Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Por mais que minha área de escolha seja o áudio eu gosto de informática também e quero entender conceitos não encontrados normalmente em fórums ou manuais.

Eu, por exemplo, desabilitei um núcleo, via Windows limitei mais o processador e agora ele me entrega até 24w de consumo no extremo. Um profissional de uma empresa me informou contra o undervolting/underclocking, mas já vi que parece que hardware tem aquilo que na elétrica se tem de sub e sobre-tensão, um alcance, posso estar errado.

Eu estou a dias rodando o Pc e na realidade as temperaturas costumam ficar em 65ºC com o wprime95 sendo usado e normalmente 55ºC e em idle 44ºC e já chegou em 37ºC. 

Eu consigo usar o Fl Studio 12 sem problemas com 3/3 e a limitação em 1.60 GHz, mas se posso melhorar mais ainda e até para saber se o que foi feito foi feito da melhor forma quero aprender com livros ou vídeos, prefiro os dois para cruzar informações e ver que realmente é aquilo.

Estou para adquirir uma HD 6450 que tem Tdp 18w e talvez dê de leve uma abaixada em clock e volt.

Jogos? Alguns, por enquanto de vez em nunca e eu quero a placa para possivelmente desabilitando a onboard dar mais tranquilidade ao i5-2400s. Além de precisar do OpenGL 3.3 e ela suporta até o 4.2 pelo que sei.

Antes de outras mudanças feitas o computador consumiu 78,5w no estresse (wprime95) e 61,5w em condições de baixa utilização, chequei com o auxílio de um wattímetro bi-volt.

Enfim: pc funcional, até 2031 por estar usando o Windows Server 2022 (trial legítimo, baixei da própria Microsoft, e ganhei 180 dias de uso, com 10 faltantes irei adquirir; claro que não vou recomendar pois, o meu setup aceitou não sei outros, mas para mim o melhor sistema que já utilizei até hoje).

Enfim: eu decidi postar aqui pois o foco é mais processamento, mas quero estudar o geral mesmo, ano que vem faculdade de eletrônica.

Postado
2 horas atrás, Mengineer disse:

Um profissional de uma empresa me informou contra o undervolting/underclocking

Pode ignorar, ele não faz ideia do que tá falando.

2 horas atrás, Mengineer disse:

Enfim: pc funcional, até 2031 por estar usando o Windows Server 2022 (trial legítimo, baixei da própria Microsoft, e ganhei 180 dias de uso, com 10 faltantes irei adquirir; claro que não vou recomendar pois, o meu setup aceitou não sei outros, mas para mim o melhor sistema que já utilizei até hoje).

Não faz sentido, cara. O Windows Server autêntico é extremamente caro. Vale muito mais a pena pegar essa grana e comprar um PC várias vezes superior. Sua máquina já está muito defasada, quando parar pra usar um processador e placa de vídeo da década atual, vai ver tudo que estava perdendo.

image.thumb.png.37ca23b57e3739680a0f5e93037088a2.png

(Qualquer coisa que você achar por muito menos que esse valor, trata-se de versão fria do sistema, desviada de outros fins, revendida de forma não-autorizada e sem garantia de que continuará funcionando no longo prazo. Windows já é facada mesmo, e Windows Server é super facada. Além disso ele não deve te oferecer vantagens em relação às versões Home e Pro, que custam menos de 1/6 do preço.)

Postado

Entendo, mas como dito sou seletivo, cada peça adquirida tem um porquê, exemplo a G600. Gold, mesmo 10% de uso maior eficiência que Bronze e acabou gerando menos ruído para minha performance on-line passando por um compressor de áudio chamado 3630 da marca Alesis.

placa-mãe, processador e Ram eu não conseguiria por motivos:

A placa teria que ser boa na gestão de energia, sem falar que conexões para mim são importantes...

Cpu um 8 core para virar 6 ou 5 core e a placa de novo, ela teria que ter boa gestão em underclock, undervolt, de forma 100% segura, claro... possibilidade de decair GHz em Ram para menores timings & consumo, além de talvez menor estresse.

SSDs: 1 NVMe (Wd) de 500, 1 Sata M2 (Wd) de 240, 3 de 120 Sata, um estando quebrado, logo não serve, infelizmente, zoou a parte Sata. 

Penso em controladora Raid ASUS para mais 4 SSDs em Raid 6 (NVMe) e tenho outro funcional guardado que é M2 120 GB padrão Sata.

Eu orquestro o Pc para o melhor que posso extrair, o menor que dá para consumir, o mais seguro em estresse (tensão) e temperatura e à prova do futuro caso um novo Windows surja caso eu vá para as versões comuns...

