Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal. Estou querendo fazer um pedal que controla o quanto uma solenoide abre . è uma solenoide de válvula hidráulica 24v consumo por bobina de 0,08A. Acredito que se mandar menos corrente ela vai abrir menos, fazendo com que o fluxo seja menor, porém se apertar mais o pedal ela vai abrir mais. Me inspiro em pedal de acelerador maquina de costura 110v 220v, preciso adaptar para 24v. Uma IA sugeriu usar um sensor hall ou potenciômetro ligado com um transistor por meio de um resistor . Será que conseguimos modificar o pedal com esses componentes?

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Rene Lambrecht disse:

se mandar menos corrente ela vai abrir menos

Solenoide [que conheço] só abre e fecha.. não tem meio termo. Pra esta façanha você deve se inspirar numa válvula proporcional (clique). Agora caso insistas no solenóide, você deve usar um pouco de imaginação/criatividade minha... p.ex. você deve ter acesso ao curso/deslocamento da abertura da válvula e adaptar seu tal ...

14 horas atrás, Rene Lambrecht disse:

sensor hall

.. de fato mais de 1 - e bolar um sistema de localização do deslocamento pra fazer o sistema parar naquele ponto. Obviamente neste caso não vai ter uma excursão linear mas tipo um step motor.

Outra.. caso não precise de suavidade no fluxo - de seja lá o que for - pode bolar um sistema tipo pwm onde você controla o tempo total aberto por largura de pulso.. o fluxo vai sair em forma de jatos mas vai poder controlar a vazão média do mesmo jeito.

Bem.. foi só um tradicional exercício mental pessoal em uma sexta feira treze..

Em tempo.. certa feita há muuuito tempo atrás adaptei um motor numa torneira e controlava a vazão a distância. Deu muito certo... me lembro de ter compartilhado a foto no [na época] asm51.eng.br. De fato ela está na minha nuvem.. preguiça de procurar

Postado

De fato o que quero fazer é algo parecido com válvula proporcional, que eu possa controlar a abertura dela. Acredito que se limitar a corrente ela não tera força para abrir totalmente. Apesar de não ser muito preciso, ja vai me ajudar pois o que quero mesmo é que tenha um pequeno deslocamento suave, as vezes, e outras vezes ela vai trabalhar normal.

PWM vai fazer ela ligar e desliar muito rápido, isso não é bom nem para a solenoide nem para o sistema mecânico que recebera um pequeno "soco"

• Membro VIP
Postado

Boa.

Você pode tentar então variar a tensão mesmo. Lembrando que há forças ocultas tramando contra você, tipo a pressão do fluxo, a pressão da mola e o fato de do solenóide ter sido projetado apenas para abre-fecha. Faça 1 teste rápido com fonte de bancada de 0 a 24V. Se tiver sucesso na mecânica e hidráulica da coisa, use tipo uma fonte de 24 e um regulador step down - movido a pwm.

Em um outro momento de iluminação, vislumbro também um sistema com servo motor - onde um pot controla sua posição - adaptado numa torneira + o solenoide apenas pra abrir e fechar - algo como o papel de um disjuntor de proteção...

Ah sim... senti vontade viajar mais 1 pouco...

Imagine um sistema com 4 válvulas e cada uma com uma vazão diferente controlada pelo estrangulamento do cano.. tipo cada 1 o dobro do outro. Menor vazão, cano ou estrangulamento menor e vice e versa. Transformando o controle em binário, a teoria permite que se controle 16 níveis de vazão - contando com o zero, claro.

Ok... pouca ou nenhuma aplicação prática pra tal mas to nem aí.. só senti vontade registrar 😁

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Rene Lambrecht disse:

limitar a corrente

Lembrando aqui do vai-e-vem da bobina de um alto falante... quanto maior a tensão aplicada nessa bobina mais a bobina entra no imã. Entra ou sai, depende da polaridade. Assim acho que tem que variar é a tensão.

Se você tiver como imprimir 3D ou encomendar essa impressão, esse moço aqui vende o arquivo .stl por uns R$ 10,00, acho...

https://marlonnardi.com/2023/01/18/pedal-potenciometro-para-arduino-esp-pic-e-mais-arquivos-stl/

Mas isso se essa válvula não for apenas abre ou fecha.

Se bem que mesmo assim, com um pedal desses dá para dosar a corrente, mesmo...

