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Bom dia, pessoal!

 

A empresa que trabalho está recebendo infra nova de rede, e está sendo estruturada o que não existia, logo estão sendo retirados todos os cabos cat 5e, para receber cat 6.

Foi realizada a virada de rede de um setor, com isso um único computador, apresentou problemas a receber o cabeamento novo.

Utilizamos computadores OPTIPLEX 3000 Dell.

Quando conecto o cabo cat6, a placa de rede demora em torno de 5 min para reconhecer, e acender os leds, após isso, ele não se comunica com a rede e não conecta o acesso a internet, tentei varias ações que vou descrever abaixo, mas sem sucesso;

 

1- Atualização de drivers e BIOS;

2- Troca de cabeamento, e entre computadores;

3- Configuração do adaptador de rede, testado em todas as velocidade;

4- Ajuste no switch;

5- Formatação do computador.

 

Até então não conseguir resolver, o computador só reconhece a rede e funciona internet, se voltar para o cabeamento antigo e conectar no cat 5e, alguém consegue me dar uma ideia do que pode ser?

Postado

esta estranho isso, por ser novo podem ter apertado muito o cabo no patch panel... precisa chamar o pessoal do cabeamento para verificar.

 

um teste mais simples pega esse computador e liga em um outro ponto de rede, veja como se comporta e pega um notebook e liga nesse ponto de rede tbem.

 

como o desktop estava funcionando e começou apos a mudanca geralmente costuma ser algo na infra. no caso cabeamento.

 

trocar a porta do switch é valido tbem

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  • Batata Defumada alterou o título para Placa de rede do computador OPTIPLEX 3000 Dell não funciona com cabo CAT.6
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16 minutos atrás, Jeferson Rivaldo disse:

não acontece, apenas em um computador, todos os outros reconheceram normalmente.

   Faz um teste! Carrega neste computador específico uma distro Linux diretamente do pendrive sem instalar e veja se terá conexão.

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alem do teste que o colega disse tenta ligar direto no roteador sem passar pelo switch/cabos novos.

testa tbem colocando ip fixo, preencha todos os campos dns gateway, etc.. veja se pinga assim que conectar o cabo de rede.

 

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  • Membro VIP
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Já tem mais de década que crimpei cabos Cat6, pares de cobre internos mais grossos/rígidos (lá ele), junto com a guia de plástico rígido interno do cabo e conector que precisa de um guia interno, junta tudo e faz o cabra quase se arrepender de refazer cabeamento. Para a crimpagem ficar 100% montando vários cabos e não ter problemas na primeira montagem, honestamente creio que vai uns bons meses.

 

Por isso eu recomendaria crimpar esse cabo com OUTRO conector de Cat6, tomando todo cuidado e esmero possível, é para funcionar sem problemas.

 

Ainda não ficou claro, porém, se o problema de conectividade se dá na camada de "Enlace de Dados = Frame Ethernet > broadcast ARP" ou camadas superiores (IP, DHCP, Roteamento...). Se você fala que o led acende, mesmo depois de demorar, significa que estabeleceu-se uma conectividade mínima ai pelo menos na camada Física e de Enlace, isso se o Led acendeu e ficou piscando intermitente, mas se apenas acendeu e ficou aceso estático, então ocorreu conectividade apenas na camada 2.

 

Precisa ver nos contadores de estatística das interfaces de rede de ambos os lados -- Switch e PC Dell -- se há ao menos o incremento de pacotes "enviados e recebidos", e no switch em particular, se o mesmo identificou o MAC-Address da placa de rede do Dell.

 

Enfim, o processo de troubleshooting é ir subindo nas camadas do OSI/TCP e ir elimiinando as possíveis causas até chegar na causa raiz.

 

Mas caso o problema permaneça e pareça irremediável, considere usar os slots de expansão do PC para instalar uma placa de rede nova e homologada.

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7 minutos atrás, Jeferson Rivaldo disse:

@FoxBlack fiz os testes com Linux, como recomendou, mas o computador se comportou da mesma forma.

   Então descarta-se problema com o Sistema.

   Poderia ser na placa de rede, mas como informou que com o cabo Cat5e funciona normal., fica uma incógnita.

 

   Os dois cabos, Cat5e e Cat6 estão dentro do mesmo fluxo de rede ? Ou seja, a topologia se manteve ou mudou ?

 

   Tudo indica que com a nova estrutura que foi feita esse computador ficou isolado, não está lhe sendo atribuído um IP. 

 

   Via Wifi há conexão ? Se Rotear a conexão do celular, funciona ? 

Postado
58 minutos atrás, Linio Alan disse:

Por isso eu recomendaria crimpar esse cabo com OUTRO conector de Cat6, tomando todo cuidado e esmero possível, é para funcionar sem problemas.

