Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou tentando arrumar o SSD do meu irmão e o problema é o seguinte: meu irmão usava um SSD de 128gb pro S/O e esse SSD 1TB XrayDisk que guardava jogos e programas mais pesados e que está com defeito...um belo dia ele dormiu e acordou, ligou o PC e o Boot demorava muito, coisa de 10min+, mesmo o SSD com o S/O sendo o de 128gb...ele tirou os 2 SSDs, colocou um NVMe e o S/O no NVMe e colocou novamente o SSD de 1TB e mesmo com o NVMe o boot continuava lento, quando entrava no S/O apareciam os 2 SSDs( o NVMe e o SSD 1tb) mas conseguia acessar apenas alguns arquivos do SSD 1TB e não conseguia copiar nada e nem colar, tentou formatar pelo Gerenciador de Discos e dava erro de "Foi especificado um dispositivo Inexistente" e o SSD sumia do gerenciador de discos, ai só desligando o PC e reconectando ele, e o BOOT demorando 10min pra poder entrar novamente e ele aparecer de novo no sistema, porém, com o mesmo erro...ai eu coloquei o SSD aqui em casa e a mesma coisa, o meu boot fica lento igual na casa dele, e os erros são os mesmos, coloquei o Linux Ubuntu no Pen-drive pra tentar formatar, dei Boot no Linux no pendrive mesmo e pelo Linux eu montava a imagem do SSD 1TB e conseguia acessar os arquivos, copiar e etc, porém não consigo formatar, se deletar os arquivos manualmente pra lixeira, eles voltam, não tem como instalar o Linux no SSD, dá erro, não tem como formatar o volume pelo Disk ( dá erro de "Error Formatting Volume, Synchronization failed timed out for Object; udisks-error-quark 0") do Linux e nem pelo Gparted...também dá o erro de Dispositivo Inexistente ao tentar formatar pelo EaseUS.
Alguém tem alguma luz pra tentar recuperar esse SSD se for possível, pois ele está acessível pelo Linux, então to com esperança que talvez tenha conserto...😔

Postado

mano é o seguinte, pelo que você já falou há uma possibilidade de não pode recupera mas bora tentar, você tem que ver a saúde dele, se estiver em (ALERTA) fica perigoso você coloca os arquivos e se estiver em (CRITICO) JÁ ERA NÃO TEM SALVAÇÃO. ME INFORMA A SAUDE DELE PRA VER, provavelmente tem possibilidade de recupera pelo cmd.

• Membro VIP
Postado

Na teoria todo SSD tem salvação com a instalação de uma nova firmware.

Considerando que a salvação é do SSD em si e não dos dados gravados nele.

Todo o processo consiste em identificar a controladora para depois tentar encontrar a MPTool que vai servir nele e gravar uma nova firmware.

Com a nova firmware instalada o SSD revive e se as memórias dele estiverem boas sem muitos setores defeituosos, até dá para usar normalmente por algum tempo antes dele dar problemas.

É algo difícil, trabalhoso e demorado de ser feito. Se estiver à fim, podemos tentar, eu vou lhe passando os passos que conheço.

Postado

@Gabrieltech Qual programa eu uso pra ter essa informação da saúde???
@Pincipi Cara, eu agradeceria em tentar salvar o SSD e sim, esqueci de mencionar que os dados não importam, é apenas pra salvar o SSD pra meu irmão não precisar comprar outro, vide Aliexpress ter ficado um lixo!

Postado

baixa o hdtunepro portavel vai encontrar na internet, vai em error scan e clica em start, SSD estando ruim pode demorar algumas horas e deve mostra alguma coisa em vermelho.... ai teria que fazer as contas para evitar os setores defeituosos criando varias partições.

image.png.25e7887559282ee460ad9ab4be89e7db.png

• Membro VIP
Postado

Sobre obter a informação da saúde do SSD neste momento, eu acho perda de tempo porque ele já está com defeito comprovado.

Seria interessante ter a tela do Crystal Disk info para usar ela como comparação:

https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/

Depois que conseguir atualizar a firmware dele, ai sim tem que ver como está a saúde dele para ver se ainda tem condições de uso.

Mãos à obra na tentativa de restauração dele; considerando que não tem mais garantia para ser acionada, o primeiro passo é abrir o case, imagino que seja de plástico e vai conseguir abrir com uma palheta de violão ou um cartão de crédito velho, basta inserir no vão e inclinar para que as travas se soltem uma a uma. Tome cuidado na parte perto dos terminais para não danificar a placa do SSD.