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Ja vi esse pedal, fico em duvida se controlo a corrente u a tensão, apensar que se controlar a corrente, a tensão tb pode diminuir mas....sabe o que e melhor

Vou fazer um teste com fonte 12v que é o que tenho....quem sabe depois não fabricamos uma valvula com servo, que se aproxima mais a uma de 'verdade'

@.if Esses que falam o que vem na mente, tem um lugar guardado no mundo da criatividade kkkkkk

Fiz o teste, na fonte estava quase 15v e não conseguiu acionar a solenoide. PWM so consegue fazer o controle da tensão média? Isso quer dizer que usar arduino não vai funcionar

Tenho que achar uma forma de fazer um teste com corrente, talvez um resistor

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Rene Lambrecht disse:

o teste, na fonte estava quase 15v e não conseguiu acionar a solenoide

De fato o solenoide precisa de tensão nominal pra acionar totalmente. A proposta/conceito do pwm aplicado a este seu projeto seria uma baixa frequência de modo que se aplique os 24V p.ex. .. considerando um ciclo de 5 segundos, vá aumentando o dutty cycle em steps de 0.5 segundos: você vai ter 10 níveis de fluxo. Mas de fato acontece o que você previu

5 horas atrás, Rene Lambrecht disse:

um pequeno "soco"

Como desconheço o propósito do projeto, desconheço que isso é prejudicial pro sistema como um todo e não necessariamente pro solenoide mas reconheçamos que pode haver um controle do fluxo 1/2 boca? E pra contornar o problema do fluxo intermitente, teorizo algo como na saída uma "caixa dágua bexiga" - inventei isso agora -  que absorve os socos deixando sua saída suave.. é o que faria um capacitor absorvendo ripples..  .. cara.. viajei legal agora hein... 😁kk.

Comecei.. não consigo parar...🤪

O solenoide penso que não deve ser o mais indicado pra fazer sua válvula proporcional personalizada... no entanto você pode remover o eletroímã (bobina) e tentar adaptar nele um motorzinho com motorredutor e um parafuso tipo rosca sem fim que controla a introdução do êmbolo

😜

1 hora atrás, Rene Lambrecht disse:

PWM so consegue fazer o controle da tensão média? Isso quer dizer que usar arduino não vai funcionar

De uma certa forma pwm pode fazer controle de I e V... então é melhor você considerar que pwm controla a Potência.

Acho que é a 1ª vez que arduino aparece na postagem. E sim vai funcionar com ele sim desde que você implemente um driver qualquer

Postado

@Rene Lambrecht , a tendência de um solenoide é funcionar de maneira semelhante a um relê. Por exemplo, vamos considerar um relê de 12V. Conectando ele numa fonte variável e aumentando gradualmente a tensão, ele não irá ativar até que, por volta de 10V, a força magnética gerada seja suficiente para vencer a resistência da mola e os atritos presentes nas partes móveis, como o com o eixo. Nesse ponto, a parte móvel dificilmente vai parar no meio do caminho, ela vai se mover até que um contato encoste no outro.

Agora você pode diminuir a tensão da fonte e ele só vai desligar com uns 8 volts que é quando a mola vai ser mais forte que a força magnética. Note a imprecisão.

É como um ventilador velho: ele só começa a girar na velocidade 2, mas, uma vez em movimento, você pode colocar na velocidade 1 e ele continua girando. O atrito é uma força bastante ingrata de se lidar.

O bico injetor de um carro é um exemplo de solenoide, claro, projetado para isso. Ele não tem meio termo, é aberto ou fechado.

A central eletrônica do motor controla o tempo de abertura dele, permitindo que a quantidade exata de combustível passe. Esse processo ocorre a cada ciclo do motor , ou seja, a cada duas voltas de um motor de quatro tempos, já que cada cilindro tem uma explosão por ciclo. Isso é uma forma de PWM.

Não sei como é o seu projeto mas talvez a resposta seja diminuir o fluxo inicial de água e fazer um “pwm lento”, ou seja, abrir o solenoide por alguns segundos e fechar, permitindo que apenas a quantidade necessária de água passe a cada ciclo. Dessa forma acredito que o estresse no solenoide não vai ser grande. Mas se o fluxo de água precisar ser constante, o desafio vai ser maior. Um sistema de acumulação de pressão depois do solenoide pode funcionar. De repente, inspirado naquela pecinha usada como redutor de pressão no chuveiro, um cano forte com uma tampa perfurada pode dar certo.

Espero ter ajudado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!