Ir ao conteúdo

Tomada da fonte BlueCase 500W derreteu no filtro de linha, o que pode ser?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Ontem estava sentindo um cheiro de queimado, porém não sabia da onde, até meu PC desligar e eu verificar que o pino da tomada tinha sido completamente derretido. Meus 2 monitores e o PC são ligados a um filtro de linha(Obs: somente a tomada do PC que queimou):
https://www.mercadolivre.com.br/regua-5-tomada-com-proteco-5m-fusível-chave-liga-luz-de-led-tsc-filtro-de-linha-cor-preto-127v-e-220v/p/MLB24746850?pdp_filters=item_id:MLB3848865447 esse especificamente.

Meu setup é um:
placa-mãe: MSI A520 - A PRO

GPU: GTX 1660 6GB

CPU: Ryzen 5 5500

Fonte: BlueCase 500w 80 Plus White

Isso curiosamente aconteceu após eu trocar a minha placa-mãe e processador (não sei se tem algo haver) mas o antigo era o:
placa-mãe: h110m

CPU: i7 6700.

Com medo, comprei logo uma nova fonte para o PC:
https://www.kabum.com.br/produto/525053/fonte-gamer-rise-mode-zeus-550w-80-plus-bronze-modular-pfc-ativo-preto-rm-psu-01-bz-550
E um novo filtro de linha:
https://www.mercadolivre.com.br/filtro-de-linha-iclamper-energia-5-tomadas-dps-protetor-eletrico-cabo-1-metro-cor-preto-127v220v-clamper/p/MLB22881382?pdp_filters=item_id:MLB3733806395

Porém tenho medo de acontecer novamente, alguém tem ciência do que pode ter acontecido para essa queima da tomada?

Postado

Amigo tudo bem !! cara sou bem sincero não me leve a mal ta mais Poxa Fonte Rise mode ? essa fonte e horrivel cara temos ai Msi Xpg Corsair fora outros modelos o Filtro de linha foi uma boa compra mais a fonte horrivel para futuros upgrades essa sua fonte tem 3 Anos de garantia e er 550w. A fonte Fonte MSI MAG A650BN  650w sao 5 anos de garantia e mais W ainda para voce pegar inclusive RTX 3060 que consome muito ou RTX 4060 se conseguir troca essa fonte segue link abaixo da boa a diferença de ambas hoje da R$ 15 que no futuro vai fazer falta. Cara pode ter sito a fonte que queimou ou filtro de linha. A fonte 

Fonte: BlueCase 500w 80 Plus White e uma bomba não vale nada veja o Canal Teclab la indicam fontes de qualidade mais Rise mode não pega isso. Quando for comprar peças assim pega Gabinete ai sim compensa coisas basicas sabe mais que vai alimentar seu pc não compensa não e porque ela e modular que e boa.

https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-com-cabo-preto-306-7zp2b22-ce0

• Triste 1
Postado

Tem essa possibilidade tambem mais tem varios Lotes de fabricaçao como Corsair Modelos Antigos 650W Estavam estragando eram lotes antigos esse lote modelo postei novo esta perfeito

Postado
3 minutos atrás, Banunin disse:

@Tonizpt Mas essa fonte da MSI foi reprovada, a da rise mode aprovada

Sério? onde ela foi reprovada? em testes? tem a fonte?

Não duvidando de você, mas sempre ouvi falar bem dessa marca, com testes e tudo, estranhei você ter dito que ela foi reprovada...

Postado
2 minutos atrás, Banunin disse:

@Tonizpt A questão é da MSI, não outras corsair e o que for

@Gabriel Bangas Apenas as fonte da MSI, placa-mãe,GPU são produtos de qualidade da MSI, mas em fonte não caprichou

Sim, mas é exatamente a questão das fontes. Mas enfim, eu tenho uma a mais de um ano e nunca tive problemas, de qualquer forma me seguro na garantia de 5 anos também. Ninguém daria uma garantia tão longa, se não confiasse no produto

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Banunin disse:

Mas essa fonte da MSI foi reprovada

Os modelos da MSI A-BN não foram reprovados, eles ainda passaram nos testes feitos pela TecLab, porém o que foi constatado e que muita gente acabou perdendo a confiança neste modelo de fonte da MSI é que anteriormente a MSI ofertava esses modelos com um hardware interno de maior qualidade, e recentemente, começaram a ofertar com um hardware inferior ao que oferecia antes, mantendo o mesmo preço na fonte e sem qualquer aviso aos consumidores de mudança de hardware interno, a fonte sim, é boa, mas atualmente é pouco recomendada devido a essa atitude da empresa fabricante deste modelo. 

