Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu preciso de uma fonte que forneça 12,6v @ 3A. Tenho uma fonte que promete 24v @ 5A. Como essa fonte tem um TL431, pensei que poderia ajustá-la para ter o que preciso mas não estou conseguindo.

Pelo que levantei o circuito de saída é esse aqui:

JP54j5t.jpeg

Usando os resistores atuais e a fórmula vou=1+(R1/R2) Vref, não estou conseguindo nem entender como a saída está em 24v. (Na verdade, usando o trimpot ali dá para obter 20,8v~27,8v). R1, se não me engano, é 51Ω, R2 é algo entre 2K7Ω e 2k8Ω, dependendo do trimpot.

Conferi, testei continuidade várias vezes mas é bem possível que a engenharia reversa que fiz pro esquema aí em cima tenha erros. Não retirei os resistores para verificar seus valores mas como as faixas estão bem nítidas, estou apostando que os valores aí em cima estão corretos.

Olha uma foto do estágio do TL431:

lAm0TPv.jpeg

(Aquela R21 só serve para polarizar o LED...)

Será que dá para ajudar a fazer essa modificação?

Grato!

Em tempo: em quase todos os esquemas de fonte que encontrei pela Internet tem sempre um transistor parrudo na saída, para dar aquela corrente. Mas nessa aqui, o que pensei que podia ser um transistor é um diodo duplo, os dois catodos no pino do meio e um anodo de cada lado. Esse diodo é BYQ28E...

Postado

Deu certo mas era para o outro lado. Com os 39k, a saída ficou em 33v. Aí coloquei um pot de 50k ajustado em 27k, fui virando e quando a saída chegou nos 12v, tirei e medi: deu 12k. R de 12k, então.

rqT1NSR.jpeg

No ajuste do trimpot da placa dá para obter 10,5v~13,6v...

Valeu, Mestre!

Mas só uma dúvida: essa modificação não altera a corrente que a fonte pode entregar?

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Deu certo mas era para o outro lado.

Pois é, depois que escrevi me toquei que disse ao contrário, mas não tive tempo de corrigir.

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

No ajuste do trimpot da placa dá para obter 10,5v~13,6vtempo

Ainda bem que deu certo. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas só uma dúvida: essa modificação não altera a corrente que a fonte pode entregar?

Acho que a corrente aumenta, mas não tenho certeza. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Geralmente não participo (nem clico) em tópico resolvido mas por algum motivo resolvi clicar.

16 horas atrás, rmlazzari58 disse:

uma fonte que forneça 12,6v @ 3A. Tenho uma fonte que promete 24v @ 5A. Como essa fonte tem um TL431

Esta é uma fonte chaveada e esta é apenas a etapa do controle pwm? Neste caso sim a tendência é mesmo ...

42 minutos atrás, Renato.88 disse:

que a corrente aumenta

mas se a diferença de tensão ajustada for brutal - p.ex. de 24 pra 12 - o pwm pode ficar estreito d+ pros valores de L & C projetados quando for exigida corrente grande. Assim sendo a saída pode ficar instável. Se achar que deve, faça testes de carga maior e publique.

• Curtir 1
Postado
Em 31/10/2024 às 11:01, .if disse:

o pwm pode ficar estreito d+ pros valores de L & C projetados quando for exigida corrente grande.

Será que dá para inventar uma carga fantasma para 3A, @.if?

Essa fonte vai alimentar 2 dispositivos de rede, ambos para 12v.

Um deles - HUMAX HGB 10R02, modem + router - está sendo alimentado hoje através de uma fonte que veio nele e que diz fornecer 2,5A. Esse dispositivo diz que consome 2,5A mesmo.

O outro - um D-Link DIR-819, só router em cascata com o primeiro - traz que consome 500mA. E sua fonte original diz que fornece esse 0,5A mesmo.

Vamos ver: 12V / 3A = 4Ω

Agora 12V x 3A = 36W

Tenho aqui 4 resistores de 8Ω para 20W. Poria 2 em paralelo e veria a onda... onde? Se quiser amanhã posto uma foto da fonte inteira aberta.

O osciloscópio que tenho aqui é bem amador, DSO153, e só "pega" onda de até 1MHz... será que dá?

---

Em tempo: Além desses dois dispositivos, a fonte vai manter carregadas 3 baterias de lítio. Quando faltar luz, essas baterias continuam alimentando os equipamentos por um tempo... vá lá, por uma hora. Talvez seja uma boa manter na bateria só o HUMAX, já que o D-Link não é tão necessário assim.

Para recarregar as baterias, depois que voltar a luz, talvez dê para limitar o BMS-3S de forma que ele tome, no máximo, 1A. O BMS que vou usar é reaproveitado de uma parafusadeira/furadeira HAMMER... e a fonte original para recarga dessa parafusadeira diz que fornece 13,5v - 0,4A...

Postado

@rmlazzari58

A corrente que você vai usar, ainda está abaixo dos 5A que a fonte prometia fornecer antes de ser modificada. 

Portanto, ainda vai funcionar com segurança. 

O que complica, é querer tirar mais do que 5A com o mesmo transformador só porque abaixou a tensão. 

Quanto à carga fantasma, essas fontes já tem. São necessárias pra manter a tensão estável. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Use seus resistores pra carga de 3A ou + e seu oscilo pra medir o ripple.

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

2 em paralelo e veria a onda... onde?

+ fácil você saber onde não veria kk. ok amigo.. é na própria carga ou seja nos terminais dos resistores ok?

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

"pega" onda de até 1MHz... será que dá?

... e sobra. Dica: coloque em ac em escala baixa. Meça a vdc com multímetro mesmo.

De 24 pra 12 sugerir-te-ia um dc dc step down.

• Curtir 1
Postado

Deu certo! Com a carga de 4Ω ficou nos 12v (até um pouco mais) por sei lá... 2:30h e só mornou a fonte...

Fiz um teste rápido com a fonte chaveada para 220v e deu a mesma coisa: certo, rs...

Grato!

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...