Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
10 horas atrás, .if disse:

Era isso que queríamos evitar. Saibamos que o calor é o principal veneno pros eletrônicos. Mas pelo andar da carruagem a esta altura do campeonato parece que pretendes insistir na 2ª parte do título do seu tópico e desconsiderar a minha suposta solução que me concedeu neste forum.

Boa noite amigo!

Não,  vou seguir com suas dicas, conversores já estão a caminho... 

Será uma experiência nova, talvez um novo rumo a novos projetos..

Porém, não queria perder a antiga montagem, também entender os erros, e fazê-la funcionar. 

Vai virar uma fonte de bancada, ou para outro projeto qqr..

Não irá se livrar tão fácil assim.. kkkkk

Abraço!!

• Curtir 1
Postado
Em 15/01/2025 às 09:30, .if disse:

é um sisteminha bem simples de painel poucos W... de fato vários paineis cada lugar com um kit: painel, sensores, transmissor wireless qualquer. De consumo quase zero: só vai consumir quando sentir movimento e etc. Ao contrário do seu sistema, este meu foca a simplicidade, eficiência e baixo custo. E como disse, tenho material e ferramentas. mas o que mais tenho é falta de tempo de sobra ou sobra falta de tempo 🤪

Ia te sugerir algo como isso:

Para melhorar o tempo e a captação de sol.. 

Claro, com LDR, servo motor, atuadores... coisas simples, 

Ahh.. poeira foi um grande problema para a quantidade de painéis utilizados, principalmente uma rotina de limpeza foi implementado, tempo depois uma automação..

Abrass..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

1 hora atrás, Renan Trevisan casini disse:

algo como isso:

Acredite que fiz algo como isso e está no meu telhado. A parte de controle mecânico é um motorredutor que adaptei num eixo sem fim. Tirei fotos até mas acho que não quero mostrar ainda. Não está operacional (deixei o painel fixo mesmo) mas  a ideia do sistema de seguidor solar foi algo como

c8d551cbc4.jpg

... a ideia é ler a luz numa entrada analógica ou comparadores do mc que deveria controlar o motor em ponte h. A ideia foi mesmo...

melhorar o tempo e a captação de sol.. 

.. mas só como terapia ocupacional e ocupação mental. O painel (+ de 1) está lá há anos quando coloquei um inversor grid tie... meu relógio de luz (ainda) é mecânico. O painel + inversor dá uma seguradinha nele sim.

Em tempo... este sistema fica complexo, caro e manutenção complicada pra popularizar. Por isso geralmente é substituído por painéis adicionais que tornam mais barato/prático.

uma rotina de limpeza foi implementado, tempo depois uma automação..

Tipo um limpador de parabrisa? Da hóra.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Acredite que fiz algo como isso e está no meu telhado. A parte de controle mecânico é um motorredutor que adaptei num eixo sem fim. Tirei fotos até mas acho que não quero mostrar ainda. Não está operacional (deixei o painel fixo mesmo) mas  a ideia do sistema de seguidor solar foi algo como

c8d551cbc4.jpg

... a ideia é ler a luz numa entrada analógica ou comparadores do mc que deveria controlar o motor em ponte h. A ideia foi mesmo...

.. mas só como terapia ocupacional e ocupação mental. O painel (+ de 1) está lá há anos quando coloquei um inversor grid tie... meu relógio de luz (ainda) é mecânico. O painel + inversor dá uma seguradinha nele sim.

A ideia de ir "girando" procurando o sol, é para casa mesmo, penso futuramente em implantar um circuito em casa... 

Pensei em algo bem simples mesmo, LDR, preso a dois servos, que "escanearia" a luminosidade, achado a melhor posição, com base nos ângulos dos servos, atuadores, q estariam segurando os painéis,  fariam os mesmos mudar de ângulo.. acompanhando o sol.

Um mapeamento ao longo do tempo, poderia gerar,  um log, ao longo do ano, as posições perante estações do ano... 

1 hora atrás, .if disse:

Em tempo... este sistema fica complexo, caro e manutenção complicada pra popularizar. Por isso geralmente é substituído por painéis adicionais que tornam mais barato/prático.

Sim.. com o tempo vai acabar bareteando...

Vejo q já possuí a mesma visão.. porém de sua forma.. apenas explanei minha ideia, as vezes pode somar algo..