 

Ainda não ficou claro, porém, se o problema de conectividade se dá na camada de "Enlace de Dados = Frame Ethernet > broadcast ARP" ou camadas superiores (IP, DHCP, Roteamento...). Se você fala que o led acende, mesmo depois de demorar, significa que estabeleceu-se uma conectividade mínima ai pelo menos na camada Física e de Enlace, isso se o Led acendeu e ficou piscando intermitente, mas se apenas acendeu e ficou aceso estático, então ocorreu conectividade apenas na camada 2.

 

Precisa ver nos contadores de estatística das interfaces de rede de ambos os lados -- Switch e PC Dell -- se há ao menos o incremento de pacotes "enviados e recebidos", e no switch em particular, se o mesmo identificou o MAC-Address da placa de rede do Dell.

 

Enfim, o processo de troubleshooting é ir subindo nas camadas do OSI/TCP e ir elimiinando as possíveis causas até chegar na causa raiz.

 

Mas caso o problema permaneça e pareça irremediável, considere usar os slots de expansão do PC para instalar uma placa de rede nova e homologada.

@Linio Alan  Solicitei a empresa responsável pela infra nova, que fizesse alguns patch cords para teste ao invés de utilizarmos os comprados, e também não deu certo, até testei em outros computadores por desencargo de consciência, já desconsidero de vez que o problema seja nos cabos, porque os outros computadores fazem reconhecimento e conectividade.

 

Em relação a conectividade:

Verifiquei se a conexão está funcionando nas camadas mais baixas: Os leds acendem e ficam fixos, entendo que a conexão pode estar limitada, funcionando apenas no nível básico do enlace, sem troca de dados.

 

Verifiquei os contadores de pacote nas interfaces de rede, não tem dados sendo enviados, apenas sendo recebido no computador, mas bem baixo, tanto que, ele tenta configurar os acessos a rede interna e até mesmo o acesso a internet, porém pela demora ele encerra o resultado.

 

Na camada de OSI não encontrei erros, pois os IPs estão mantidos e distribuídos normalmente pelo servidor DHCP, esse computador em questão, mesmo após toda demora, ele mantem o IP e aparece na rede, fiz ping para ele e está com a latência muito alta.

 

Por fim, só me falta a troca da placa de rede.

 

Uma coisa que notei nesses últimos testes, é que ele é o único computador que ao conectar o cabo Cat.6, acende os leds em amarelo e verde, todos os outros computadores estão em amarelo e laranja, e quando eu o troco para o cabo Cat.5e da rede antiga, ele acende os leds em amarelo e laranja também.

 

Espero ter conseguido explicar melhor.

  • Membro VIP
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A maioria das interfaces de rede apontam a velocidade de speed/duplex do enlace com o led VERDE, enquanto que o led AMARELO para identificar o envio/recebimento de dados neste enlace,

 

Led em VERDE,aceso sem atividade representa 100 Mbps, apagado 10 Mbps.

 

Led em AMARELO sem atividade representa sem atividade de dados sendo transmitidos/recebidos, mas se piscando o contrário ou seja, transmissão e recepção ocorrendo. Em algumas interfaces Gigabit como pode ser o caso do seu Dell pode ainda representar o speed em 1 Gbps.

 

Mas como você aponta que o DHCP server atribui inclusive um endereço IP, mas os contadores da interface não mostra dados sendo transmitidos, ambos os fatos se opõem e tecnicamente não pode estar correto isso, pois a interface ali no Windows mostra estatíticas de transmissão tanto de frames Ethernet quanto de pacotes de dados, ou seja, deveria haver incremento de pacotes sendo enviados E recebidos.

 

Mas juntando os fatos:

 

  • Rodando Linux via LiveUSB = falha
  • Teste de ping = falha (c/ perda de pacotes severa)
  • Testes variados com diversos outros cabos de mesma categoria
  • Demora excessiva da interface de rede em identificar o tipo de cabo +de 5 minutos (MDI/Autosense)

 

Estes fatos apontam para falha de hardware ao menos no quesito compatibilidade, já que opera normalmente com cabo Cat5.

 

 

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  • 3 semanas depois...
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Boa tarde, amigos!

 

Tentei todos os tipos de testes que me passaram, e mais alguns que procurei pela internet a fora, o problema só se resolveu com a troca da placa-mãe.
Agradeço ao apoio de todos!

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É claro que não precisa de cabos CAT6 para esses micros se vai usar os chips de rede dos OptiPlex.

 

E na situação que descreveu o mais provável é uma coisa física com os filamentos do conector de rede dessa particular placa desse micro não se ajustando com os conectores CAT6 que são ligeiramente mais largos e tem mais metal.

 

Pode não precisar inutilizar a placa em sua rede: faça um simples teste: pegue um conector CAT5E de 1,5 real e troque em uma ponta de um patch cord testado desses CAT6 de que deve ter dezenas aí. Identifique essa ponta e use essa para ligar nessa placa-mãe e vai funcionar ok.

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