Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Comprei na Shopee por R$ 50,00 com a intenção de aposentar o velho relógio de parede com ponteiros que usa pilha comum.

O maior preço anunciado que encontrei foi de R$ 200,00.

Várias ideias vieram em minha mente como embutir uma célula 18650 ou uma prismática LiFePo4 nele, abrir um buraco na parede e embutir ele inteiro na parede ou embutir ele dentro de uma coifa de fogão.

Nem passou pela minha mente em simplesmente usar ele pendurado na parede ou sobre uma mesa.

Não encontrei informações sobre o real fabricante ou importador e se existem modelos de primeira ou segunda linha.

Na caixa veio a referência a www.lelong.com.br e deu como este site não foi encontrado.

O mais próximo que encontrei referente a marca em si foi http://lelong.tempsite.ws/

Encontrei várias distribuidoras com diversos itens ostentando a marca Lelong.

Quando chegou aqui o primeiro teste foi ligar na tomada e ajustar a hora, o problema é que a semana 4 que aparecia no painel não mudava, simplesmente permanecia o número 4 em qualquer data que se coloca.

O segundo problema apareceu quando desliguei da tomada e religuei em seguida, a data retornou a data e hora original de 2024, era de se esperar que a data ajustada fosse mantida porque em alguns vídeos na internet é mostrado que tem uma bateria CR2032 que deveria manter a memória.

Agora tenho um real motivo para abrir o relógio e ver o que deve estar acontecendo para ele não manter o horário salvo, soltei os parafusos na parte de trás:

1.jpg.297805c872133fc57666c4216291eae9.jpg

Esta tampa é de uma espécie de papelão duro que me lembra das tampas dos antigos rádios valvulados.

2.jpg.b34e2ab620f5984d6276de7a6d69808f.jpg

Por dentro a placa principal é parafusada em dois toquinhos de madeira colados na tampa, eu sinceramente esperava algo de plástico.

Imagino que lá na China a madeira deve ser mais barata do que o plástico.

A primeira coisa que fiz foi tirar a bateria e medir no multímetro o qual deu 3 V, ai recoloquei a bateria, liguei na tomada e notei que agora o número 4 do indicador da semana passou a exibir o número 3.

Pela lógica 18 de dezembro de 2024 é a terceira semana do mês.

Quando fiz o ajuste da data, notei que agora o indicador da semana passou a mudar conforme a data e hoje 14 de fevereiro de 2024 ele indica a semana 5 e pela lógica deveria ser a terceira semana de fevereiro.

Ai está mais um mistério ou problema a ser resolvido, será que a contagem é pelo calendário Chinês e não pelo calendário Gregoriano? Ou então? Qual seria a lógica deste número indicador de semana? Ou seria apenas outro defeito?

Eu não comprei o modelo que vem com a temperatura por conta das reclamações de que não mede certo. De qualquer forma dá para colar uma fita isolante sobre o display interno e "apagar" este número.

Na sequência removi o plug da tomada e religuei, desta vez o relógio manteve o horário ajustado.

3.jpg.15c808b494c2ac48c291a296af6d096e.jpg

Para registro e controle, removi os parafusos que fixam a placa e este é o seu verso:

2a.jpg.e460f38388fb72f44536d0b9f49a772d.jpg

O componente maior tem a identificação RWD62840 e na pesquisa do google nada foi localizado.

Agora estou na fase de teste para ver se o horário dele se mantém igual ao horário do computador.

Depois vou testar o consumo da fonte XP-828<IC> Input 100-240V - 50/60Hz 0,1A Output 5V 500mA.

Ele veio com um manual em português difícil de ser entendido.

É isso ai, se você tiver mais alguma ideia para este relógio, ficarei feliz em saber.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

O que posso dizer é que a informação da semana do mês é pouco útil cá pra nós.. não sei na china. Por acaso não seria algo como dia da semana? domingo=1, sábado=7 ou algo assim? Neste caso você deve ajustar manualmente.. acho.

Outra coisa, agora sim é importante.. ve se ele atrasa.. relógio que atrasa não adianta! 😁

• Curtir 2
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Pincipi disse:

Comprei na Shopee por R$ 50,00 com a intenção de aposentar o velho relógio de parede com ponteiros que usa pilha comum.

O maior preço anunciado que encontrei foi de R$ 200,00.

Várias ideias vieram em minha mente como embutir uma célula 18650 ou uma prismática LiFePo4 nele, abrir um buraco na parede e embutir ele inteiro na parede ou embutir ele dentro de uma coifa de fogão.

Nem passou pela minha mente em simplesmente usar ele pendurado na parede ou sobre uma mesa.

Não encontrei informações sobre o real fabricante ou importador e se existem modelos de primeira ou segunda linha.

Na caixa veio a referência a www.lelong.com.br e deu como este site não foi encontrado.

O mais próximo que encontrei referente a marca em si foi http://lelong.tempsite.ws/

Encontrei várias distribuidoras com diversos itens ostentando a marca Lelong.