Já na indústria, 

1 hora atrás, .if disse:

Tipo um limpador de parabrisa? Da hóra.

Exato!!! Não literalmente, mas uma tubulação com uma espécie de sprinkler, jantavam água com pressão, por linhas separadas, mantendo a pressão, diariamente, e com água de reuso.. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Na minha casa há um outro sistema - desta vez contratei legalmente - alguns Kva pra abater na conta de luz. De fato meio que caiu de 500,00 pra 150,00. Os 'cara' 'falaro' que tinha que limpar 1 vez a cada 6 meses mas o acesso é tridifícil: fica bem no alto do telhado. De fato pensei mesmo no mesmo sistema...

12 horas atrás, Renan Trevisan casini disse:

uma tubulação com uma espécie de sprinkler, jantavam água com pressão, por linhas separadas, mantendo a pressão

A ideia é jatear (e não jantar kk) com aquela bomba lavadora de alta pressão adaptada num bambu

com o tempo vai acabar bareteando...

Baseando em conhecimentos empíricos também da área comercial, nisso tenho um pouco de dúvida.

Apesar do ligeiro desvio do assunto, me conectou a ideia de um sistema solar com motor stirling.

Dizem que é em certas situações mais eficiente do que o painel.

"Comparison to Solar Panels

Solar-powered Stirling engines are in some situations more efficient in generating electrical energy than solar panels.[4] Thermal capacity and rotating mass result in less sudden changes in output power. Experiments show the possibility of higher efficiencies.[5]

Solar-powered Stirling engines are less scalable than solar panels. They are also more complex than a solar-electric system.

Solar-powered Stirling engines can have a secondary heat source (e.g. Gas), allowing operation during night and when the sky is clouded."

https://en.wikipedia.org/wiki/Solar-powered_Stirling_engine

Trombolhoso, barulhento e talvez mais caro penso que não deve ser popularizar mas sim faz parte de meus sonhos

Sim, o inversor que possuo - growatt - está conectado na rede e 'na rede'. Faz exatamente isso...

Um mapeamento ao longo do tempo, poderia gerar,  um log, ao longo do ano, as posições perante estações do ano... 

... com frescuras a+ como quantas árvores não foram derrubadas, quantos kg de co2 não se emitiram, o quanto em $ economizei e etc

apenas explanei minha ideia, as vezes pode somar algo..

Este é o meu garoto 😁

• 2 semanas depois...
Postado
Em 19/01/2025 às 10:21, .if disse:

Na minha casa há um outro sistema - desta vez contratei legalmente - alguns Kva pra abater na conta de luz. De fato meio que caiu de 500,00 pra 150,00.

Opa, tudo bem?? Andei sumido, aguardando o conversor..

Duro né para "legalizar" custa uma nota, e ilegal uma multa violenta... Brasil, fazer o que...

também penso em instalar em casa, principalmente pelo aquário, gasta muito.. hobby né, fazer o que..

22A, em 12V, de luminárias, 9h ligadas por dia.

Quando frio 2 aquecedores, (um tubo de vidro, com duas resistências enorme dentro), 110v, 600W cada.

Quando quente, um chiller (fabricação própria), 

6 pastilhas peltier até 8A cada, modulada por PWM, ponte h, aquelas de 40A azul, dissipadores enormes, coolers espetacular, um achado, 24V, 1.5A, 4 fios, VCC, GND, terceiro fio é um sensor HALL, e o quarto PWM, tem um mosfet integrado, só tive que ajustar a frequência e duty da porta do arduino pra ficar legal..  o HALL lê a rotação referente ao PWM, (pra ver a vida util).

10.000 RPM.. 12x12.. 

Ou seja, esquentou a água (já mencionei, mas relembrando, 600 litros), as pastilhas e o cooler tem um "map", fazendo a rampa de subida e descida.. 

Esfriou, 1200W dos termostatos. 

Esse conjunto mantem a água entre 25° a 29°, subiu, ou desceu, liga um ou o outro.

luminárias ligadas Junto... o relógio de força gira feito loco.. 

Só ai vai uns 500$ por mês também.. 

A ideia é jatear (e não jantar kk) com aquela bomba lavadora de alta pressão adaptada num bambu

Erro de digitação... tsrsr.. 

Trabalhoso, era o que fazia na indústria.. 

Imagino que deva ter alguns painéis, não muitos.. 

