefício".

7 minutos atrás, mick 07 disse:

apenas o lojista responde pela garantia estendida.

Não seria apenas o fabricante?

• Coordenador
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Olha, eu entendo que se o fabricante oferece uma garantia maior pra um indivíduo, tem que oferecer a todos na mesma situação. Obrigar a registrar pra ter garantia maior é discriminar consumidores e colocar empecilhos pro exercício de um direito previsto no CDC. Então, pra mim, a prática é abusiva e o caso deve ser interpretado da forma mais favorável, ou seja, aplicando o prazo de garantia maior pra todo mundo. Nunca pesquisei sobre isso, mas o farei depois.

3 minutos atrás, Pedroou disse:

Não seria apenas o fabricante?

Não. Veja que eu falei que o fabricante oferece 12 meses no manual, e é o lojista que vende 12 meses a mais. Isso ocorre por meio de uma seguradora, ou seja, quando a pessoa compra uma garantia estendida, na verdade está comprando um seguro. Então o lojista e a seguradora que são responsáveis nos 12 meses estendidos.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, mick 07 disse:

Qual é a fonte dessa informação?

A lei, mediante o Código de Defesa do Consumidor, estabelece a responsabilidade solidária entre comerciante e fabricante, podendo o indivíduo acionar qualquer um dos dois, desde que dentro da garantia -- exceto no caso de garantia estendida, que aí a responsabilidade é de quem a ofereceu:

O que ocorre é que muitas lojas usam de artifício pra tentar jogar a culpa pro fabricante, alegando que nas compras de produtos com garantia contratual de 01 ano ou mais, a responsabilidade da loja seria de apenas 90 dias (garantia legal), e após esse prazo de 90 dias, o fabricante seria o responsável, o que, a meu ver, é prática abusiva, pois limita o acesso do consumidor a ter seu produto reparado por qualquer um dos dois:

Se tiver algum entendimento jurisprudencial que corrobore sua afirmação, gostaria muito de ler, até pra ver se mudo de opinião. 

Abraços.

opa 
fui gerente das lojas multisom do shopping floripa aqui em florianopolis 

os equipamentos de som geralmente sáo importacao e não tem assistência autorizada no brasil, a loja tem uma assistência propria em porto alegre, assim eles resolvem mais rápido e depois mandam devolta para a fabricante 

isso ocorre ate com os televisores, é feito a troca na garantia pela loja, dependendo do caso 
depois manda a tv com avaria para a LG verificar e gerar um voucher para recompra, ou outra negociaçao q a loja tenha feito com a fabricante 

isso serve para veiculos também, ford fazia isso, garantia deles era muito lenta, trocavamos e mandavamos para SP depois enviar uma outra peça de reposicao 
quem ja foi gerente sabe como funciona esse meio
é coisa de arrepiar hahahahah

geralmente as fabricantes nem pedem o produto de volta 
mas se não tiver um setor para garantia na sua loja ela quebra rápido 
assim como as lojas feirao de moveis aqui quebrou 

porq deixava os moveis de garantia no estoque e não pedia para fabricante uma devolutiva 
acabaram falindo por isso 

• Coordenador
Postado

Entendo seu ponto, só não entendi sua afirmação abaixo:

2 horas atrás, juhniu disse:

Pro consumidor, a garantia é responsabilidade solidária do comerciante e fabricante, então ele pode acionar qualquer um dos dois.

O que você falou no post #18, pelo o que entendi, seria a relação de eventual direito de regresso entre o comerciante e a fabricante, relação que não envolve o consumidor final.

Abraços!

• Curtir 1
Postado

exatamente 
o cliente vai ter a solucao 

se por meio da loja ou fabricante 
só queria mostrar como funciona ate o final 

e o porq as vezes a loja nega a garantia e mandando para fabricante ela aceita 
setor de garantia da loja as vezes falha na verificacao, e não quer correr o risco de trocar e depois a fabricante negar a garantia para eles, senao ficam no preju

ae sobra para o cliente q fica no meio 
é complicado 

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Pedroou disse:

@mick 07 Não sei a legalidade desta "garantia estendida". Mas a ASUS oferece por padrão um ano de garantia e +2 anos se registrar o produto na ASUS (seja site ou app). 

Não sei até que ponto isso é legal ou não.

a garantia estendida da loja é como se fosse um seguro, ela te vende e ela tem a obrigação de cumprir

a fabricante, no caso a ASUS, tem que arcar somente com o tempo de garantia ofertada por ela mesma

mas é bem verdade que eles ofertam mais tempo se cadastrar o produto no site, eu mesmo cadastrei minha placa-mãe e me confirmaram a garantia

o mesmo com minha fonte da msi que tem 5 anos de garantia porque registrei no site

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, oreiaa disse:

@C.R.E.A.M. Você chegou a fazer aql garantia estendida deles ou nem? foi na padrão mesmo?

@1lokosVou fazer isso, pedi pro tecnico que ta com o pc gravar uns Vídeo mostrando o pc funcionando normal com outra placa.

Nunca paguei essas garantias estendidas, foi garantia padrão mesmo. É como o amigo ali falou sempre é bom cadastrar os produtos da ASUS assim que você recebe, cadastrei esse ano minha placa-mãe e placa de vídeo, tenho garantia de 3 anos e alguns meses.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Warrior27 disse:

a garantia estendida da loja é como se fosse um seguro

A garantia estendida não é da loja, é da ASUS mediante cadastro. Cadastrei minha placa-mãe, mas a de vídeo acho que não. 

Postado
9 minutos atrás, Pedroou disse:

A garantia estendida não é da loja, é da ASUS mediante cadastro. Cadastrei minha placa-mãe, mas a de vídeo acho que não. 

entendo, mas não é dessa garantia do cadastro que eu falo

sabe quando você vai comprar em algumas lojas e te oferecem uma garantia extra por um determinado preço?

essa garantia é a da loja ja que é ela quem te vende

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Warrior27 disse:

sabe quando você vai comprar em algumas lojas e te oferecem uma garantia extra por um determinado preço?

essa garantia é a da loja ja que é ela quem te vende

Sim, eu entendo. Nunca comprei nenhuma delas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...