Quando chegou aqui o primeiro teste foi ligar na tomada e ajustar a hora, o problema é que a semana 4 que aparecia no painel não mudava, simplesmente permanecia o número 4 em qualquer data que se coloca.

O segundo problema apareceu quando desliguei da tomada e religuei em seguida, a data retornou a data e hora original de 2024, era de se esperar que a data ajustada fosse mantida porque em alguns vídeos na internet é mostrado que tem uma bateria CR2032 que deveria manter a memória.

Agora tenho um real motivo para abrir o relógio e ver o que deve estar acontecendo para ele não manter o horário salvo, soltei os parafusos na parte de trás:

1.jpg.297805c872133fc57666c4216291eae9.jpg

Esta tampa é de uma espécie de papelão duro que me lembra das tampas dos antigos rádios valvulados.

2.jpg.b34e2ab620f5984d6276de7a6d69808f.jpg

Por dentro a placa principal é parafusada em dois toquinhos de madeira colados na tampa, eu sinceramente esperava algo de plástico.

Imagino que lá na China a madeira deve ser mais barata do que o plástico.

A primeira coisa que fiz foi tirar a bateria e medir no multímetro o qual deu 3 V, ai recoloquei a bateria, liguei na tomada e notei que agora o número 4 do indicador da semana passou a exibir o número 3.

Pela lógica 18 de dezembro de 2024 é a terceira semana do mês.

Quando fiz o ajuste da data, notei que agora o indicador da semana passou a mudar conforme a data e hoje 14 de fevereiro de 2024 ele indica a semana 5 e pela lógica deveria ser a terceira semana de fevereiro.

Ai está mais um mistério ou problema a ser resolvido, será que a contagem é pelo calendário Chinês e não pelo calendário Gregoriano? Ou então? Qual seria a lógica deste número indicador de semana? Ou seria apenas outro defeito?

Eu não comprei o modelo que vem com a temperatura por conta das reclamações de que não mede certo. De qualquer forma dá para colar uma fita isolante sobre o display interno e "apagar" este número.

Na sequência removi o plug da tomada e religuei, desta vez o relógio manteve o horário ajustado.

3.jpg.15c808b494c2ac48c291a296af6d096e.jpg

Para registro e controle, removi os parafusos que fixam a placa e este é o seu verso:

2a.jpg.e460f38388fb72f44536d0b9f49a772d.jpg

O componente maior tem a identificação RWD62840 e na pesquisa do google nada foi localizado.

Agora estou na fase de teste para ver se o horário dele se mantém igual ao horário do computador.

Depois vou testar o consumo da fonte XP-828<IC> Input 100-240V - 50/60Hz 0,1A Output 5V 500mA.

Ele veio com um manual em português difícil de ser entendido.

É isso ai, se você tiver mais alguma ideia para este relógio, ficarei feliz em saber.

Bom dia a todos na discussão...

Este fórum jamais carecerá de conteúdo e ideias inusitadas, pra dizer o mínimo, enquanto o Pincipi estiver aqui para nos maravilhar com sua curiosidade que só pode ser descrita como "absolutamente insaciável"...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

O que posso dizer é que a informação da semana do mês é pouco útil cá pra nós.. não sei na china. Por acaso não seria algo como dia da semana? domingo=1, sábado=7 ou algo assim? Neste caso você deve ajustar manualmente.. acho.

Depois que terminar o teste do atraso e do consumo de energia vou fazer um vídeo ajustando os dias do mês para mostrar como esse número da semana muda, eu notei dois detalhes; 1- ele não muda de um dia para outro, tem que passar alguns dias para ele mudar; 2- Ele varia de 1 a 5.

Por isso que eu descarto a possibilidade de ser um dia da semana no estilo domingo=1 e sábado=7.

Quem sabe observando como ele muda seja possível descobrir o critério utilizado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Pincipi disse:

Depois que terminar o teste do atraso e do consumo de energia

Qual o objetivo do teste de consumo? Se for conectado na rede, penso que o consumo é pequeno d+ pra impactar na conta de luz. Mas se planejas ...

2 horas atrás, Pincipi disse:

embutir uma célula 18650 ou uma prismática LiFePo4 nele

... de fato faz algum sentido. .. o que me leva à ideota pra redução de consumo

-um sensor de presença de baixo consumo

-ao aproximar ou sentir alguém movimentando por perto, aciona os displays ou liga por alguns minutos ou segundos apenas.

A base da ideota é que ninguém vai ficar olhando pro relógio o tempo todo e se estiver longe, não dá pra discernir as horas

Em tempo..