Uma tubulação de pvc, com varios furos, e bicos direcionados, só jogar água por uns minutinhos por dia, as mantem limpas..

Uma bomba, mangueiras, ou tubos, solenoides resolve..

Uma cisterna economizaria água.. 

Na indústria que citei, chegava a 40% de perca da captação solar... 

Os 'cara' 'falaro' que tinha que limpar 1 vez a cada 6 meses mas o acesso é tridifícil: fica bem no alto do telhado. De fato pensei mesmo no mesmo sistema...

De fato, a indústria era em uma zona rural, estrada de terra, um técnico subia nelas, e vinha com uma vape, jateando placa por placa, a cada 2 meses.

A tubulação com bicos direcionados, e pressurizado, "lavavam" as placas dia sim, dia não a água era de reuso, filtrada só particulas sólidas, amenizou o custo..

Ajudou muito, não encrostava poeira/terra, mas em semanas de muito calor e seca, havia necessidade de subir e bater a vape.. 

Apesar do ligeiro desvio do assunto, me conectou a ideia de um sistema solar com motor stirling.

Dizem que é em certas situações mais eficiente do que o painel.

"Comparison to Solar Panels

Solar-powered Stirling engines are in some situations more efficient in generating electrical energy than solar panels.[4] Thermal capacity and rotating mass result in less sudden changes in output power. Experiments show the possibility of higher efficiencies.[5]

Solar-powered Stirling engines are less scalable than solar panels. They are also more complex than a solar-electric system.

Solar-powered Stirling engines can have a secondary heat source (e.g. Gas), allowing operation during night and when the sky is clouded."

Deve ser muito mais eficiente,  pois acaba agindo como uma lente de aumento, focalizando os raios em um ponto central, com uma placa parruda no foco, imagino que tenha um ganho, tipo hfe, beta, coisa do tipo.. 

Sonhar é bom.. 

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo @.if,

Tecnicamente, bom dia!

Estava repassando o post, para me certificar que não deixei nada passar, e notei um erro.. 

Fiz as correções sujeridas por você Sergião, mas postei link do resultado das correções errado.. 

Segue o vídeo correto:

Ainda não estou satisfeito, estou estudando bastante coisas, mas ao chegar o conversor dc dc, farei novos testes.. 

Dissipação de potência nos transistores da linha de 12v, está muito alta, pois entra 36V, e sai regulado em 12V.. o q os fritam.. já tenho solução..

Porém não sei se os TIP147 são a melhor opção...

Optei por eles pelo ganho, e 10A.. mas estudando mais a fundo, eles são mais utilizados em amplificadores de som em conjunto com TIP142. 

Ainda tenho dúvidas sobre capacitancia,  na entrada, ou na saída, quantidade.. estou estudando sobre.. 

Removi os NTC1.5D-25 na entrada da fonte e os resistores em série ( no vídeo estão lá, mas pulei eles por baixo da placa). que por minha "ignorância", segurariam o inrush do excesso de capacitores, mas talvez haja necessidade de um NTC para segurar, vi diagramas usando relés para carregá-los depois comutar, resistor em série, mas nenhuma das soluções me agradou, pois seguram a cortente.. 

Mas onde o calo aperta é nos nós das malhas, lei de ohms... e ripple... 

Então acho que tenho uma fonte confiável parruda.. 

Isso é apenas uma atualização, mais a frente, com mais convicção, permita-me incomodá-los novamente.. 

Agradeço atenção desde Já...

Forte abraço..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 28/01/2025 às 01:09, Renan Trevisan casini disse:

Sonhar é bom.. 

... e não custa nada. Com esta filosofia em mente, vejamos...

Esfriou, 1200W dos termostatos. 

Permito-me imaginar um sistema com aquecedor solar onde um boiler aquecido libera parte da água aquecida pro aquário pra manter no inverno seus...

25° a 29°, subiu, ou desceu, liga um

... solenoide da água quente. Obviamente de forma controlada tipo um misturador pra não queimar o bico do peixe que for xeretar na entrada da água. Mesmo no inverno e com dia chuvoso, aquele sistema com tubos a vácuo esquenta placar alho.

Pro verão: pra esfriar ou refrescar aos 25..29 ... o mesmo princípio mas agora com água resfriada com sua pastilha peltier ou um sistema com compressor mesmo... tipo o de filtro de resfriador de água que tenho 1. Dizem que com compressor é mais eficiente - consome menos - do que com pastilha - o que me fez comprar o meu.