Com ele aberto, tente ler o que está escrito na controladora que deve ser um componente quadrado, se possível tente fazer uma foto do lado da controladora. As memórias são retangulares e devem ter duas de cada lado, a controladora é quadrada e só tem uma.

A segunda coisa a fazer é tentar identificar os terminais do modo ROM:

De posse destas informações, podemos passar à parte de pesquisa para tentar encontrar a MPTool que sirva nele. Até esta fase é a parte fácil.

Postado

@thiago.jj Mas o problema é, mesmo se tiver setores defeituosos e puder evitar, como fazer isso, já que tá impossível fazer formatação de qualquer partição e até deletar os arquivos.
@Pincipi Eu vou passar o SSD para meu irmão e ele vai tentar seguir seu tutorial...mas você acha que tem algum tipo de solução prra tentar formatá-lo via CMD ou algo do tipo??? antes de abri-lo.

Postado

@Walter2000  Exatamente isso que estou falando, tem um sistema operacional bootavel que tem várias ferramentas de disco e o sistema funciona no pendrive, se tiver em estado crítico já era mano o preço que gasta concertando ele é um novo, e se ajeitar fica o perigo de perder tudo de novo, tem que ver os setores que estão com defeito, as vezes pode ser arquivos que corrompe o sistema, é mas que acontece quando os clientes me procura.

Você tem que avaliar se vale a pena ou não. No sistema operacional tem cristldyskinfo também você pode ver a saúde dele por lá.

Esse link fala do sistema operacional:

https://youtu.be/uW0Xo8-FutM?si=ODdXbl1efVEAZ5WU

Postado
17 minutos atrás, Walter2000 disse:

@thiago.jj Mas o problema é, mesmo se tiver setores defeituosos e puder evitar, como fazer isso, já que tá impossível fazer formatação de qualquer partição e até deletar os arquivos.
@Pincipi Eu vou passar o SSD para meu irmão e ele vai tentar seguir seu tutorial...mas você acha que tem algum tipo de solução prra tentar formatá-lo via CMD ou algo do tipo??? antes de abri-lo.

é como falaram se o negocio estiver ruim nem vale a pena e deve estar pessimo ja que você não consegue nem formatar.

você poderia tentar excluir as partições pelo gerenciador de disco, diskpart, etc .

se tiver so alguns badblock ai tera que fazer conta você pensa que o disco é 100% ve em qnts % o badblock esta e vai criando partição tentando pular onde estiver ruim.

tenho um HD sata de note e fiz isso, usei como segundo HD de backup(tenho outro)... sei que pode parar a qualquer momento, assim como um HD que esta funcionando bem.

sendo sincera a descricao que você deu ja esta bem critico eu ja teria descartado esse SSD

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Walter2000 disse:

você acha que tem algum tipo de solução prra tentar formatá-lo via CMD ou algo do tipo?

Você pode tentar tudo que mencionarem fazer na internet, quem sabe algo dê certo, existem muitos comandos no Win e no linux.

Na minha prática eu observei que quando a firmware dá sinais de estar corrompida, nenhum comando é capaz de fazer qualquer tipo de alteração no SSD, o máximo que se consegue é o programa forense resgatar os arquivos salvos.

Conforme o modelo da controladora, pode ser que dê para fazer o serviço sem abrir o case, ai a pesquisa é um pouco maior porque vai ter que ficar testando um a um os programas até a controladora ser reconhecida pelo programa do fabricante em específico.

• GabrielLV alterou o título para SSD de 1TB com erros e boot lento, como tentar recuperar?
  • 2 meses depois...
Postado

vou contar um caso mirabolante que a galera usava muito la nops anos 2010, que é pegar o HD colocarem numa sacola ou algo que posa deixar sem are depois mais outra coloca pra congela 30 min tira rapidao e liga fora do pc, recuperei todod os HD da minha cunhada na epoca tambem de amigos é algo arriscado mas funciona kkkk

vou contar um caso mirabolante que a galera usava muito la nops anos 2010, que é pegar o HD colocarem numa sacola ou algo que posa deixar sem are depois mais outra coloca pra congela 30 min tira rapidao e liga fora do pc, recuperei todod os HD da minha cunhada na epoca tambem de amigos é algo arriscado mas funciona kkkk

@thiago.jj mano isso presta pra nada, você so faz scan aparece um bad block e dai vai ter que usar o cmd pra pular pro proximo numero do setor quer dizer tipo uma mascara. mesmo que você consiga não adianta logo vai voltar e com mais ainda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...