Está em (meu) banho maria mental um projeto de eu fazer um baita relojão digital cujos segmentos são lâmpadas tubulares led. A ideia é ser visto a centenas de metros. Relativamente fácil de se fazer com mc e tal... mas o que me falta é ..tempo.. . De boa intenção o inferno tá cheio .. 😁

• Curtir 1
Postado

Não sei se é o caso mas tenho um reloginho digital desses chineses e descobri que as células 18650 são boas para descarga de vários amperes de uma vez só mas não duram muito quando a carga é mínima e constante. Adotei a solução tradicional (18650 + TP4056 + MT3608) conectada a uma USB do PC... ligou o PC, a bateria está sendo carregada. Sem ser carregada a 18650 novinha em folha dura acho que uns 4 ou 5 dias, no máximo.

7vF95tY.jpeg

KxV7L2V.jpeg

Não sei que chip é esse mas, bem... taí:

5tt7Ns5.jpeg

Coloquei aquele termistor pretinho para fora - 1ª foto - já que o que veio era daqueles que se parecem com um diodo 1N4148, de vidro, soldado dentro da caixa de acrílico, pensando em maior precisão na medição da temperatura ambiente. Ambos os termistores são de 10k a 25°C...

Mas acho que nenhum sensor eletrônico de temperatura ambiente é preciso. É tudo no "mais ou menos" tantos graus... o que, para uso doméstico, tá de bom tamanho.

Eu tive uma experiência anterior, também com um relógio só que não eletrônico e sim desses que se compra só a máquina em lojas de artesanato. Usando um LM317 daqueles pequenos, TO-92, baixei a tensão da bateria para 1,5v e mesmo assim a carga dessa bateria durava bem poucos dias... acho que as pilhas comuns são mais adequadas para esse tipo de consumo (mínimo e constante).

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se é o caso mas tenho um reloginho digital desses chineses e descobri que as células 18650 são boas para descarga de vários amperes de uma vez só mas não duram muito quando a carga é mínima e constante. Adotei a solução tradicional (18650 + TP4056 + MT3608) conectada a uma USB do PC... ligou o PC, a bateria está sendo carregada. Sem ser carregada a 18650 novinha em folha dura acho que uns 4 ou 5 dias, no máximo.

Percebi a mesma coisa quando coloquei uma bateria de celular num relógio de leds que montei. Foi igual ao seu e não durou uma semana. 

xBijDAe.jpeg

Em 14/02/2025 às 11:28, Pincipi disse:

É isso ai, se você tiver mais alguma ideia para este relógio, ficarei feliz em saber

Meu pai ganhou um desses, da mesma marca só que mais sofisticado, tem segundos, temperatura e dia da semana (leds que acendem atrás das siglas DOM, SEG, TER e assim segue). 

Só que não funciona, fui ver e alguém ligou invertido. Queimou o CI em formato de bolinha. 

Estava tentando em adaptar um pic no lugar, mas a ligação é um tipo de multiplexação bem complicada. 

Parece que calcularam pra ter o mínimo de fios possível. 

Apenas 5 transistores, chaveiam o catodo de todos os leds. São 91 segmentos. 

A parte da temperatura é separada a instalação, mas na mesma "bolinha" 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

De um dia para outro o horário dele se manteve igual ao do computador, só não sei se os segundos também foram iguais mas, de qualquer forma, este é o primeiro relógio em minha vida que marcou o mesmo horário que o computador marca, o que me levou a crer que não se trata de lixo eletrônico e que posso usar ele com uma certa confiança.

Quanto ao consumo:

6.jpg.bcd7cfe682ddd17a54c1f2c6660b1af0.jpg

De um dia para o outro não conseguiu acionar o medidor de tempo mas, marcou o consumo de 0,007 KWh.

Como previsto acima:

Em 14/02/2025 às 13:41, .if disse:

Se for conectado na rede, penso que o consumo é pequeno d+ pra impactar na conta de luz

No verso do aparelho medidor vem a etiqueta:

info.jpg.2e24cc74c813e66b42d95ce3cec30496.jpg

Agora falta saber se o consumo real é menor do que o aparelho pode medir e se este consumo registrado é do próprio aparelho e não do relógio.

Outra curiosidade, ontem dia 15, sábado, o indicador de semana mostrou o número 6 e hoje dia 16, domingo, mostra o número 7. Se amanhã, segunda feira, ele exibir o número 1, significa que a teoria mencionada acima está correta:

Em 14/02/2025 às 11:40, .if disse:

Por acaso não seria algo como dia da semana? domingo=1, sábado=7 ou algo assim?

Lembrando que quando se faz o ajuste manual, o mostrador só exibe de 1 a 5.

O brilho dos Leds me incomodou e agora vou pensar numa maneira de diminuir o brilho, à princípio acho que vou usar uma chapa de raio X como máscara porque acredito que não há como reduzir a tensão que alimenta os Leds.

Outra coisa que me irritou foi o piscar dos dois pontos entre a hora e o minuto, cada piscar é referente a um segundo o que seria o equivalente do ponteiro de segundos do relógio analógico. Talvez uma fita isolante sobre eles apague por completo ou então usar duas ou três máscaras de raio X deixe eles bem fracos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...