Lembrando que a ideota acima teve o foco da economia na conta de luz.

40% de perca

Perdão... "Perdo" o amigo mas não "perdo" a piada.. Perca doeu 😁. Mas não "perda" sua fé e bom humor, ok?

Em 28/01/2025 às 02:16, Renan Trevisan casini disse:

entra 36V, e sai regulado em 12V.. o q os fritam.. já tenho solução..

Claro.. é o regulador chaveado, não é? NÃO É?? Vai ter muita perda. Já sei ... usar este calor pra aquecer seu aquário. Aí sim hein...😁

Postado

Peltier para resfriar um tanque de 600 litros? você está de brincadeira! O foco da pastilha é a refrigeração rápida de pequenas quantidades, um copo d'água. Mesmo tendo um péssimo rendimento de joules de calor retirado por watt consumido o projeto com pastilha te dispensa de reservatório com isolação térmica e outras coisinhas (os antigos bebedouros). Acima de pequenos volumes o que se usa é compressor de geladeira, não é caro e possui rendimento >> 1.

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Peltier para resfriar um tanque de 600 litros?

Bem lembrado. Lembro que o amigo não quer congelar a água até o zero absoluto mas sim remover um pouco de calor apenas. 600 litros pode parecer muito mas dá pra quase "ver" isso numa caixa dágua 1000L pouco + da metade o que visualmente deixa de ser muito. Além do + o amigo menciona ..

6 pastilhas peltier até 8A cada

.. que provavelmente já fez o teste com água circulatória e atendeu a remoção de alguns °C da água até seus 29°. Sua região pode ser fria portanto a água não deve passar muito dos 31°C. .. só chute, claro. Neste caso suponho que um simples sistema com radiador pode remover alguns °C. Se o sistema for de água corrente com alto fluxo e a água for morna, de fato pode haver complicadores no sistema com peltier...

Preguiça de clicar as páginas anteriores mas apesar de ser atópico pra ver se já tem, mas o amigo bem que podia publicar fotos da sua criação... 🙂

Postado

Boa noite amigos!!!

Não estou em casa, mas mostrarei um pouco do q tenho no celular, para compreenderem...

As fotos são um pouco antigas, ainda quando estava em desenvolvimento,  muita coisa mudou, mas a essência é a mesma. 

17 horas atrás, .if disse:

Permito-me imaginar um sistema com aquecedor solar onde um boiler aquecido libera parte da água aquecida pro aquário pra manter no inverno seus...

Sai muito caro, pois o tipo do meu aquário é chamado de High-tech.. 

A água é completamente tratada, e condicionada, talvez não entenda alguns termos, mas por por ex:

Tenho filtro de reverso osmose e deionisador são 6 estágios,  1 um filtro de polipropileno de 5 micras, retem barro, areia,  ferrugem,  tudo q é solido, que vem da tubulação da rua, maior q 5 micras, depois outro estágio,  polipropileno também de 1 micra, mesma coisa q o anterior,  porém segura particulas menores,  depois um estágio de carvão ativado,  removecheiro, odores, minerais e metais pesados,  após uma membrana de reverso osmose (é uma membrana com furos na escala de microns, que remove vírus, bactérias, patogenos e sais), depois um estágio com lampada UV, que mata qualquer alga, virus, bactérias,  que passaram até aqui, em seguida um estágio deionisador, é uma resina que remove qualquer outra coisa q sobrou na água.

Enfim, a água sai do filtro pura, apenas H2O.

Só para terem ideia:

Depois, aciono quase uma tabela periódica inteira de minerais,  mas na medida certa, exigida pelas plantas e peixes. 

Controlo:

AMÔNIA. 

NITRITO. 

NITRATO. 

NITROGÊNIO.

POTÁSSIO. 

FÓSFORO 

KH.

GH.

PH.

FERRO.

FOSFATO.

CARBONO LÍQUIDO. 

E MICRO NUTRIENTES. 

Tratar 600 litros de água nessas condições e parâmetros,  custa mais de R$1.200,00.

Para o start, depois conforme consumidos, há necessidade de reposição.. $$$$$$...

Dito isso, são 2 aquários na verdade,  o display,  e embaixo um outro aquário que é um filtro, chama sump.