A Rise Mode Zeus é uma boa fonte custo-benefício que está sendo bastante recomendada aqui no fórum, lembrando que há modelos e modelos, modelos no qual são de entrada, com construção básica, modelos melhores e mais caros, uma mesma marca pode produzir fontes de diferentes tipos de modelo, construção e eficiência, e uma marca não se resume somente à modelos no qual foram mal construídos e deram problemas no passado, Gamemax que antes era uma marca de fontes reconhecidas por serem "bombas", atualmente produzem bons modelos como os gamemax GX, que foram testados e aprovados pela TecLab juntamente.

• Curtir 3
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Andreluized Boa noite,

Como o @RS Faria disse e eu também acho, pode ter sido mau contato do conector com a régua, que aliás não parece ser uma régua de qualidade e que protege o seu hardware, fez bem em substituí-la e fez boa escolha com o iCampler Energia 5.

O mesmo é válido para a substituição da fonte, a BlueCase 500W não é uma fonte muito adequada e você fez uma boa escolha com a Ride Mode Zeus.

No mais, procure sempre verificar se a tomada está bem conectada ao filtro!

Abraço.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Tomada da fonte BlueCase 500W derreteu no filtro de linha, o que pode ser?
Postado
Em 02/12/2024 às 19:49, Andreluized disse:

@RS Faria Boa noite manin, perdão a demora.

Foto do resultado mano:

IMG-20241202-WA0031.jpg

Isso ai esta com cara de estrago causado por filtro de linha fuleiro ou adaptador .. verifique o encaixe das tomadas, puxe o plug e veja se ele sai com facilidade,  se o encaixe for frouxo pode dar aquecimento no plug de força e o resultado é esse ai... nesse caso troque a tomada e/ou o filtro de linha.

As vezes na montagem chinesa a lamina de contatos do filtro fica alta ou tem um projeto mal feito pensado pra tomadas com pinos de metal e não da um bom contato nessas tomadas com pino de plástico...

Postado
Em 02/12/2024 às 12:05, Vitoria Gabriela disse:

Gamemax que antes era uma marca de fontes reconhecidas por serem "bombas", atualmente produzem bons modelos como os gamemax GX, que foram testados e aprovados pela TecLab juntamente.

Só uma correção, a Gamemax não produz fontes, ela é apenas uma marca e pega suas fontes de outros fabricantes em regime OEM.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
37 minutos atrás, Banunin disse:

@Tiberio Mas ela pelo menos pega produtos de qualidade?

O modelo GX parece ser decente, pelo menos o teclab testou e aprovou, porém vale lembrar que no exterior a Gamemax tem um péssimo histórico de comprar reviews.

Postado

@F4b10 Abri ela e as laminas que fazem ligação com a tomada estavam totalmente frouxo.
Uma dúvida, posso ligar ele com essa tomada da foto derretida, comprei uma nova mas vai demorar pra chegar.

Postado

@Andreluized Se passar uma lixa de leve pra tirar os resíduos de plástico, que podem gear mau contato, ainda da pra usar o cabo provisório ate o outro chegar, so checa se os contatos estão firmes pra não aquecer de novo...

Cuidado ao comprar cabos de PC muito baratos, tem cabo que é desbitolado, onde o fio interno é muito fino, comprei um cabo sem marca que o fio interno tinha 0,37mm de espessura e ainda era de alumínio! um cabo desses só serve em notebooks e monitores, em uma fonte de PC o cabo chega a ficar morno!

Postado
Em 02/12/2024 às 19:49, Andreluized disse:

@RS Faria Boa noite manin, perdão a demora.

Foto do resultado mano:

IMG-20241202-WA0031.jpg

Estou achando que o seu problema é esse filtro de linha, que parece ser de baixa qualidade e daquele tipo que faz de conta que protege.

Postado

@Andreluized Não conheço e o anuncio sequer fala do fabricante, parece aqueles cabos genéricos que sequer tem inscrição nos fios, pode ate ser que o cabo seja bom, mas quando nem o fabricante se importa de colocar a marca dele em algo, não costuma ser um bom sinal.

Se eu fosse arriscar indicar um cabo hoje eu iria em um cabo nacional, como os da daneva:

https://www.kalunga.com.br/prod/cabo-de-forca-para-cpu-1-5m-3-pinos-1557-daneva-bt-1-un/162200

Pelo menos as extensões que eu tive da marca eram boas com tomadas firmes e fio na bitola indicada, ou então um cabo da megatron que é uma tradicional fabricante de fios e tem pelo menos um selo do inmetro.

https://www.kalunga.com.br/prod/cabo-de-forca-pp-circular-3-x-0-75mm-x-1-80m-265-megatron-1-un/165523

Mas não sei como estão os cabos deles hoje em dia.

Postado

@F4b10 Duvida, sabe se as fontes costumam vir com cabo de força? Se sim só restaria aguardar e usar a que vem na fonte que comprei. Caso não, vou levar em consideração a que você me passou aí.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!