Além disso, de forma que dê oficialmente, dá para no 11 desabilitar a IA por completo ou pelo menos 95%? 

Por estas questões todas eu optei por pensar no Server e vi um anúncio de um possível vendedor autorizado, mas eu sempre pesquiso bastante, apenas chutei um valor.

É isso... até o trial acabar vou analisar, só sei que a G600 é a melhor fonte que já tive conhecimento, não trocarei, o mesmo com a HD 6450 e os SSDs atuais, assim como o gabinete.

Postado

Bom, ao passo que agora consegui ver a imagem que você me mandou, pode ser mesmo não interessante o Server neste caso, mas ainda queria ver a questão da IA e sobre o hardware, vou dar uma repensada sobre algumas questões de futuras compras de hardware, muito obrigado!

Apenas quero agora saber de conteúdos de livros ou até curso, vídeo sobre questões avançadas de informática na parte de configurações.

Postado
Em 21/12/2024 às 13:59, Mengineer disse:

placa-mãe, processador e Ram eu não conseguiria por motivos:

A placa teria que ser boa na gestão de energia, sem falar que conexões para mim são importantes...

Só pegar uma placa-mãe com as conexões que precisa, não tem mistério.

Cpu um 8 core para virar 6 ou 5 core e a placa de novo, ela teria que ter boa gestão em underclock, undervolt, de forma 100% segura, claro... possibilidade de decair GHz em Ram para menores timings & consumo, além de talvez menor estresse.

Não entendi. Qualquer processador moderno que você pegar vai consumir muito menos energia e performar muito melhor que o seu atual. Qualquer mesmo, até processadores muito simples de R$ 200. Na computação não tem jeito, a cada poucos anos o desempenho mais ou menos dobra enquanto o consumo energético permanece aproximadamente o mesmo ou até diminui. Nesse sentido, seguir usando uma plataforma muito antiga é praticamente garantia de falta de performance e desperdício energético e não tem ajuste possível que vá mudar isso.

SSDs: 1 NVMe (Wd) de 500, 1 Sata M2 (Wd) de 240, 3 de 120 Sata, um estando quebrado, logo não serve, infelizmente, zoou a parte Sata.

Qualquer placa intermediária vai ter 1 ou 2 entrada M.2 pra SSD NVMe, +6 entradas SATA.

Além disso, de forma que dê oficialmente, dá para no 11 desabilitar a IA por completo ou pelo menos 95%? 

Normalmente, só desabilitar.

só sei que a G600 é a melhor fonte que já tive conhecimento

Não é ruim, mas aí já é exagero. Pra padrões brasileiros é boazinha, um pouco acima da média. Internacionalmente ela é considerada uma fonte B, intermediária, porém em posição especulativa pela falta de informações. As melhores fontes MESMO seriam as Super Flower Leadex VII Gold, MSI MEG Ai-P, Montech Titan Gold, Corsair RMx Shift e outras. Veja o ranking: https://cultists.network/140/psu-tier-list/

23 horas atrás, Mengineer disse:

Apenas quero agora saber de conteúdos de livros ou até curso, vídeo sobre questões avançadas de informática na parte de configurações.

O livro Hardware do Gabriel Torres é uma boa opção, porém vai ser sobre hardware bem mais atual. Mas é legal pra estudar antes de trocar de máquina.

Postado

@Shaman93 G600 reduziu o ruído do compressor de áudio; no futuro primeiro gostaria de melhorar coisas da minha área e ir levando o Pc ao passo que roda bem o que preciso.

Consumo: wattímetro; independente das especificações eu quero poucos Watts no wattímetro e performance boa, eu gosto de otimizar ao máximo o quanto for possível nas peças, nas configurações e nos programas: configurei a central de áudio que uso para trabalho o máximo que deu extraindo bom rendimento; essa HD 6450 surgiu em conta, consumo 18w e tem o OpenGL 4.4; um dos plug-ins chamado Levels precisa do 3.3 e outro chamado Arc 3 não gera a tela direito, logo é um bom upgrade por na prática me auxiliar. Se é uma placa silenciosa, consumo baixo, adquirida em conta, bom suporte, pouco calor, considero boa.

Postado
7 minutos atrás, Mengineer disse:

Se é uma placa silenciosa, consumo baixo, adquirida em conta, bom suporte, pouco calor, considero boa.