IMG-20250130-WA0000.thumb.jpg.73afba64ba3b65e75a1f45bdb74020cc.jpg

solenoide da água quente. Obviamente de forma controlada tipo um misturador pra não queimar o bico do peixe que for xeretar na entrada da água.

Esse é um termostato típico de aquário:

IMG-20250130-WA0001.thumb.jpg.0ac366cd7abccdfe81054f365113425a.jpg

São dois tipo esse de 600W, eles ficam embaixo,  no sump, existe 2 sensores DS18B20,  que monitoram a temperatura da água. 

16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Peltier para resfriar um tanque de 600 litros? você está de brincadeira! O foco da pastilha é a refrigeração rápida de pequenas quantidades, um copo d'água. Mesmo tendo um péssimo rendimento de joules de calor retirado por watt consumido o projeto com pastilha te dispensa de reservatório com isolação térmica e outras coisinhas (os antigos bebedouros). Acima de pequenos volumes o que se usa é compressor de geladeira, não é caro e possui rendimento >> 1.

Concordo, já tenho um compressor, estou a revisa-lo.

Porém o grande segredo das pastilhas, é a dissipação do lado quente... no talo, 12V, 8A, cheguei a -5°, em cada pastilha, não tenho foto agora, mas achei um exemplo: 

IMG-20250130-WA0002.thumb.jpg.936edda5759294a1eb7dea1132db74e3.jpg

O cooler e dissipador, são enormes,  -5°, é bem menos do que preciso, funcionam bem.. mas o consumo é caro mesmo.. 

Porém,  em andamento: 

IMG-20250130-WA0003.jpg.6c3f1f917b026c8e12a49b14651e0f59.jpg

15 horas atrás, .if disse:

que provavelmente já fez o teste com água circulatória e atendeu a remoção de alguns °C da água até seus 29°.

Tem uma bomba de circulação de 5000 litros hora, protegida por um sensor de distância,  pois há evaporação de água e o nível onde fica a bomba desce, chegou a certa altura,  o arduino desliga ela, e tenho uma bombona que tem água tratada,  nada como um boiler,  mas dentro tem uma bomba, também monitorada, que repoem a água no sistema do aquário.. 

Compartimento da bomba, e sensor atuando..

Bombas peristalticas fazem as dosagens de fertilizantes precisas, e cada um em dia específico. 

IMG-20250129-WA0084(1).thumb.jpg.61a6d9a183b0d5619263f385995c8290.jpg

TIP142,  Fazem a rampa de PWM das luminárias,  para não acenderem de uma vez na cara dos peixes,  0% a 100%, leva 40 minutos,  e para desligar também, 100% a 0% 40 minutos. 

IMG-20240906-WA0072(4).thumb.jpg.0d651a5535d1434f7fad15cd085f1e24.jpg

Ldc touch-screen,  exibe em tempo real os parâmetros da água.. 

Enfim, o montro:

IMG-20250130-WA0001.jpg

Perdão... "Perdo" o amigo mas não "perdo" a piada.. Perca doeu 😁. Mas não "perda" sua fé e bom humor, ok?

Kkk tudo certo!! 

Ahhh, esqueci dos ***** Register,  transistores e relés.. 

Dá uma olhada:

IMG-20240906-WA0074(3).thumb.jpg.a4e31ed7bd1621eb86276c1c6118fbd2.jpg

Placa controladora...

Teste dos relés..

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Dia!!!

Tudo isso saiu do 0, sem curso ou faculdade.. 

Nem Proteus... só Google, o circuito de alimentação:

1 fonte 24V, 10A.

Que alimentava a primeira linear que fiz na vida entrada x, saída 7812.. Roda até hj:

Screenshot_20240820_203025.thumb.jpg.e1b640a51643bfb3895dc0839fd314c9.jpg

Dela ia para uma outra entrada da linear acima, e baixava para 5v, 7805.

20240124_184623.thumb.jpg.e37fb98bea11dfdfab7e0f30ccf6edd7.jpg

Que alimentava lógica, e essa:

IMG-20240906-WA0074(3).thumb.jpg.624d0ca7a0b1eb2867ccfbc9ce9694b6.jpg

diminuíram os pau, mais ainda travava, resetava, até chegar aqui..(nível de conhecimento falo)..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!