O consumo é baixo porque o desempenho é pífio. Já era pros padrões de quando essa placa foi lançada, há mais de 1 década, imagina pra atualidade. Espero que tenha pago beeeem barato (tipo uns 50), porque na minha opinião ela já é quase lixo eletrônico. Isso é o que chamamos de 'placa só pra dar vídeo', com os processadores que não tem gráfico integrado. Parece que você quer simplesmente mais manter um equipamento "retrô", do que ficar com uma máquina com bom desempenho. Eu aprecio essa pegada de usar por longa data e evitar o consumismo, meu PC mesmo montei em 2018, fui atualizando e atualmente tá com um R5 5700x3d e uma 4060, com desempenho bem satisfatório pros padrões atuais. No teu caso, acho que tá errando a mão segurando essa velharia.

Postado

@Shaman93 esse setup para mim não serviria, consumiria uns 160w+ e talvez esquentando. Se um i5-2400s 1.60 GHz 3/3 meio que na maior parte leva nas costas o Fl 12, imagino que eu talvez pegue um Athlon Gold, mas assim, já lançaram a anos pelo que sei, queria adquirir algo lançado a pouco e que seja naquela pegada que já mencionei, enfim. 

Agradeço muito sua ajuda, muito bacana esse papo, pessoa muito educada e atenta a detalhes, acho isso demais. Eu sei que a G600 já tenho, faltaria o trio mb, cpu e ram, como para mim a mb vem depois da fonte, seria meu foco, mas vou ver direitinho sobre tudo para gastar algo que faça sentido para usar por anos.

Sobre o Server acho que mudei de ideia, obrigado.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Mengineer disse:

esse setup para mim não serviria, consumiria uns 160w+ e talvez esquentando. Se um i5-2400s 1.60 GHz 3/3 meio que na maior parte leva nas costas o Fl 12, imagino que eu talvez pegue um Athlon Gold, mas assim, já lançaram a anos pelo que sei, queria adquirir algo lançado a pouco e que seja naquela pegada que já mencionei, enfim. 

Sim, aí seria bazuca pra matar mosquito. Foi só exemplo de como dá pra pegar a plataforma certa e manter uma máquina com longevidade e bom desempenho na base de upgrades pontuais. Em idle nem tanto, mas em uso intenso a 4060 talvez seja a placa com melhor eficiência energética já lançada na história. Pra ti, poderia ser interessante uma placa-mãe B550 (R$ 600 nova) e um processador Ryzen 5 3400G (usado e comprando bem acha por uns R$ 300), +2 pentes de 3200 MHz e 8 GB cada (R$ 300 novas, sendo que há pouco comprei 2x16 GB de 3600 MHz por R$ 400). O resto, fonte, gabinete, armazenamento, mantém os atuais. O gráfico integrado desse processador é bem competente (muuuuito superior à 6450) quando pareado com memórias relativamente rápidas e em dual channel (vídeo da direita):

Mas a diferença é tanta, que mesmo em single channel e memória lenta, ele ainda é muitas vezes superior.
Veja essa comparação sintética entre a Vega 11 (gráfico integrado do 3400G) e a HD 6450. Ela faz quase 11x mais operações por segundo:
https://www.videocardbenchmark.net/compare/4671vs267/Radeon-RX-Vega-11-Ryzen-5-3400G-vs-Radeon-HD-6450

E uma comparação entre os processadores (cerca de +40% de 'poder' single thread e quase 300% multithread):

https://www.cpubenchmark.net/compare/3498vs805/AMD-Ryzen-5-3400G-vs-Intel-i5-2500S

• Rio McCloud alterou o título para Sugestões de livros avançados sobre hardware e informática
  • Moderador
Postado
Em 21/12/2024 às 15:31, Mengineer disse:

Livros:

Hardware - 2ª Edição (2022)

Montagem de Micros - 4ª Edição (2022)

Eletrônica - 2ª Edição (2018)

Redes - 2ª Edição (2014)

Cursos:

Arquitetura de redes

Redes TCP/IP

Redes Wi-Fi

/\ Todas essas recomendações são de cursos e livros do próprio Clube do Hardware, ministrados pelo Gabriel Torres. Eu já fiz todos os cursos e li alguns dos livros dele, e te garanto que você encontrará informações que raramente verá em qualquer outro lugar.

Recomendo também o canal e os cursos do Baboo para dominar Windows e segurança digital, sendo que eu também já assisti todos os vídeos e comprei quase todos os cursos:

https://www.youtube.com/@baboo

https://www.baboo.com.br/cursos/

As recomendações a seguir são para se você entender bem o idioma inglês, pois neles você irá adquirir uma base sólida e super aprofundada do funcionamento de diversos assuntos.

1- Canal do TechsavvyProductions

2- Canal do PowerCert Animated Videos

3- Canal do BranchEducation

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Você disse sobre livros avançado. 

Hardware Bible 6 edition

Organização estruturada de computadores 

Arquitetura e organização de computadores 

Computacional physics

Digital design and computer architecture

Introduction to the theory of computation

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...